Nem só de vinho é feita a degustação no Sul do país. Em Garibaldi, os espumantes são as atrações das cantinas, que servem marcas tradicionais como Chandon, Peterlongo e Georges Aubert. O cenário - rodeado por colinas e parreiras, além de arquiteturas típicas européias - remete à região francesa de Champagne e funciona como um cartão de visitas para conhecer as fábricas da glamourosa bebida. Os tours guiados apresentam os setores de produção e de elaboração do produto, terminando sempre com degustação e, obviamente, na compra de algumas garrafas.  

Brinde: Melhores espumantes do Brasil são produzidos aqui!<br>
Brinde: Melhores espumantes do Brasil são produzidos aqui!
Foto: Carlos Ben - Prefeitura de Garibaldi
Os verbos comer, beber e comprar, aliás, são os mais conjugados na região. Como resistir ao salame de javali e aos variados queijos artesanais, perfeitos para acompanhar os espumantes que já estão na mala? Aproveite o embalo para comprar, com desconto, saca-rolhas, petisqueiras, baldes para garrafas e talheres em aço inoxidável diretamente da fábrica da Tramontina, que fica nos arredores, na cidade de Carlos Barbosa.
  

Roteiro Histórico apresenta construções antigas, igrejas e museus

Para praticar algumas ações típicas de uma só vez, embarque na maria-fumaça que parte de Bento Gonçalves, a 16 quilômetros. O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação de origem e termina na cidade vizinha de Carlos Barbosa - uma parada estratégica é feita em Garibaldi, com muita  música e brindes de champagne. A viagem dura cerca de duas horas e é animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões.

De volta à cidade, faça o Roteiro Histórico. Trata-se de uma caminhada pelo Centro para apreciar as construções do início do século 20, com influências européias. Entre elas estão a mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz e o Museu Municipal, com objetos dos imigrantes. O tour pode ser feito também em um caminhão adaptado.  

Além do inverno, quando as baixas temperaturas tornam clássicas as viagens pelas serras gaúchas, programe uma visita à região entre os meses de setembro e outubro de um ano ímpar. No período acontece a Fenachamp - Festa Nacional do Champanha -, com exposições de produtos, feiras, cursos de degustação e shows. Na capital brasileira do espumante, o passeio só pode mesmo terminar em festa!

Mais informações sobre Garibaldi

DDD 54

Informações turísticas
Centro de Informações Turísticas
Rodovia RST-470, Km 228
Tel: 3464-0796

Distâncias
Porto Alegre: 115 km - acesso pela BR-116, RS-240, RS-122, RS-446 e RST-470
Bento Gonçalves: 15 km - acesso pela RST-470
Caxias do Sul: 45 km - acesso pela RST-453

http://www.garibaldi.rs.gov.br

Endereços
Georges Aubert
Av. Independência, 1279 - Cairu
Tel: 3462-1155
http://www.georgesaubert.com.br

Chandon
RS-470, Km 224,5 (direção Bento Gonçalves)
Tel: 3462-2499
http://www.chandon.com.br

Peterlongo
R. Manuel Peterlongo, 216
Tel: 3462-1355
http://www.peterlongo.com.br

Cooperativa Vinícola Garibaldi
Av. Independência, 845
Tel: 3464-8100
http://www.vinicolagaribaldi.com.br