Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

24 de Novembro de 2016

48 horas em Pipa (RN)

Por Meri Sandi

Baía dos Golfinhos Baía dos Golfinhos (foto: Arte & Cia)
Para os amantes da natureza que não abrem mão de uma badalação, Pipa é o lugar ideal.

Apesar de ser um destino muito procurado do litoral do Nordeste, Pipa ainda possui a natureza preservada, com praias para todos os gostos (águas calmas e mornas ou praias para surf), lagoa, falésias, mirantes naturais e dunas.  

A 80 km de Natal e considerada uma das 10 praias mais belas do Brasil, está localizada em um Santuário Ecológico e é um lugar de encontro de golfinhos e tartarugas marinhas.

Pipa ficou famosa depois de se tornar “point” de surfistas e é muito frequentada por pessoas de diversos os lugares do mundo. 

Como o sol reina praticamente o ano inteiro na região, tente fugir da agitação do verão para sentir toda a energia que esse paraíso tem a oferecer.

Sexta-feira
Tarde
Comece a desacelerar e a entrar no clima nordestino. Na pousada, consulte a tábua de marés, isso é um ponto muito importante em Pipa e que, ao meu ver, nos deixa ainda mais conectados com a natureza. 

A primeira praia que todos conhecem é a praia do Centro, mas na minha opinião, o passeio ideal é conhecer primeiro a praia do Amor - você consegue chegar a pé e o acesso é no final da rua principal. Chegar por cima da praia e ter um visual deslumbrante vai fazer você se encantar por Pipa. Respire fundo, aprecie a vista, tire fotos e desça para a praia pela escadaria. 

De mar muito agitado, perfeito para o surf, é a praia da galera jovem e descolada. No canto esquerdo tem barracas e espreguiçadeiras para uma boa relaxada. Para quem gosta de ler, a praia do Amor ainda possui uma biblioteca gratuita pé na areia.

Se você tiver sorte e a maré estiver baixa, vá caminhando até a praia do Centro, que durante maré baixa ganha deliciosas piscinas naturais. Para finalizar o dia, nada melhor do que um pós praia no Pipa Beach Club (ótimo astral, música boa, cerveja gelada, vários drinks e petiscos gostosos e uma bela paisagem). 

Caso a maré esteja alta, volte pelas escadarias e chegue no Pipa Beach pela rua mesmo. 

Noite
O entardecer em Pipa traz um movimento diferente para a rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos (durante o dia pouquíssimas lojas e restaurantes funcionam). E é no final do dia, comecinho da noite, que essa rua super charmosa, começa a acender com suas lojinhas alegres e transadas onde encontramos desde artesanato local até as mais sofisticadas marcas. 

Vendedores de pamonhas e cocadas passeiam pela rua junto com os turistas de variados lugares do mundo. É nessa rua que você vai encontrar restaurantes e bares para todos os paladares e gostos. Eu indico a Pizzaria e Batataria Curva do Vento, fica na rua principal. É tudo uma delícia e a casa é tradicional da região.

Sábado
Manhã e tarde
Consulte a tábua de marés, torça para estar baixa! Se sim, vá caminhando da praia do Centro para lado oposto à praia do Amor, em direção a Baía dos Golfinhos. Essa é a praia mais incrível, que nos conecta ainda mais com a natureza. Primeiro porque só conseguimos chegar nela se a maré estiver baixa, não há outra forma. E segundo porque recebemos a visita de golfinhos, o que a torna ainda mais encantadora. A Baía é cercada por falésias, águas calmas e poucas barracas. Curta esse momento único e depois, ainda na maré baixa, caminhe até o final da praia, para conhecer e finalizar o dia na praia do Madeiro.  

Se pela manhã a maré estiver alta, faça ao contrário. Vá de carro ou van para a Praia do Madeiro. Espere a maré baixar e vá caminhando para a Baía dos Golfinhos.

Noite
Todos os caminhos levam, novamente, para o centrinho. Para o jantar, a dica é o Árabe da Pipa, que fica na Rua de Céu, uma das transversais da rua principal. Depois, dê uma caminhada, faça comprinhas, tome um drink e divirta-se! 

Domingo
Manhã e tarde
Vá direto para a praia de Tibau do Sul e passe o dia por lá.  É uma praia com água calma onde acontece o encontro do mar com a Lagoa Guaraíras, que forma uma enorme piscina natural, ótima para passeios de caiaque. 

Dá para passar o dia e almoçar por lá mesmo, pois nas barracas de praia encontramos ótimas opção de frutos do mar e culinária regional. Só que o melhor do dia ainda está por vir: caminhe até a Lagoa para ver o mais incrível pôr do sol da região. Procure pela Creperia Marinas, fica em um deck sobre as águas da Lagoa. O acesso é pelo hotel Marinas. Música da melhor qualidade e um cardápio de crepes deliciosos e variados. Não tem como não se encantar com esse pôr do sol mágico, perfeito para fechar a viagem em grande estilo!

Fotos
Arte & Cia - Praia do Amor e Baia dos Golfinhos
Eduardo Barboza - Golfinho
Kellen Suamy  - Pôr do sol Lagoa Guaraíras

Veja também: Descobrindo Pipa e Tibau do Sul

Meri Sandi

Carioca e pós-graduada em Marketing. Depois de uma temporada na Praia da Pipa, decidiu sair do Rio para administrar uma pousada na Costa Verde fluminense, onde morou por quatro anos. De volta à Cidade Maravilhosa, continua adorando viajar e, sempre que pode, dá uma fugida da correria para estar mais próxima da natureza