12 de Dezembro de 2017
Visitação inclui passeios embarcados e mergulho (foto: Kelen Leite)
Arquipélago de Alcatrazes
Localizado em São Sebastião (SP), refúgio deve ser aberto a turistas depois do verão
Ótima notícia para os mergulhadores começarem o ano novo animados! Um dos mais belos cenários do Brasil para a prática do mergulho autônomo, o Arquipélago de Alcatrazes, a 35km da costa norte de São Paulo, será aberto à visitação em 2018. A expectativa era de que os passeios – que incluem observação embarcada e mergulho - começassem em janeiro, mas devem ser adiadas para março, por conta de detalhes operacionais.
A unidade de conservação marinha – a segunda maior do país - reúne ambientes naturais únicos e espécies exclusivas espalhadas por uma área de 67 mil hectares formada por 13 ilhas. Das 1.300 espécies catalogadas, entre flora e fauna, 93 sofrem algum grau de ameaça de extinção.
Baleias e golfinhos
O arquipélago abriga, ainda, espécies endêmicas (exclusivas do local) e possui a fauna recifal mais conservada e diversificada do Sudeste e do Sul do Brasil. O refúgio é também o principal local de abrigo, alimentação e descanso de tartarugas marinhas da costa de São Paulo.
Em suas águas também são encontradas cerca de 260 espécies de peixes, além da presença marcante de baleias e golfinhos.
Ninhais
Alcatrazes se eleva quase 300 metros acima do nível do mar, exibindo uma vegetação caracterizada por áreas de mata atlântica e campos rupestres. Nela, abrigam-se fragatas, atobás e gaivotões, entre outras aves, formando um dos maiores ninhais do país.
A princípio, o refúgio reunirá dez pontos de mergulho. Ainda serão definidas quantas embarcações, visitantes e mergulhadores terão acesso ao local por dia. Até 2013, o arquipélago era usado como zona militar - treino de tiro de guerra - e o acesso era permitido apenas com a intenção de pesquisa.
De praia em praia
Para quem vai curtir as férias de verão na região, São Sebastião tem praias que agradam a todas as tribos: da badalada Maresias, repleta de surfistas; às selvagens e escondidas como Juréia. E ainda tem Cambury, Boiçucanga, Juquehy, Barra do Una... todas com excelente estrutura de pousadas e bares. Além das praias, São Sebastião oferece trilhas variadas, incluindo no roteiro refrescantes banhos de cachoeira.
Fotos
Kelen Leite (aérea)
Cristian Dimistrius (pássaros)
Acervo ICMBio (peixes e ave marinha)
Juarez Viaro (São Sebastião)