Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

05 de Janeiro de 2017

48 horas na Ilha de Marajó (PA)

Por Paulo Faustino

Bucolismo na Ponta da Praia Pesqueiro Bucolismo na Ponta da Praia Pesqueiro (foto: João Ramid)
A Ilha do Marajó, localizada no Estado do Pará, é a maior ilha flúvio-marítimo do planeta, com 40.100 km². De Belém, a cerca de 90 km, partem lanchas confortáveis de passageiros (saídas às 9h e retorno às 11h). Na viagem de quase duas horas, soube que um fim de semana seria muito pouco tempo para conhecer todos os encantos de Soure e Salvaterra, os dois municípios mais turísticos da ilha.

Sábado
Dia
Ao desembarcar em Soure, têm-se a sensação de que o tempo parece ser melhor percebido - búfalos trafegando calmamente, alguns montados por crianças ou policiais em tranquila ronda pelas ruas simples e planejadas da cidade. Para aproveitar as belezas das localidades, pegue uma van para conhecer o curtume, onde artesãos fazem, na sua frente, sandálias, bolsas e diversos artigos de couro. É possível acompanhar as diversas fases da produção artesanal e comprar exemplares com valores em conta para presentear no retorno.

De lá, um bom programa é conhecer a Fazenda São Jerônimo. Cenário do reality show No Limite, da TV Globo, reúne densa vegetação, manguezais, praias lindíssimas, pássaros encantadores sobrevoando, como os vermelhos guarás, que voam em bando riscando o espaço com suavidade e beleza, um espetáculo. 

Em seguida, a dica é a praia do Pesqueiro, com boa extensão de areia, coqueiros e agradáveis bares. Praia linda com banheiro ecológico para os frequentadores, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará e a Associação de Mulheres da Praia do Pesqueiro - elas tomam conta do equipamento e, também, oferecem um espaço com artesanatos locais. Vale investir no pote de óleo de andiroba, um repelente eficiente e natural. 

Nos bares, as cervejas estão sempre geladas e, para petiscar, a sugestão é um delicioso filhote, o peixe amazônico de que mais gosto.

No fim da tarde, atravesse de balsa de Soure para Salvaterra, separadas pelo rio Paracauari, a viagem dura apenas cinco minutos. Por lá estão diversos hotéis e pousadas com preços acessíveis e para todos os gostos. 

Noite
Na hora do jantar, a Pousada dos Guarás oferece delícias típicas como o Filé de Búfalo com Queijo do Marajó e Macaxeira; e a especialidade da casa - o Peixe ao Guará: filé de pescada amarela com molho misto de caranguejo e camarão, arroz de jambu, mandioca frita e salada mista. 

Em seguida, o show de danças típicas locais, como o carimbó, lundu, siriá e outras, anima os visitantes. No final, tudo acaba em festa, com todos entrando na dança. 

Domingo
Manhã
Uma caminhada matinal pelas areias da bonita Praia Grande pode terminar com um passeio a cavalo marajoara (menor estatura e patas resistentes para percorrer terrenos alagados) em meio a trilhas. 

Tarde
Depois, embarque em uma van para conhecer uma localidade próxima, onde fica,m as ruínas de uma igreja erguida pelos jesuítas no século XIX. De um platô, observa-se um visual tranquilo e que revela a dimensão amazônica. Desça a rua em direção à praia de Joanes, muito aprazível e bucólica, com frondosas árvores e bares com boa comida. 

Noite
No retorno, uma visita a um espaço com cerâmicas marajoaras e depois uma parada na praça do centro de Salvaterra, aconchegante cidade, assim como Soure, com barraquinhas de comidas típicas como tacacá, doces diversos e outras guloseimas. Não deixe de provar o dulcíssimo abacaxi, já que o município é maior o maior produtor da fruta no estado.

Segunda manhã
E lá se foi o inesquecível fim de semana. Na manhã de segunda, antes de pegar a lancha para retornar a Belém, tome um café com tapioquinha, feita na hora, e um saboroso mingau de tapioca. Com certeza, você vai deixar Soure e Salvaterra, no Marajó, com a sensação de que ficou faltando conhecer e fazer muita coisa. Eu fiquei com vontade de quero mais e a certeza de que vou voltar. Vale a pena!

Fotos
João Ramid (Praia do Pesqueiro, Soure, Guarás, Curtume, Ruínas de Joanes, Passeio de barco Fazenda São Jerônimo)
Conceição Elarrat (Menina no búfalo)
Divulgação / Pousada dos Guarás (Gastronomia)

Descubra mais e planeje aqui suas férias na Ilha de Marajó

Paulo Faustino

Jornalista especializado em turismo e eventos, com 36 anos de experiência