Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

07 de Novembro de 2017

Dicas para comprar passagens aéreas em conta

Pesquisa é a palavra de ordem para garantir melhores tarifas

Dicas para comprar passagens aéreas em conta
Quando o assunto é a compra de passagens aéreas em conta, pesquisa e planejamento são as palavras chave para garantir voos que cabem no bolso. Algumas dicas podem ajudar na hora do garimpo e, enfim, garantir a chance de conhecer aquele destino tão sonhado – caso de Fernando de Noronha (PE), um dos cenários brasileiros mais cobiçados e com preços de passagens, literalmente, nas alturas. Fique de olho e boa sorte!

Sites de busca, alertas por email, newsletter
Atualmente, há muitos sites de busca e comparação de preços de passagens como Decolar, Skyscanner, Kayak. Momondo... Além de apontarem as melhores ofertas para o destino selecionado, ainda permitem que o internauta solicite alertas enviados por email caso os voos para determinados destinos entrem em promoção. 

Outra dica é se cadastrar nos sites das companhias aéreas e também em sites de promoções, como o Melhores Destinos, para receber newsletter. Os informativos trazem assuntos relativos a ofertas de voos em geral e também em relação ao acúmulo de milhas dos programas de fidelidade. Sempre tem um a barganha imperdível que pode te levar para lugares nunca imaginados!

Datas flexíveis
Sempre que possível, use a flexibilidade a seu favor. No caso de datas, muitas vezes, viajar alguns dias antes ou depois do período pré-estabelecido é sinônimo de economia na passagem. Esta é uma boa alternativa para quem pode escolher o mês de férias ou para quem ainda está definindo em qual período vai agendá-la. Optar por viajar às terças e quartas-feiras também costumam apontar preços melhores que os de final de semana. 

Para os curiosos de plantão, também é possível pesquisar os melhores valores para destinos em geral, em determinadas épocas. E são grandes as chances de embarcar para cenários bacanas pagando pouco. Gratas surpresas do mundo das viagens!

Programas de milhagens
Sempre que viajar por uma companhia aérea, faça o cartão fidelidade. Ele garante acumular pontos toda vez que viajar pela empresa e usar serviços de parceiros, que pode ser cartão de crédito, hoteis, locadoras...  Os pontos podem ser trocados por passagens gratuitas.  Atualmente, algumas companhias oferecem a chance de se comprar passagens pagando parte em milhas, parte em dinheiro. 

Alguns programas, como o Smiles, permite reservar voos da Gol por até três dias gratuitamente. A reserva pode ser uma manobra caso se precise completar o saldo de milhas para emitir o bilhete. Entre as alternativas para completar o saldo estão a transferência de pontos do cartão de crédito, compra de milhas e reativação de milhas expiradas.

Baixa temporada
Sempre que possível, opte pela baixa temporada no destino que pretende visitar. Na alta, os preços são sempre mais salgados e fica mais difícil conseguir ofertas e promoções. No Brasil, a 
alta temporada envolve os meses de julho, dezembro (em especial a segunda quinzena), janeiro e fevereiro, além de todos os feriados. A baixa temporada são os demais meses do ano, onde é possível encontrar preços mais baratos, já que a procura por passagens é bem menor e há mais promoções.

Reservas com antecedência
Ao se antecipar, seja criando alerta de preços, seja pesquisando as melhores ofertas de passagens aéreas, é possível garantir as melhores tarifas, uma vez que voos de última hora costumam ser mais caros. Para viagens pelo Brasil, na baixa temporada, a antecedência recomendada é de 25 a 40 dias. 

O dia D
De acordo com uma nota da Airlines Reporting Corporation (empresa americana de soluções de viagens aéreas), publicado em 2014, o melhor dia para se comprar uma passagem aérea é a terça-feira. A data também é sugerida por vários especialistas em viagens. As explicações, em geral, remetem ao dia em que as companhias aéreas lançam ofertas de passagens para tentar lotar determinados voos.

Fotos
Renata Victor (Fernando de Noronha)
João Ramos - Bahiatursa (Chapada Diamantina)
Rico - Secretaria de Turismo de Bonito (Bonito)


Gracie Croce

Jornalista, adora viajar e descobrir novos lugares. O que não impede de voltar àqueles por onde andou...