Minhas Dicas (3)
Gente, quem for a Itacaré não pode deixar de visitar a Prainha. Que lugar é aquele maravilhoso!!! Pra chegar lá você tem que passar por uma trilha, pra quem quer gastar dinheiro vá com um guia, EU NÃO FUI COM GUIA, aliás não fui com guia em nenhuma praia, acho que é desperdício de dinheiro e fora que dá uma emoção a mais descobrir a trilha, por que o povo de lá é bem prestativo e se você pedir informação eles te explicam direitinho o caminho, por favor, mandem um alô por mim a senhorinha que tem uma barraquinha vendendo água, refri, e coco na trilha da prainha, bem junto a cachoeira que tem no caminho, foi ela quem nos ensinou o caminho, além de ser muito simpática.
Quando você vê o mar do alto da trilha a vista é incrível, a quando você chega na praia é maravilhoso, nossa que água, que areia, que tudo, fiquei o tempo todo dentro da água, deixei minhas coisas na sombrinha de coqueiro e ninguém mexeu em nada, tem um quiosque que vende frutas pra você comer ( abacaxi, melancia e coco) e queijo coalho no palito além de água e refri. A infra estrutura ainda conta com uma bica de água doce pra você poder tirar o sal antes de enfrentar a trilha de volta. Mas vale muito a pena, na minha opinião é a melhor praia de Itacaré.
Fiquei em itacaré durante 5 dias,e na minha estadia comi bem e também comi muito mal. por isso vou deixar a minha contribuição aqui, para outros viajantes possam experimentar os bons sabores da cidade em gastar tanto por isso.
pra começo de conversa, é bom estar hospedado em um lugar que ofereça um bom café da manhã, de preferencia que seja nordestino que te dá sustância pra aguentar os passeios e trilhas, pois todas as praias tem uma trilha antes de chegar e na sua maioria não oferecem uma alimentação que tire a fome, apenas engana o estômago, como é o caso da prainha (um paraíso, mas só vende refri, água, queijo coalho no palito e fruta), ou quando oferece infra estrutura é caro (como itacarezinho, linda praia, mas só tem 1 restaurante caríssimo), portanto coma muito bem antes de ir aos passeios. mas na praia do pé de serra tem um quiosque que é bem razoável no valor e tem uns petiscos maneiros, eu comi a carne de sol, aipim e batata fria e tomei caldinho de sururu, lá foi o único lugar que me vendeu uma coca-cola 2 lt.
Os restaurantes da pituba costumam abrir mais tarde por conta disso, pois todos só chegam da praia e passeios por volta das 16h, 17h, mas quem não abre mão de almoçar cedo também encontra bons restaurante pra todos os bolsos que abrem cedo no beco da travessa pituba. tem um lá que é 12,00 por pessoa self-servisse para comer à vontade, mas esse também fecha cedo. mas se você quer passar o dia todo na praia e quando chegar ir comer eu recomendo o casa de taipa, 21,90 por pessoa e coma à vontade, a comida é muito gostosa ( recomendo a moqueca, o purê de banana da terra, o filé de pescada) e o atendimento é primoroso. pra quem não abre mão de uma bela picanha recomendo o panela de barro, os donos são gaúchos, a picanha pra 2 serve 3 tranquilo e custa 63,00, além de ser deliciosa, os próprios donos te servem. pra refrescar é bom tomar um sorvetinho no gelato gula que tem sabores diferentes como tapioca, cacau, tamarindo, seriguela, muito gostoso!!! e ñ deixe de pedir em todos os restaurantes os sucos da região, eu tomei todos os dias e os meus preferidos são cajá e cacau. pra quem ama chocolate a costa do cacau é o lugar perfeito pra passear, vc encontra tudo de cacau, cocada, mel, doce, e o famoso chocolate caseiro da bahia, vendido em qualquer lojinha de doce da cidade, mas eu recomendo o do rapaz que passa a pé vendendo todo dia na pituba ele canta com uma voz linda chamando os clientes, além de ser uma simpatia. também não deixe de experimentar uma tapioca, tem várias casas que vendem.
pra quem gosta de sanduíche e hamburguer tem o mc a1, mas por favor não coma no baguetão, eles tentam imitar o subwai (que tbm tem na cidade) mas nem se compara, o pão é duro e a carne tanto frango quanto a picanha (que nunca será uma) não tem gosto de nada, a salada dentro do pão é murcha, um horror!!!
Eu me hospedei no Villa Pituba em Itacaré. O bom atendimento já começou antes mesmo de eu chegar à cidade. Pois durante os contatos feitos por e-mail para fazer a reserva Georgina, a proprietária, não mediu esforços para adequar o meu orçamento a estadia deles, e mesmo depois da reserva feita, ela prontamente me respondia toda vez que eu lhe mandava um e-mail querendo saber algo sobre a cidade, com por exemplo qual a voltagem da energia da cidade, quais operadoras de turismo pra fazer passeio e etc. Eles nos deram todo o respaldo.
A pousada fica muito bem localizada, na rua principal da cidade, onde rola toda a agitação, restaurantes badalados, lanchonetes, sorveterias, lojinhas, shows de capoeira, artesanato, operadoras de turismo, tudo você encontra na rua Pedro Longo, no centro da Pituba.
Quando eu cheguei lá fui recebida com um grande sorriso pela Marília, que nos acomodou rapidamente, isso foi muito bom por que eu estava exausta, e depois quando nós já estávamos descansados e descemos mortos de fome ela nos deu preciosas dicas de onde comer. E por falar em comer, o café da manhã nordestino servido no Vila Pituba é excelente, feito com muito gosto pela Nazaré, um doce de pessoa que conversa com a gente, fala sobre a cidade, te ajuda a escolher a praia que vc vai dando dicas super valiosas sobre todos os lugares maravilhosos de lá. Aliás, tudo o que vocês pedem a eles, eles dão um jeito de atender fazendo o máximo pra que vc se sinta em casa. Muito bom atendimento. Vale a pena ficar lá.