Braseiro
-
Cozinha:
Grega -
Bom para ir:
com a família, com os amigos -
Endereço:
Praça do Chafariz, 03
A cozinha goiana reúne ingredientes locais, sabores indígenas e a influência dos paulistas, que buscaram ouro em Goiás no século 18. O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições (cuidado ao consumi-lo, pois o fruto esconde espinhos embaixo da polpa).
Outras receitas comuns e deliciosas são empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e queijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumadas), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca.
Para a sobremesa, vá de bolinho doce de arroz, alfeninho (pequenas esculturas de açúcar refinado) e pastelinhos (cestinhas cobertas de doce de leite). E ainda tem os picolés de sabores típicos, como o de pequi, encontrados no coreto da praça principal. Boa parte dos restaurantes fica no Centro Histórico.
A dobradinha empadão goiano e arroz de pequi é imbatível na casa!
Charmoso, o restaurante fica na pousada de mesmo nome e é uma boa pedida para depois do passeio pela cachoeira das Andorinhas. É preciso reservar.
A especialidade da casa é o bolinho doce de arroz, quitute típico da cidade.
Os pastéis têm sabores típicos da região, como frango com pequi e carne com guariroba.