O que ver e fazer

Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho) (15 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Vista Geral do Canion
Enviada por LúcioENVIE SUAS FOTOS
Vista Geral do Canion
  1. Vista Geral do Canion
  2. Atravessando o Rio do Boi
  3. Itaimbezinho
  4. Cânion do Itaimbezinho pelas trilhas
  5. Cânions
  6. Um dia maravilhoso de Sol no Canyon Itaimbezinho
  7. Passeio fotográfico com Sandro Seewald
  8. Caminhada com paisagem de tirar o fôlego
  9. Trilha
  10. Emoção só de ver lá de cima.
  11. Parque Nacional da Serra Geral
  12. Cachoeira Véu de noiva
  13. Itaimbezinho
  14. Quatis
  15. Vista do Canyon com Nevoeiro

Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho)

Por Editoria Férias Brasil

O Cânion Itaimbezinho é o mais famoso da região dos Campos de Cima da Serra, área do Parque Nacional Aparados da Serra, criado em 1959. 

Suas medidas surpreendem: são 5,8km de extensão, profundidade que chega a 700 metros e 600 metros de largura, formando paredões e fendas que estão entre as maiores da América Latina! Além disso, tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica.Programe um mínimo de duas horas para circular por ele, tirar fotos, apreciar a paisagem... 

Três trilhas apresentam o cânion, sendo que duas partem da parte alta, onde fica a sede do parque: Trilha do Vértice (1,5km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta e não necessitam de guia. Já a Trilha do Rio do Boi (8km) segue pelo interior do cânion, é feita a pé, precisa ser agendada e acompanhada por guia. O acesso é pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina.  

Conheça as trilhas:

Vértice
Com 1,5km de extensão, tem percurso cheio de mirantes, passarelas e placas, sem aclives ou declives acentuados, sendo bastante fácil. O primeiro mirante descortina a Cascata das Andorinhas, com queda de 300m. No segundo mirante, a atração é a cachoeira Véu da Noiva, com 500m. O terceiro mirante apresenta 30% do Itaimbezinho, sendo possível ver também as duas cascatas.

Cotovelo
São 6km vencidos em cerca de três horas (ida e volta). A maior parte da trilha é feita em uma antiga estrada do parque e o restante, pela borda do cânion. Do mirante, aprecia-se a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho, com o caminho do Rio do Boi no meio. Também dá para ver de perto as duas cascatas, além de uma terceira, chamada Seu Marçal.

Rio do Boi
É a mais longa e também a mais difícil do Parque Nacional, sendo uma verdadeira expedição pelo interior do cânion.  O acesso é por Praia Grande, em Santa Catarina, e só é possível fazê-la com agendamento e acompanhamento de um guia. São 8km de trilhas (ida e volta) em meio a pedras e água do rio, vencidos em cerca de seis horas. Com direito a banho nas piscinas do Rio do Boi. 

Informações:
O parque tem entrada gratuita e fica a 18km do centro da cidade, em estrada de terra. Tem banheiros, bebedouros e estacionamento. Não funciona às segundas-feiras.




Avaliações baseado em 1216 avaliações
  • Endereço:

    Rodovia RS-429, Km 18
  • Tel:

    (54) 3251-1277 / (54) 3251-1262
  • Site:

    link para o website

Outras atrações em:

Mais atrações e informações de Cambará do Sul