Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

19 de Abril de 2018

Perdeu os documentos e está viajando?

Estando pelo Brasil, basta um Boletim de Ocorrência para voltar para casa

Paracuru fica a 90 km da capital Paracuru fica a 90 km da capital (foto: José Inácio Parente)
Perder os documentos quando se está viajando – no Brasil ou no exterior - é garantia de pânico pelo medo de não conseguir voltar para casa. Mas tirando o stress inicial e uma pequena dor de cabeça, o problema é facilmente resolvido.

Viajando por terras brasileiras, basta fazer um Boletim de Ocorrência (BO) declarando a perda ou roubo do documento. Não perca seu preciso tempo indo a uma delegacia e enfrenando filas. Faça o BO pela internet e imprima no hotel ou em uma lan house. O documento permite viajar de avião ou ônibus por até 60 dias. 

Já quando a perda acontece no exterior, é preciso ir a uma delegacia no país onde está e declarar a perda do passaporte. Com o boletim em mãos, basta pedir um novo no Consulado Brasileiro mais próximo (é preciso pagar taxa de emissão). O site do Itamaraty lista todas as representações do Brasil mundo afora. A lista conta com informações preciosas de cada repartição: endereço eletrônico, horário de atendimento, número de telefone, endereço e email.

Outra opção é solicitar ao consulado uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), documento emitido gratuitamente e válido apenas para a volta. Além do BO internacional, é preciso apresentar também um documento que comprove a nacionalidade brasileira. Na falta dele, será solicitada a apresentação duas testemunhas que possam atestar sua nacionalidade. Viu, é fácil voltar para casa. Mas é muito mais fácil ficar atento, cuidar de seus pertencer e não perder seus documentos!

Foto
José Inácio Parente