A apenas sete quilômetros de distância de Gramado, a pequena Canela não tem a badalação da ilustre vizinha, mas acolhe uma natureza intocada e repleta de belezas. São dezenas de parques apinhados de araucárias que oferecem atividades para todos os estilos de visitantes: dos contemplativos aos aventureiros. Algumas atrações reúnem as duas tribos, como a cascata do Caracol, no parque de mesmo nome. Com 130 metros de queda, é apreciada tanto em um tranquilo passeio de bondinho aéreo quanto em uma caminhada que culmina com uma escadaria de mais de 900 degraus.

Alpen Park tem tirolesa e pista de trenó em meio a montanhas e cachoeiras


Na volta das reservas naturais vale a pena fazer uma parada no Castelinho Caracol. A bela construção em estilo enxaimel abriga um pequeno museu histórico, mas a principal atração é o apfelstrudel (torta de maçã), servido com creme de nata ou sorvete, acompanhado por chá de maçã ou chocolate quente.

Para quem viaja com as crianças, o programa inclui ainda uma visita ao Mundo a Vapor, com miniaturas que reproduzem os processos industriais; e ao Alpen Park, com tirolesa e pista de trenó em meio às montanhas, com direito a curvas acentuadas e muita adrenalina.

Charme: Bonecas de pano enfeitam lojas e fachadas <br>
Charme: Bonecas de pano enfeitam lojas e fachadas
Foto: Aníbal Tonelotto, Fotógrafo IFPO
Ao circular pelo Centro da cidade, tomado por casinhas que mais parecem de bonecas, não deixe de reparar no charme das varandas, decoradas com cortinas coloridas e bichinhos de pano. 

Caso o passeio aconteça no inverno, em especial no mês de junho, fique atento à programação do emocionante Festival Internacional de Teatro de Bonecos - além dos espetáculos fechados, há apresentações gratuitas em praças e ruas. 

Já no final do ano, o Sonho de Natal colore e ilumina cada cantinho de Canela com decoração especial, paradas e shows.

Descobrindo Canela Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida