Dal Pizzol (15 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Brinde perfeito com o Brut Rosé. Saúde!
Gracie CroceENVIE SUAS FOTOS
Brinde perfeito com o Brut Rosé. Saúde!
  1. Brinde perfeito com o Brut Rosé. Saúde!
  2. Papos e brindes em meio à natureza
  3. Parreiras de várias origens se encontram no Vinhedo do Mundo
  4. Clima de romance sempre no ar
  5. No Piccolo Piacere, brindes em família
  6. Amigos se divertem no Piccolo Piacere
  7. Espanha marca presença no Vinhedo do Mundo
  8. Garrafas raras contam a história da vinícola
  9. Enoteca guarda coleção de vinhos da marca
  10. História contada através de garrafas
  11. Degustação às cegas é sucesso!
  12. Vinícola é repleta de histórias
  13. Marca oferece espumantes para todos os paladares
  14. Cisnes negros enfeitam a propriedade
  15. Vinhedo do Mundo

Dal Pizzol

Por Editoria Férias Brasil

A vinícola é uma das atrações da Rota das Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, a 11 km do Centro. Criada em 1974 pelos irmãos Antônio e Rinaldo, a Dal Pizzol ocupa uma área de 80 mil metros quadrados, com lagos, áreas verdes, adega e parreirais, chamada de Parque Temático. Por lá, cultura, história, natureza e experiências se misturam. Nas visitas, tanques de inox e caves com barricas não têm vez! 

As atrações são outras, como o Vinhedo do Mundo, uma coleção com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países - alguns exóticos como Afeganistão, Armênia, Albânia, Turquia e Geórgia. Todos os anos (desde 2011), em fevereiro, é feita uma colheita simbólica no parreiral para celebrar a cultura do vinho. Ela dá origem ao Vinum Mundi, um vinho produzido a partir de microvinificações de 100 variedades de uvas, com produção limitada (entre 500 e duas mil garrafas) e distribuída para colecionadores. Há apenas três "vinhedos do mundo" em atividade - além do da Dal Pizzol, há outros dois na Itália e na Espanha.

O espaço abriga ainda uma Enoteca, que ocupa um antigo forno de olaria, conservado e restaurado, que guarda uma coleção com vinhos e espumantes de quase todas as safras da Dal Pizzol, desde 1978. "É a nossa hsitória engarrafada", brincam os irmãos. E tem ainda um mini museu - o Ecomuseu do Vinho - com muitos objetos de uso pessoal da família, utensílios e equipamentos de trabalho, resgatando o estilo e os hábitos de vida dos produtores italianos. Fotos, documentos, centenas de garrafas de vinhos locais e estrangeiros também compõem o ambiente. 

Outra atração da vinícola é a "Degustação às cegas", uma brincadeira lúdica que estimula os sentidos - audição, olfato, paladar e tato, ocultando a visão. A experiência é bastante divertida, sendo feita apenas com grupos mínimos de 10 pessoas, mediante agendamento.

Em 2016, a Dal Pizzol lançou o ‘Piccolo Piacere’, um espaço perfeito para degustar vinhos e espumantes em meio à natureza. Bancos e mesas feitos de paletes, de pipas e de tocos de árvores montam pequenos cenários à beira do lago, à sombra de árvores, entre a Enoteca Dal Pizzol e o parque temático infantil. O “kit brinde” pode ser comprado na própria vinícola e é puro charme: oferecido em uma caixa de vinho, vem recheado de produtos regionais, além de taças, saca-rolha e uma garrafa de vinho ou espumante, a escolher. Para as crianças, o suco de uva é garantido.  O Piccolo Piacere pode ser desfrutado todos os dias da semana, sempre com a necessidade de agendamento prévio.

O agendamento é necessário também para almoçar no Ristorante Enoteca Dal Pizzol, aberto para grupos de 20 pesoas (mínimo). No cardápio, receitas italianas como como as batatas assadas e recheadas com queijo e ervas; carnes ao molho de vinho tinto e massas caseiras. Para acompanhar, vinhos e espumantes da marca - não deixe de saborear o Rosé Brut, o Gamay Beaujolais, o Ancellotta, o Sauvignon Blanc, o Touriga Nacional...

A vinícola funciona dariamente e as vistas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (54-3449-2255) ou email (dalpizzol@dalpizzol.com.br).



  • Endereço:

    RS-431 p/ Guaporé, km 5, 15 km - Distrito de Faria Lemos
  • Tel:

    (54) 3449-2255
  • Site:

    www.dalpizzol.com.br

Outras atrações em:

Mais atrações e informações de Bento Gonçalves