Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

17 de Abril de 2018

Praia de Castelhanos (SP) ganha roteiros caiçaras

Cenários paradisíacos em Ilhabela podem ser explorados junto com os locais

Praia é uma das mais exclusivas da ilha Praia é uma das mais exclusivas da ilha (foto: Lucas Daniel)
Um dos pontos mais cobiçados pelos turistas no litoral norte de São Paulo, a praia de Castelhanos, em Ilhabela, tem acesso difícil, Mata Atlântica nativa e muitas belezas. Para manter intocado esse pedaço do paraíso, os próprios moradores, chamados de caiçaras, criaram roteiros formatados e operados por eles, de olho na preservação não somente da praia, mas também de suas tradições. Entre elas, a pesca e o artesanato.

Batizado de Turismo de Base Comunitária, os tours envolvem as seis comunidades caiçaras que vivem na Baía de Castelhanos. Entre os programas, trilhas pela floresta com cinco níveis distintos de dificuldade, banhos de cachoeira, oficinas de rede e cestaria, passeios de barco e canoa e bate-papo sobre cultura e tradição com idosos locais. 

Os roteiros variam entre um e três dias, com possibilidade de pernoite por lá. É possível montar um pacote de acordo com as preferências - incluindo atividades, hospedagem e meio de transporte até à praia – através do site.

Por conta própria
A aventura rumo à praia de Castelhanos também pode ser feita por conta própria. É preciso, porém, ir de barco (dependendo das condições da maré) ou sacolejar por 1h20 dentro de um 4x4 (a estrada parque não é para carros de passeio. Agências da cidade oferecem o transfer). 

Também deve-se ficar atento aos horários permitidos de circulação na estrada, em cada sentido: 7h às 14h, Centro x Castelhanos; e 15h às 18h, Castelhanos x Centro. É obrigatório deixar o carro no estacionamento operado pelas comunidades. Para quem pretende passar a noite por lá, as opções são campings, chalés e uma pousada. Na hora de fazer trilhas e passeios, a orientação é contratar guias locais. 

Fotos
Lucas Daniel
Miguel Schincariol - FCVB-SP
Márcia Bete
Marcelo Silva

Descubra mais e planeje aqui suas férias em IlhaBela