Não faz muito tempo que as belezas naturais de Carrancas começaram a entrar, timidamente, no circuito turístico. Descoberta pelos adeptos do ecoturismo que circulavam pelos arredores de Tiradentes, a típica cidadezinha do interior mineiro guarda dezenas de cachoeiras, poços e grutas de tirar o fôlego.

Cachoeira da Fumaça: Queda é uma das mais belas da região<br>
Cachoeira da Fumaça: Queda é uma das mais belas da região
Foto: Markito - Embratur

Cachoeira da Zilda tem cânions, cascatas, poço e escorrega de 15 metros

Cercada por serras e vegetação de cerrado, Carrancas é uma agradável surpresa. Além dos atrativos, tem boa infraestrutura de hospedagem e restaurantes caseiros; um centrinho agradável com direito a igreja e pracinha onde os senhores proseiam no final do dia; e um calendário de eventos repleto de manifestações culturais e religiosas - são Congadas, Folias de Reis e festejos em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. O Carnaval, porém, é comemorado 15 dias antes da data oficial, uma vez que no período da folia a cidade promove uma espécie de retiro espiritual.

Com ou sem festa, é fundamental fazer um roteiro para curtir todas as atrações, que ficam, no máximo, a 12 quilômetros da cidade, mas com acessos por estradas de terra nem sempre em boas condições. Para facilitar a vida dos turistas foram criados alguns complexos, como o da Zilda, que reúne a cascata formada por diversas quedas - entre elas, um escorrega de 15 metros -, poço para banho e cânion. O roteiro da Toca leva ao belo poço do Coração e à gruta da Toca; enquanto o da Ponte, próximo à cidade, apresenta os poços Tira-Prosa e da Canoa e a cachoeira do Moinho.

Não deixe de admirar a cachoeira da Fumaça, cartão-postal da região, com 22 metros de queda e uma extensa cortina de água. Apesar da piscina formada, não mergulhe ali - as águas são poluídas. Seguindo pela mesma estrada, chega-se à cachoeira da Serrinha, com três bonitas quedas; e ao poço da Esmeralda. Os fãs da cavalgada devem incluir a atividade no programa. Os passeios duram cerca de três horas e descortinam paisagens surpreendentes.

Mais informações sobre Carrancas

DDD 35

Informações turísticas
Tel: 3327-1315

Distâncias
Belo Horizonte: 287 km - acesso pela rodovia Fernão Dias (até entrada para Lavras) e BR-265
São João del Rei: 79 km - acesso pela BR-265

http://www.carrancas.com.br