O que ver e fazer

Parque Estadual da Pedra Azul (3 dicas, 35 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Piscinas naturais pedem um banho!
Prefeitura de Domingos MartinsENVIE SUAS FOTOS
Piscinas naturais pedem um banho!
  1. Piscinas naturais pedem um banho!
  2. Piscinas naturais no alto do Parque
  3. Rota do Lagarto - rota turística das montanhas capixabas.
  4. Piscina natural no alto do Parque
  5. Subida de 97m até as piscinas naturais
  6. Vista do primeiro mirante
  7. Vista da Pedra Azul pela trilha do Largato.
  8. Beleza da Natureza!!
  9. Vista das Montanhas
  10. Praça central em Campinho
  11. Chegada a Pedra Azul um friozinho gostoso
  12. Entrada do Parque Estadual
  13. Pedra Azul
  14. Parque Esatadual Pedra Azul
  15. Demais!
  16. Um zoom nessa pedra e nesse lagarto que eu acho lindo!
  17. Pedra Azul! Observe à direita o lagarto subindo na pedra
  18. Para agradecer a Deus tanta beleza
  19. Pedra azul unida à Pedra do Lagarto.
  20. Linda paisagem!
  21. Desta foto dá para ver a beleza do lugar e a Pedra Azul com o lagarto.
  22. Vista da Pedra. Um paraíso!
  23. Lago das Pedras. Um belo passeio.
  24. Caminhada no Parque Estadual
  25. Um belo lugar para uma caminhada.
  26. Piscinas Naturais.
  27. Pedra Azul. Tem Este Nome por sua Cor Azulada, Mais uma Capricho da Natureza
  28. Gansos. As crianças adoram!
  29. Um Lugar de Muito Verde, onde a Natureza Deu seu Capricho em Tudo
  30. Subida para um dos Chales na Montanha do Hotel
  31. Este Lugar É Maravilhoso, com Seus Chalés a Beira do Lago
  32. Passeio no Trem da Natureza. Hotel Monte Verde.
  33. Chales ao Pé da Montanha
  34. Entrada de uma das Muitas Pousadas e Hotéis Existentes Neste Lugar
  35. Vista da Pedra Azul pela trilha do Largato.

Parque Estadual da Pedra Azul

Por Editoria Férias Brasil

A reserva é a principal atração da região. Além das trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba - a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura se deve à coloração, que varia ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar. 

A fauna riquíssima reúne diversas espécies, tais como: macaco-prego, tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão pelada, trinca ferro, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagüi da serra, a onça pintada e o barbado.

A vegetação conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de inúmeras variedades de canela. É possível fazer trilhas que permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais.

O parque possui duas trilhas:
Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. Outra opção desse percurso é passar pela trilha do Cedro Sentado, com percurso de 600 metros, onde os visitantes são conduzidos até o mirante da Pedra Azul passando por uma árvore de Cedro rosa que “sentou” sobre a rocha.

Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local. Boa notícia! Em 2017, o parque ganbou uma nova trilha autoguiada, alternativa ao caminho com escalada, rumo às belas piscinas naturais sobre o maciço. 

As visitas à área são feitas somente com o acompanhamento de guias e é preciso agendar com antecedência. O parque fica a 50 quilômetros do Centro de Domingos Martins.

Fique atento ao trecho final de acesso ao parque, conhecido como Rota do Lagarto: trata-se de uma pequena estrada bucólica, com grandes alamedas e tapetes verdes, que tem início no Km 89 da BR 262, em frente à Casa do Turista. São apenas 8,5 km de extensão, mas que rendem dezenas de fotografias! 

 

  • Como chegar:

    BR-262, Km 89, (Rota do Lagarto) - Pedra Azul
  • Tel:

    (27) 3248-1156 / (27) 997398005

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Parque Estadual da Pedra Azul (3)Enviadas por quem já esteve lá

Lindo o lugar mas sem estrutura administrativa

Usuário sem foto
Dica enviada por Eliane Ferreira
Esteve lá com amigos em Abril/2014 e achou Bom
É uma pena uma estrutura como a do parque não ter atendido as minhas ligações e sequer respondido o meu email, no qual tentei fazer o contato pelo menos dois dias antes. Estive no parque no dia solicitado e não fiz as trilhas, com o argumento de que dias da semana o atendimento é exclusivo para escolas (o site não informava esse tipo de detalhe). Ainda bem que  as redondezas do local conseguiram satisfazer o meu dia, mas o objetivo principal infelizmente sem sucesso.
157 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Parque Estadual da Pedra Azul e do Forno Grande

Usuário sem foto
Dica enviada por Claudia
Esteve lá a dois em Fevereiro/2013 e achou Excelente!
É um passeio que recomendo para amantes da natureza. Fui até o Espírito Santo para conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, é um lugar lindíssimo, mas infelizmente é mal organizado, as pessoas da pousada e da região foram muito hospitaleiros, mas ninguém sabia ao certo os horários de visitação do parque. Tudo bem, fomos até lá em uma quinta feira e só havia um monitor que estava lá por engano, pois ele deveria ter ido a um curso, mas mesmo assim ele foi legal e nos levou para conhecer um pequeno trecho do parque e nos indicou um outro parque, o do Forno Grande. Fomos até o ponto de informações turísticas da cidade e lá a funcionária nova não sabia nos dizer como chegar, mas foi muito prestativa tentando achar alguém que nos ajudasse. Por telefone uma funcionária nos desaconselhou ir pois seria muito difícil de achar o lugar. E foi pura verdade, pois em outro dia decidimos ir até o Parque Estadual do Forno Grande, na estrada não há sinalização e o lugar de estrada de terra não se acha pessoas transitando, pois é um lugar agrícola. Depois de muito barro vermelho achamos o parque.

Valeu o trabalho, fizemos um percurso de 1800 metros de subida e a vista é maravilhosa. Tem que ter carro para ir até lá, mesmo sem visitar os parques tudo é longe. A BR262 é muito perigosa com muitos caminhões e pista de mão dupla, mas tem uma paisagem linda.
105 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Belas paisagens e dura caminhada

Usuário sem foto
Dica enviada por Raquel
Esteve lá a dois em Novembro/2009 e achou Excelente!
A visita ao Parque da Pedra Azul é ótima e exaustiva.

O passeio é feito, obrigatoriamente, com guia e é grátis. Pode-se caminhar até um mirante ou ir mais além, até as piscinas de águas naturais. Ouvem-se a todo instante cantos de diversos pássaros, mas naõ é comum ver animais selvagens na trilha.

Existem 2 horários para a saída dos passeios, o primeiro é às 9:00 e o outro às 13:30. Quem fizer o percurso completo, terá que subir parte da Pedra com o auxílio de uma corda fixa na própria Pedra até, finalmente, chegar às piscinas.

É uma caminhada que exige um bom preparo físico, pois o trecho é todo só de subida. Pode levar água ou até mesmo lanches leves, pois eles fazem algumas paradas. A caminhada completa dura mais ou menos 3 horas (subida e descida).
277 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em Domingos Martins

Mais atrações e informações de Domingos Martins

Planeje sua ida