Banhada pelos rios Cuiabá e Paraguai, Poconé é o principal acesso para a lendária estrada Transpantaneira. A larga via de terra, que termina em Porto Jofre, tem 149 quilômetros de extensão salpicados por hotéis, pousadas, pontes de madeira - são mais de cem - e muitos animais típicos. 

Festa de São Sebastião anima a cidade no mês de junho

A regra número um para quem viaja é transitar em velocidade baixa. Os motivos são nobres: apreciar a paisagem emoldurada pelo rio Cuiabá e evitar o atropelamento de animais como veados, capivaras, jacarés, tuiuiús, garças e tamanduás. 

A melhor época para desbravar a Transpantaneira é entre os meses de maio e setembro, período de seca, quando os bichos ficam próximos às lagoas. 

Já na cheia, alguns trechos se tornam intransitáveis e não tem cascalho que dê jeito.  Antes de pegar a estrada, circule pelo colorido centro histórico de Poconé, com casario colonial.

Entardecer no Pantanal: Paisagem clássica sempre encanta!<br>
Entardecer no Pantanal: Paisagem clássica sempre encanta!
Foto: Gerson
No mês de junho, a cidade é uma festa só em comemoração ao dia de São Sebastião. Na programação estão as tradicionais Cavalhadas - encenações medievais com direito a armaduras e bandeieras coloridas - e apresentações dos Mascarados, grupos de danças folclóricas inspiradas nos rituais indígenas.

Mais informações sobre Poconé

DDD 65

Distância de Cuiabá
108 km - acesso peal BR-070 e MT-060 (Transpantaneira)

http://www.pmpocone.com.br