O que ver e fazer

Comprar doces (3 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Pastelinho é receita típica da cidade
Flávio Isaac - GoiásTurismoENVIE SUAS FOTOS
Pastelinho é receita típica da cidade
  1. Pastelinho é receita típica da cidade
  2. Alfenins da dona Sílvia são de comer rezando!
  3. Delícias em várias formas

Comprar doces

Por Editoria Férias Brasil

Os deliciosos doces caseiros fazem a fama de Goiás. E cada doceira tem a sua especialidade - vendida em sua própria casa. Dona Dita, por exemplo, é a rainha dos limõezinhos-galegos recheados com doce de leite. Já dona Zilda vendo quilos e mais quilos de doces cristalizados de figo e de mamão maduro. Os carros-chefe de dona Divina são as rosas de coco e a casquinha de laranja cristalizada; enquanto da cozinha de dona Doris saem licores, compotas e a passa de caju. Dona Augusta capricha no pastelinho, massa assada com recheio de doce de leite e, por fim, na lanchonete da Dona Inês, a especialidade é o bolinho doce de arroz.

Os alfenins mefecem um capítulo a parte: o doce de origem árabe foi trazido ao Brasil pelos portugueses e é feito da mistura do polvilho azedo com o açúcar e poucas gostas de limão. Moldados artesanalmente, eles ganham infinitas formas, como pombinhas - afinal, o nome significa 'paz entre os homens'! A guloseima é normalmente distribuída no ano novo, mas em Goiás, pode ser deliciada o ano todo, graças à dona Silvia, doceira há mais de 50 anos. Encomendas: (62)3371-1312.

  • Obs:

    Dona Divina Travessa do Carmo, 2 - Tel: (62) 3371-1484 Dona Augusta R. d'Abadia, 23 - Tel: (62) 3371-1472 Dona Dóris R. d'Abadia, 17 - Tel: (62) 3371-4605 Dona Dita R. Bartolomeu Bueno, 13 - Tel: (62) 3371-3581 Dona Zilda R. Bartolomeu Bueno, 3 - Tel: (62) 3371-2114 Dona Inês Praça Vinícius Fleury - Mercado Municipal

Outras atrações em:

Mais atrações e informações de Goiás