Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

01 de Agosto de 2017

Sul do Brasil de bicicleta

Cicloviagens levam a cenários de serra e mar, além de muitas surpresas

Pedal circula pela Vale da Cerveja Pedal circula pela Vale da Cerveja (foto: Fernando Angeoletto / Caminhos do Sertão)
Viajar de bicicleta é atividade comum em muitos países da Europa. No Brasil, por conta das longas distâncias entre as regiões, as viagens sobre duas rodas acabam ficando apenas na imaginação e no papel para os menos aventureiros.

Em 2004, porém, a operadora Caminhos do Sertão apostou  na especialização em roteiros de cicloturismo no Sul do país. A aventura deu tão certo que hoje a empresa oferece 11 passeios pela região – dez entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - e um na Bahia. Os tours podem durar de três dias a uma semana, descortinando as praias de Florianópolis (SC) ou os cânions de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS).

E ainda tem o Vale dos Vinhedos (RS), o Vale da Cerveja (SC), as Cataratas e Tríplice Fronteira (Brasil/PR, Argentina e Paraguai), a Chapada Diamantina (BA)...  São muitas as opções e os cenários, de acordo com a disposição, o pique e os desejos do participante.

Além do tour guiado, a empresa oferece hospedagem, alimentação (café da manhã reforçado e jantar, além de água e frutas para consumo durante o percurso) e veículo de apoio (com água, frutas, kit de primeiros socorros e ferramentas. Também pode ser usado como carona para participantes e suas bicicletas, caso precisem parar de pedalar). As bicicletas adaptadas para o cicloturismo podem ser alugadas na Caminhos do Sertão.

A atividade é praticada durante todo o ano. A empresa já possui um calendário de passeios, mas é possível montar pacotes personalizados de acordo com a data disponível e o destino escolhido.

Confira os roteiros
Vale da Cerveja (SC) - 3 dias
Florianópolis (SC) - Volta à Ilha - 4 dias
Vale dos Vinhedos (RS) - Serra Gaúcha - 4 dias  
Rota das Baleias (SC) - Litoral Sul de SC - 4 dias 
Cânions e Aparados da Serra (RS) - 4 dias            
Vale Europeu (SC) - Parte Alta - 4 dias   
Urubici (SC) - 4 dias
Iguassu (PR) - Cataratas e Tríplice Fronteira (Argentina e Paraguai) - 4 dias          
Vale Europeu (SC) - 1° circuito de cicloturismo do Brasil - 7 dias
SerraMar (SC) - Das montanhas de Urubici ao litoral de Florianópolis- 7 dias
Chapada Diamantina (BA) - 7 dias

Fotos
Fernando Angeoletto

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Blumenau