Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

26 de Novembro de 2021

Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), recebe Bandeira Azul

Além das águas cristalinas, local abriga dunas douradas e trilha repleta de atrativos

Encanto nas Dunas do Peró Encanto nas Dunas do Peró (foto: Divulgação)
praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), hasteou, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul - certificado internacional de qualidade ambiental. O resultado confere ao Peró a maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias. A bandeira ficará exposta até novembro de 2022.  

Com 7km de extensão, a praia do Peró é um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. Por conta das boas ondas, é point dos surfistas. Em alguns trechos, porém, oferece mar calmo e indicado para crianças. As famílias aproveitam, ainda, a infraestrutura de bares e barracas à beira-mar.

Dunas do Peró
As atrações do Peró vão além das águas azuis e cristalinas. No lado esquerdo da praia estão as Dunas do Peró, uma imensa área de preservação ambiental que abriga montes de areia fininha e dourada com alturas que variam entre 6 e 20 metros.  As dunas são, ainda, salpicadas por vegetação típica e as águas da Lagoa do Guriri. Tal combinação conferiu à atração a alcunha de Lençóis do Peró, numa referência aos Lençóis Maranhenses. 
Encanto nas Dunas do Peró Encanto nas Dunas do Peró (foto: Divulgação)

Toda a região está inserida na APA Pau-Brasil e o acesso é por trilha (veículos motorizados não são permitidos). A dica é contratar um condutor ambiental ou aproveitar o passeio guiado e gratuito oferecido Hotel Paradiso Peró. As saídas são aos sábados, às 8h. Não é preciso estar hospedado para participar. 

O local é perfeito também para a prática de sandboard, ou surf na areia. O esporte de aventura atrai moradores e turistas para aprenderem a arte de deslizar sobre os montes de areia fina. Para curtir a modalidade, indicada para crianças a partir de 5 anos e sem limite de idade, é fundamental o acompanhamento de instrutores profissionais, já que se trata de um esporte de aventura e natureza, praticado em área de preservação ambiental e que exige equipamentos específicos. 

Entre os instrutores está o atleta, educador físico e condutor ambiental Rafael Marendino, com mais de 20 anos de manobras nas dunas cabo-frienses. Rafael conta que a experiência inclui, além das emocionantes descidas, uma verdadeira aula sobre a formação das dunas, as áreas de proteção e a fauna e a flora típicas da região. 

Morro do Vigia
Já no canto direito da praia do Peró, na divisa com a praia das Conchas, a atração é o Morro do Vigia, repleto de mirantes, prainhas e encantos. Ele pode ser explorado através de uma trilha curtinha, de apenas 860 metros - mas por apresentar trechos com desníveis em pedra e áreas de penhascos, é considerada de nível moderado. 

Percorrida em cerca de 1h30, a trilha descortina toda a extensão das praias do Peró e das Conchas – o morro é ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias. Interpretativo e sinalizado, o percurso tem quatro QR Codes que trazem informações históricas, culturais e ambientais da região.

Entre as atrações da trilha estão: 
. Mirante das Conchas
De seu topo, a 30 metros de altura, aprecia-se a Ponta do Arpoador, toda a extensão da praia das Conchas, Arraial do Cabo e as ilhas de Cabo Frio.

. Mirante do Peró
Vista de toda a extensão dos mais de sete quilômetros da praia do Peró e parte de Búzios.

. Buraco do Sargo
O nome remete ao peixe sargo, comum no local. É uma prainha encravada no costão rochoso com belo visual.

. Pesqueirinho
Prainha utilizada pelos pescadores locais para guardar embarcações e apetrechos de pesca. Excelente local para descansar e mergulhar. As formações rochosas são de grande interesse geológico.

. Gruta do Vigia
Bem perto do Pesqueirinho, permite fazer lindas fotos aproveitando o corte da rocha e a luminosidade que vem da abertura da fenda. 

Na hora de buscar hoteis e pousadas em Cabo Frio, pesquise no Férias Brasil!

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Cabo Frio