A apenas 145 km de Cuiabá, Jaciara é conhecida na região como a Capital dos Esportes Radicais. E a fama faz todo o sentido. Repleta de grutas, cachoeiras e corredeiras, atrai adeptos do rafting e do rapel que chegam à cidadezinha de 26 mil habitantes em busca de adrenalina.

Rafting e rapel acontecem nas águas caudalosas do rio Tenente Amaral

As atividades acontecem nas águas do rio Tenente Amaral e exigem apenas coragem e atenção dos praticantes - não é preciso ter experiência. As instruções são passadas antes da saída para a aventura. 

O ponto de partida é o Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, um complexo de lazer a 12 km do centro e que abriga a imponente queda de 30 metros de altura, cartão-postal de Jaciara. A bordo de um ônibus estilo “escolar”, a turma chega à trilha que leva aos pontos onde os esportes são praticados. Antes, todo mundo dá uma espiada cachoeira (por cima) para já entrar no clima.

O rafting, realizado em botes infláveis, dura duas horas e meia. Ao longo do percurso de cerca de três quilômetros, os aventureiros desbravam as corredeiras que variam entre os níveis I e III. Em alguns trechos, é possível descer do bote e flutuar correnteza abaixo. Em outros, a atração é “surfar” entre as pedras e, em vários, é impossível não cair na água! Caso da área conhecida como “Fica Um” – por ali, sempre alguém vai ficar para trás. Nas noites de lua cheia, o rafting noturno é a pedida.

Já o rapel é feito em uma queda d´água (um canal da cachoeira da Fumaça), sendo chamado também de cachoeirismo. São 27 metros de descida vencidos em cerca de quinze minutos, usando técnicas verticais. Adrenalina pura entre um escorregão e outro! E prepare-se para voltar para casa com as roupas ensopadas e cheias de areia.

 Nas águas do rio Tenente Amaral é possível praticar ainda duck e KR (descida pelas corredeiras em botes infláveis para duas e três pessoas, respectivamente). Para a prática de todas as atividades é imprescindível o uso de calçado fechado. É recomendável usar protetor solar e repelente.

Para quem viaja com a família ou não tem uma veia tão radical, a dica é curtir as atividades de lazer do Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, perfeitas para relaxar antes ou depois do rafting e do rapel. São piscinas de águas correntes, toboáguas, cascatas, cachoeiras, redário, quiosques, trilhas, jardins e restaurante. O valor do ingresso, que é por dia, garante curtir todo o complexo com almoço incluído. As atividades de aventura são pagas à parte.

Fora da água também há muito para ver e fazer em Jaciara. A 15 km do centro, na fazenda Castanheira, fica o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas, repleto de pinturas rupestres que remetem a inscrições datadas há mais de 3 mil anos.  Já na Fazenda Vertente, a 60 km, a atração é a Caverna que Chora. Dividida em várias galerias e salões de arenito, guarda uma surpresa no último salão: uma pequena cachoeira que forma uma banheira natural, apelidada de Cachoeira do Amor. 

Atenção: o fuso horário do Mato Grosso tem uma hora a menos em relação a Brasília.

Mais informações sobre Jaciara

DDD 66
Distância de Cuiabá
140 km - acesso pela BR-364 e BR-163

Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça
Estrada Parque Cachoeira da Fumaça, Km 8 - Zona Rural (12 km do centro da cidade)
Tel: 3461-2570
http://cachoeiradafumaca.com.br/

Nativão
A empresa de esportes de aventura funciona dentro do Balneário. Além das atividades radicais, oferece passeios rumo à Caverna que Chora e ao Sítio Arqueológico Vale das Perdidas
Tel: 8115-3984
http://www.nativao.com.br/

www.jaciara.mt.gov.br