Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

07 de Agosto de 2018

O que curtir e onde ficar em Porto Seguro (BA)

A partir de agosto, sol volta a brilhar forte e baleias fazem a festa na região!

Igrejinha no Quadrado é um dos cartões-postais de Trancoso Igrejinha no Quadrado é um dos cartões-postais de Trancoso (foto: Jota Freitas - Bahiatursa)
Cartão-postal da Costa do Descobrimento, a cidade sempre foi sinônimo de festa – de dia, nas barracas de praia; e à noite, nas ruas do centro. O agito continua, assim como a presença do sol, que volta a brilhar firme e forte a partir de agosto, depois do inverno (é comum chover na região entre maio e julho). 

E de agora até novembro também é época de observar as ilustres visitantes que circulam pelas praias baianas - as baleias jubarte. Os animais aproveitam as águas quentinhas para ter filhotes e amamentá-los. Passeios de barco permitem apreciá-los de pertinho. 

Descobrindo o Brasil
Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade, Porto Seguro guarda em sua rica memória o descobrimento do Brasil. Grande parte está reunida na área batizada como Cidade Histórica, no topo de uma falésia debruçada sobre a orla com vista deslumbrante. 

Primeiro núcleo habitacional do Brasil, o centro abriga imponentes prédios restaurados para as comemorações dos 500 anos do descobrimento. Por lá estão a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade), com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.

À beira-mar
Antes de escolher a sua praia em Porto Seguro – todas ficam afastadas do Centro - é preciso saber o que você procura: sossego ou agito. Caso a opção seja ficar na tranquilidade, a dica é seguir em direção a Santa Cruz Cabrália, onde estão as praias menos badaladas da região, como Mutá (10 km) e Coroa Vermelha (14 km, já em Santa Cruz Cabrália), com bonitos recortes e águas claras. 

Já para quem busca burburinho, o destino é Taperapuã (7 km). Nas megabarracas que tomam conta da praia, tem música o dia todo, além de palcos para shows. Um pouquinho antes fica a praia de Mundaí, com barracas e águas calmas que atraem famílias. O acesso pode ser feito com transporte público – ônibus saem do centro e percorrem as praias.

Igrejinha no Quadrado é um dos cartões-postais de TrancosoIgrejinha no Quadrado é um dos cartões-postais de Trancoso (foto: Jota Freitas - Bahiatursa)

Nos arredores
Visitar as vilas nos arredores de Porto Seguro é tarefa obrigatória. Um passeio de balsa pelo rio João de Tiba leva à Santo André, uma sossegadíssima vila ao Norte. Repletas de manguezais, coqueirais e recifes, as praias semidesertas da região oferecem estrutura de barracas e bons restaurantes.

Já atravessando o rio Buranhém, também de balsa, os destinos são as charmosas vilas de Arraial d´Ajuda e Trancoso. A primeira tem como destaque a praia da Pitinga, com belas falésias. Já a segunda, mais sofisticada, tem o Quadrado – a praça com uma igrejinha e casinhas coloridas como principal cartão-postal. 

Vale ainda esticar até à praia do Espelho, um dos mais belos recantos do Sul da Bahia. Já a rústica vila de Caraíva merece um pernoite – não só pelo céu sempre cravejado de estrelas, mas também pela distância. Por ali, a pedida é descer o rio de boia, caminhar pelas praias sem pressa e fechar os trabalhos ao pôr do sol, com um drink no Boteco do Pará.       

O acesso aos povoados pode ser feito em ônibus ou vans. Evite a época de chuvas - a partir de Trancoso, as estradas são de terra e alguns trechos ficam muito prejudicados.

Onde ficar
Na hora de escolher a hospedagem, Porto Seguro tem opções para casais, famílias e turmas de amigos. Quer ficar pertinho da praia? Na tranquila Mundaí, o Portal Ville Praia Hotel é destinado principalmente para famílias – conta com área de lazer completa e apartamentos family, com quartos, sala e cozinha. O Portal Beach Praia Hotel segue a mesma linha, com estrutura de lazer impecável, além de kids club e restaurante com jantares temáticos. 

Também tranquila, a praia de Mutá reúne o Toko Village, que hospedou a imprensa durante a Copa do Mundo de 2014; a colorida Pousada Lua de Tomate, inaugurada recentemente; e o Village Mutá, um condomínio com casas para todos os gostos.

Já na agitada Taperapuã, o Vilage Capoeira chama a atenção pela estrutura de lazer com piscinas, bar aquático, churrasqueiras, área de piquenique... O Sarana Praia Hotel se destaca pela localização – entre as barracas Axé Moi e Tôa a Tôa (em frente ao hotel, porém, o sossego é garantido!). Ainda em Taperapuan, o Benko´s Praia Hotel oferece restaurante e serviços terceirizados de transfer e passeios. Já o Andimar Hotel e o Boulevard da Praia Apart Hotel se destacam pelos serviços de praia. 

Para quem prefere ficar mais próximo do Centro, o Hotel Ponta de Areia está perto de bancos e serviços em geral. O Green Porto Hotel é uma boa opção para famílias, oferecendo piscina e o cantinho do bebê. Já a Pousada Jardim Brasil fica na Passarela do Descobrimento, pertinho de bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Ainda na região central, a Pousada Quiosque e os hotéis Recanto do Sol e Terra Brasil oferecem estrutura de lazer. No Navegantes Hotel, o café da manhã é um dos destaques. Já Hotel Shangrilá, fica bem perto do Shopping Avenida e da Passarela do Descobrimento. 

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Porto Seguro