Quem visita a cidade portuária de Santos não encontra somente as praias como atrativo. O destino oferece uma infinidade de opções de passeios para turistas de variadas idades e estilos. A orla, claro, está entre as preferências, espalhando-se por sete quilômetros. Dividida em seis praias, é famosa pelos jardins que emolduram todo o cenário. Para apreciar a baía, faça um passeio de escuna que parte da Ponta da Praia. O percurso descortina os bairros da orla, ilha e praias. 
Museu do Café de Santos: Suntuosidade na medida para um cafezinho -
Museu do Café de Santos: Suntuosidade na medida para um cafezinho - Foto: Tadeu Nascimento - Setur Santos

Bondinho elétrico conduz ao Centro Histórico, repleto de monumentos

Já no quesito cultura, a maneira mais interessante de explorar Santos é embarcando num bondinho elétrico de 1920. A viagem começa na Estação Valongo e conduz ao Centro Histórico, salpicado de edifícios e monumentos que representam diferentes períodos da história do país. 

Merecem destaque o Largo Marquês de Monte Alegre, o prédio da Bolsa de Café, que hoje abriga um museu e, claro, um café! Ainda no roteiro, o Teatro Coliseu, que oferece visitas monitoradas pelos quatro andares da construção neoclássica, inaugurada em 1924. Igrejas também fazem parte do tour - um dos mais belos conjuntos é o do Carmo, que reúne um templo e um convento. Já no Santuário Santo Antônio do Vagalongo o charme fica por conta das paredes internas revestidas com azulejos portugueses e do altar-mór com trono rotativo, único no país. 

Para quem tem pressa, a linha Conheça Santos percorre 25 pontos turísticos, com direito a embarques e desembarques. Entre as atrações da rota, o Aquário Municipal, que encanta crianças de todas as idades; e o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, com fotos, documentos e troféus da agremiação fundada em 1912. O sucesso do ônibus especial é tão grande que deu origem ao "Conheça Santos - Morros" e "Conheça Santos - Zona Noroeste", quem incluem outras atrações imperdiveis. 

Como toda bela cidade, Santos também tem um mirante. Ele fica no topo do morro de Monte Serrat, a 167 metros de altura, e é acessível por um bondinho funicular ou por uma escadaria de 412 degraus. Aproveite o passeio e conheça também o santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat, inaugurado em 1609. 

Já para apreciar as belezas escondidas debaixo d'água, a cidade oferece o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a 45 quilômetros da costa e com visibilidade que chega a 30 metros de profundidade. A área abriga ainda um naufrágio artificial repleto de corais e anêmonas, além de tartarugas e muitos peixes.    

Descobrindo Santos Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais