Bastante frequentada pelos empresários do ramo de agronegócios, Cuiabá oferece boa infraestrutura de serviços e de hospedagens. Quem sai ganhando são os turistas que fazem da capital mato-grossense a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.

Palácio da Instrução: Espaço abriga o Museu Histórico e a Biblioteca -
Palácio da Instrução: Espaço abriga o Museu Histórico e a Biblioteca - Foto: Ana Claudia

Casa do Artesão reúne trabalhos típicos produzidos em todo o estado

Independente do motivo da viagem, é obrigatório conhecer alguns bons restaurantes da cidade. Entre eles estão os estrelados Al Manzul, um dos melhores de cozinha árabe do Brasil; e o Mahalo, sofisticado em todos os estilos - do ambiente ao cardápio contemporâneo.

Na hora de saborear as delícias típicas pantaneiras, siga para as peixarias Biba's e Lélis. Os carros-chefe são os rodízios de peixes, que trazem mojica de pintado (um ensopado à base de mandioca), pintado à milanesa e grelhado, e costela de pacu frita, conhecida como ventrecha. Os acompanhamentos não poderiam ser mais perfeitos: pirão, farofa de banana, salada e arroz. Encerre os trabalhos degustando o furundu, um docinho tradicional de Cuiabá feito com mamão verde, rapadura e canela.

Para fazer a digestão, siga para a Casa do Artesão, um casarão de 1910 dividido em salas para a venda de artesanato de todo o estado. Em cada ambiente, uma temática - de cerâmica a licores caseiros, passando por tecelagem, artefatos indígenas e doces. Já os trabalhos indígenas são encontrados na lojinha da Funai. Há peças de tribos variadas, como Xavante, Karajá e Pataxó, além das 16 etnias do Parque do Xingu. Merecem destaques os colares, as cestas, as bolsas de palha, e os chocalhos.

Vale ressaltar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do país, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Não deixe de trazer roupas leves e, no caso de esticar a viagem até o Pantanal, tome vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.

Mais informações sobre Cuiabá

DDD 65

Informações turísticas
Tel: 3613-9300

Distâncias
Campo Grande: 694 km - acesso pela BR-163

http://www.cuiaba.mt.gov.br

Endereços
Loinha da Funai
R. Pedro Celestino, 301
Tel: 3623-1675

Casa do Artesão
R. 13 de Junho, 315 (esquina com Av. Senador Metello) - Porto
Tel: 3322-2047

Restaurante Al Manzul
Loteamento Cachoeira das Garças, s/n - Coxipó
Tel: 3663-2237

Restaurante Mahalo
R. Presidente Castelo Branco, 359 - Quilombo
Tel: 3028-7700

Biba's Peixaria
R. General João Severiano da Fonseca, 508 - Araés
Tel: 3322-317