Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

18 de Julho de 2016

Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Humanidade

Conjunto projetado por Niemeyer foi tombado pela Unesco

Mosaicos de Portinari incrementam igreja de São Francisco de Assis Mosaicos de Portinari incrementam igreja de São Francisco de Assis (foto: Marcílio Gazzinelli (Belotur))
Setenta e três anos depois de sua construção, o conjunto arquitetônico da Pampulha ganhou reconhecimento internacional. Durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu dia 17/07, em Istambul, na Turquia, o complexo idealizado por Niemeyer conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade -  decisão unânime dos 21 países que integram o conselho. 

Encomendada nos anos 40 pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, a Pampulha é uma obra assinada por diversos e ilustres artistas. Além de Niemeyer, o conjunto modernista reuniu outros dois gênios das artes brasileiras: Roberto Burle Marx, responsável pelo paisagismo; e Candido Portinari, que assina o painel externo de azulejos da Igreja de São Francisco de Assis. 

Além da igreja, também fazem parte do complexo inaugurado em 1943, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje, Iate Tênis Clube) e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek).

E para comemorar o título, uma programação cultural reúne mais de 60 atrações. A festa começa dia 22/7 e se estende por todo ano. As atrações são diversas, para todas as idades e com entrada gratuita. Tem queima de fogos, shows, exposições, espetáculos teatrais, circenses e de dança, corrida, pic-nics, troca de livros, missa...

Entre os destaques estão a apresentação da Vesperata de Diamantina, do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e da Orquestra Ouro Preto, que fazem parte da programação do 'Minas ao Luar - Especial Pampulha'. Dentro dessa programação, ainda acontecerá shows da banda 14 Bis, com participação de Sá & Guarabira e Flávio Venturini.

 


Descubra mais e planeje aqui suas férias em Belo Horizonte