A cultura sempre esteve presente na história de Cataguases, cidade de médio porte na Zona da Mata Mineira. No rico e preservado conjunto arquitetônico, há casarões do século 19 e construções do período modernista. Esculturas, monumentos e jardins assinados por grandes nomes da arte brasileira enfeitam praças, prédios públicos e casas particulares, conduzindo o turista a uma viagem no tempo.

Estação Ferroviária: Construções preservadas estão entre as atrações da cidade -
Estação Ferroviária: Construções preservadas estão entre as atrações da cidade - Foto: Emanuel

Tour pelos anos 40 começa com uma visita ao Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer

O tour pode começar nos anos 40, com uma visita ao Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer - responsável pelo projeto de diversas residências - incrementada com um painel de pastilhas do modernista Paulo Werneck e mobiliário do português Joaquim Tenreiro.

Uma parada na praça de Santa Rita de Cássia revela a igreja Matriz, ornamentada com um belo painel da pintora Djanira. Para voltar a períodos mais remotos, siga em direção ao Paço Municipal (1900), ao Museu da Eletricidade (1914),  ao Grande Hotel (1893) e ao Museu Chácara Dona Catarina (1888), com exposições de artes plásticas e concertos musicais.

A cidade foi também um dos berços do cinema brasileiro e serviu de cenário para os primeiros filmes do cineasta Humberto Mauro. O diretor dá nome a um centro cultural voltado para a fotografia, o teatro e as novas mídias digitais.

Mais informações sobre Cataguases

DDD 32

Distâncias
Belo Horizonte: 313 km - acesso pela BR-040 (até Juiz de Fora), BR-267 (até Leopoldina) e BR-120
Juiz de Fora: 122 km - acesso pela BR-267 (até Leopoldina) e BR-120

http://www.cataguases.mg.gov.br