Montanhas, cavernas, cachoeiras e muito frio fazem de Urubici um dos destinos mais cobiçados da serra catarinense. Em 1996, a cidade registrou a temperatura mais baixa do país: 17,8 graus negativos, no Morro da Igreja, a 1.828 metros de altitude. A probabilidade de nevar entre os meses de junho e agosto é grande, atraindo turistas e aventureiros que aproveitam os cenários para a prática de atividades radicais.

Cachoeira do Avencal: Queda chega a cem metros de altura<br>
Cachoeira do Avencal: Queda chega a cem metros de altura
Foto: Juan Rivas Beasley

Morro da Igreja registrou temperatura mais baixa do país: 17,8 graus negativos

Contratar um guia é fundamental para curtir as belezas naturais da cidade, uma vez que as atrações são distantes do Centro e os acessos não são tão fáceis (alguns exigem autorização, caso do Morro da Igreja). Comece pelo pico mais alto, o da Igreja, que descortina um mar de montanhas, além do cartão-postal da região - a Pedra Furada, uma rocha vazada com 30 metros de circunferência. Uma caminhada leva à formação, mas é preciso bom preparo físico levando em conta que o percurso em meio aos cânions dura cerca de oito horas (ida e volta).

Não deixe de circular pela estrada que corta a serra do Corvo Branco. O trecho tem apenas de cinco quilômetros, mas a descarga de adrenalina é garantida por conta das curvas fechadas, das descidas íngremes, dos precipícios e dos vários mirantes de onde se avistam montanhas e o litoral sul de Santa Catarina. No inverno, a paisagem pode se cobrir de gelo.

Mesmo se o frio estiver de rachar, visite as cascatas mais famosas de Urubici. A do Avencal tem impressionantes cem metros de queda livre, além de mirantes, tirolesa e rapel. Na cachoeira Véu da Noiva, a água - que chega a congelar no inverno - desce por 25 metros sobre pedras onduladas. O acesso é bastante fácil e ainda tem um banco de madeira para apreciar a queda. Nos arredores, é comum a prática de canoagem por conta das emocionantes corredeiras.

Quem prefere algo menos radical deve visitar as cavernas, repletas de inscrições rupestres; ou curtir as cavalgadas promovidas pelos hotéis-fazenda. Para encerrar os trabalhos ou aquecer o corpo, aposte nos cafés coloniais ao redor da lareira.

Mais informações sobre Urubici

DDD 49

Informações turísticas
Tel: 3278-4245

Distâncias
Florianópolis: 174 km - acesso pela SC-401, BR-282, BR-101 e SC-430
São Joaquim: 70 km - SC-430 e SC-438

http://www.urubici-sc.com.br