Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

13 de Fevereiro de 2019

7 motivos para visitar a Ilha de Porto Belo (SC)

Natureza intocada e águas cristalinas são as principais atrações

Do alto, toda a beleza da ilha tomada por mata Atlântica Do alto, toda a beleza da ilha tomada por mata Atlântica (foto: Divulgação)
Com um litoral tão belo, Santa Catarina ainda consegue surpreender em lugares como a Ilha de Porto Belo. Localizada na cidade de mesmo nome, a ilha oferece atrativos e infraestrutura que encantam os visitantes. 

A área, aberta ao público em 1994, recebe pouco mais de 1.800 pessoas por dia para manter os cenários preservados e sustentáveis. E são os muitos as atrações da ilha, conforme enumeramos abaixo: 

Balneabilidade
Este é um ponto bem forte da Ilha de Porto Belo. A análise é feita em três pontos da praia principal e toda a análise está disponível para o público no quiosque de serviços, bem na entrada de acesso. 

Sempre com qualidade para banho, as praias da ilha têm água cristalina e a possibilidade muito grande de ver peixes e tartarugas.

Snorkeling revela belezas escondidasSnorkeling revela belezas escondidas (foto: Divulgação)

Atividades esportivas e de lazer 
São muitas as atividades oferecidas na Ilha de Porto Belo. Dentro d´água as opções são os passeios de caiaque, de lancha e de banana boat, além de esqui-aquático e mergulho em meio a seis trilhas subaquáticas. E ainda tem trilha, bares, restaurantes e museu!
 
Gastronomia
Três diferentes espaços oferecem o melhor da cozinha catarinense. Os cardápios trazem gastronomia contemporânea regional e também petiscos à base de frutos do mar. A vista para o mar está incluída nos serviços! 

Almoço com bela vista em Porto Belo!Almoço com bela vista em Porto Belo! (foto: Divulgação)

Ecomuseu
O Ecomuseu Univali é um espaço cultural que retrata o resgate e valorização dos costumes, hábitos e história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. Ossadas de animais marinhos e exposição de itens dos antepassados são algumas das peças do acervo. A entrada é gratuita.

Museu Univale encanta a molecadaMuseu Univale encanta a molecada (foto: Divulgação)

Natureza 
Parte da mata Atlântica, a Ilha de Porto Belo tem um programa intensivo de preservação. Aves, insetos, plantas, animais marinhos... Uma incrível composição que dá à região a garantia de ser um local único no planeta. 

E este contato com o meio ambiente pode ser ainda mais intensificado durante uma caminhada pela Trilha Ecológica. O trajeto autoguiado dura cerca uma hora, com médio grau de dificuldade. O trecho é circular e possui 1,3 quilômetro em meio à mata Atlântica, com direito a mirante panorâmico. 

Serviços
Uma equipe fixa e de mão-de-obra qualificada atua durante todo o ano na ilha, mesmo quando o espaço atende apenas visitas técnico-ambientais de escolas e universidades. 

Além da parte de cozinha, bar, limpeza e manutenção, as equipes trabalham nas atividades de turismo e lazer e, entre os serviços estão locação de equipamentos de praia, como guarda-sol e cadeiras.

Sustentabilidade
É grande a preocupação em manter preservada a natureza da Ilha de Porto Belo. E agindo inclusive na multiplicação da informação junto aos usuários.

Na temporada passada foi dado início à campanha de bitucas de cigarro, que passaram a ser recolhidas em recipientes diferentes. Já são milhares de resíduos que deixaram de poluir as praias da ilha. 

Nesta temporada começou a campanha de redução de resíduos plásticos, com o uso de copos e outros produtos retornáveis e também de papel, que se decompõem em 32 semanas. O resultado é diário e percebido na redução de volume de lixo comum.

Descubra mais e planeje aqui suas férias em Porto Belo