Peterlongo (22 fotos)
Já esteve lá? Envie suas dicasPiquenique de outono: pallets e almofadas garantem relax
Rosângela LonghiENVIE SUAS FOTOS
Rosângela LonghiENVIE SUAS FOTOS
Peterlongo
Por Editoria Férias Brasil
O bonito casarão creme no alto do terreno, com um vinhedo à frente, chama a atenção na paisagem. Mas é dentro dele que se conhece a história do espumante no Brasil, do seu fundador (Manoel Peterlongo) e da marca, que comemorou 100 anos em 2015.
Por lá, os métodos de produção são Champenoise (tradicional), Charmat e Asti (ambos industriais), que ocupam os tanques de fermentação em aço inox que se espalham por alguns galpões. A visita guiada, aliás, começa por eles e segue um roteiro temático que leva ainda às pipas de madeira, aos barris de carvalho, à primeira cave subterrânea do Brasil e ao túnel histórico, repleto de garrafas das mais variadas safras.
E ainda tem o museu de máquinas e papel, com painéis informativos e jogos de luzes que revelam histórias como o fato de a Peterlongo ter sido a primeira vinícola a empregar mão de obra feminina e também a primeira a exportar os seus produtos.
Também dá para conhecer mais sobre a utilização do uso do termo “champagne” - na primeira metade do século 20, vinícolas francesas chegaram a questionar a utilização do termo champagne em rótulos brasileiros. Em 1974, o Supremo Tribunal de Justiça do Brasil julgou improcedente o questionamento e a Peterlongo ganhou o direito da denominação, absorvida desde o início da elaboração da bebida por Manoel Peterlongo. O STF levou em conta o histórico de elaboração pelo método tradicional, o fato de a vinícola ter sido a primeira a plantar uvas viníferas brancas no Brasil, além de importar leveduras de alta qualidade da França.
Ao fim do tour, que dura cerca de 90 minutos, é hora de degustar os produtos. São três opções de degustação: Privilege (três espumantes dos métodos Charmat e Asti), Presence (quatro espumantes dos três métodos, com acompanhamentos) e Elegance (cinco espumantes dos três métodos tops de linha, harmonizados). Metade do valor é convertido em compras na loja. Outra opção é somente a degustação, sem visita, que inclui três produtos, exceto os do método Champenoise, sendo 100% do valor convertido em desconto na loja.
Uma dica: ao comprar seu espumante, aproveite para degustá-lo no jardim do vinhedo que fica em frente ao belo casarão. Enquanto ele gela, caso seja época de colheita, vá pegar uvas – a vinícola fornece um kit gracioso com cesta de vime e tesoura. Já nos fins de semana de outono, é costume o jardim ganhar estrutura para piqueniques à sombra da frondosa nogueira. Almofadas, mesas de pallets, toalhas e champanheiras com gelo, além de torradinhas, queijo cremoso e frutas são oferecidos para os clientes a um preço fechado e acessível. As bebidas são pagas à parte.
As visitas acontecem todos os dias e podem ser agendadas pelo telefone ou pelo email eventos@peterlongo.com.br. Os piqueniques de final de semana também devem ser agendados.
-
Endereço:
R. Manuel Peterlongo, 216 -
Tel:
(54) 3462-1355 -
Site:
link para o website