Gianni Oliveira
tem 42 anos, mora em Divinópolis, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Arraial d'Ajuda, meu cantinho de sossego!
Arraial D'Ajuda Esteve lá com a família em Outubro/2015 e achou Muito bom

Arraial d Ajuda é o destino certo para quem gosta de sossego com um toque rústico e charmoso. Para se chegar em Arraial, deve-se fazer a travessia de balsa pelo Rio Buranhém. Do aeroporto de Porto Seguro até a balsa, um táxi cobra em média R$ 35,00. Na balsa, paga-se para ir (Porto Seguro para Arraial) e não paga ao voltar (Arraial para Porto Seguro - carros pagam para ir e vir). Descendo em Arraial, tem várias vans, ônibus e táxis que vão para o centro, para as praias e também para Trancoso. 


O centro de Arraial é um charme: a praça da Igreja de Nossa Senhora d Ajuda (o primeiro Santuário Mariano do Brasil), rodeada por casinhas coloridas (lojinhas de artesanato, sorveterias...) e o mirante atrás da igreja, com uma visão estonteante... e ainda pode amarrar uma fitinha e fazer um pedido! A Bróduei, uma rua com lojinhas. A Rua do Mucugê, considerada a mais charmosa do Brasil, com suas lojinhas e restaurantes (a maioria abre à partir de 16 horas), o ponto forte é à noite: gastronomia diversificada, lojinhas charmosas, casas de show, o Beco das Cores... imperdível! Restaurante que indico para um ótimo almoço: Portinha, no shopping Arraial d?Ajuda, na Rua do Mucugê. Ótima comida, ambiente agradável e bom atendimento. Não abre à noite. Tem um bom supermercado, Cambuí.

Hospedagem: oferece hospedagem desde a estrada da balsa (ponta do Apaga Fogo até a Praia dos Pescadores), centro e orla sul (Praias de Mucugê, Parracho e Pitinga), para todos os gostos e bolsos.
Dica: os hotéis na estrada da balsa que não são pé na areia (beira-mar) podem deixar a desejar quanto ao acesso à praia. O Hotel Santa Fé não é pé na areia, mas é o único com bom acesso à praia, pois a pousada em frente (Canto D Alvorada) oferece a passagem aos hóspedes e, logo ao lado tem um caminho para a praia de Araçaípe. Nos hotéis do centro a praia mais próxima é a de Mucugê (tem que descer uma ladeira). Na Rua do Mucugê tem alguns hotéis, mas a maioria fica bem no meio do movimento, que acontece principalmente à noite. A Alameda dos Flamboyants é um local tranquilo e os hotéis são um charme, além de ficar bem próximo do centro e da Rua do Mucugê.

Minha experiência de hotéis em Arraial:
Mar Paraíso Resort: Pé na areia (frente ao mar), na praia do Mucugê. Espaços externos e jardins muito bonitos e bem cuidados, a piscina é linda, bom atendimento, funcionários atenciosos, bom café da manhã, bom enxoval, boa limpeza, muito confortável, ambiente familiar e muito tranquilo. Mas não é resort, a estrutura é de um hotel confortável.
Pousada Ancoradouro: Fica na estrada da balsa, na praia do Apaga Fogo, a 500 metros da balsa. Espaços externos e jardins bem cuidados, bonitos e aconchegantes, boa piscina, mas é de adulto, não tem piscina infantil, bom atendimento, funcionários atenciosos, café da manhã básico, enxoval básico, quartos precisando de manutenção (tive problemas no quarto), ambiente familiar e tranquilo. Pousada simples. Achei o acesso à praia ruim.
Praias: as praias de Arraial são lindas, mar calmo, águas mornas e limpas, natureza exuberante.
Nota: Arraial não tem acesso fácil às praias. Na estrada da balsa, encontram-se alguns caminhos estreitos de acesso à praia: um na Ponta do Apaga Fogo (ruim), outro na Praia de Araçaípe e outro na Praia dos Pescadores, próximo ao Eco Parque. Na praia da Pitinga costumam cobrar estacionamento. A praia de Mucugê é a que tem o acesso mais fácil, é só descer a ladeira da Rua do Mucugê. Uma boa pedida para quem gosta de caminhar (muito) é ir conhecendo as praias, desde Apaga Fogo até Taípe. Tem vans que saem da balsa e passam pelo centro que vão para as praias.
Apaga Fogo: a primeira praia de Arraial (onde fica o Eco Resort), mar calmo, mas tem um pouco de influência do Rio e muitas pedras. Bem na ponta tem uma praia de água doce e uma vista bonita do rio.
Araçaípe: mar calmo na maré baixa, bem familiar e tranquila. Mar um pouco agitado e pequena faixa de areia na maré alta. Na minha opinião a melhor praia. Pescadores: mar calmo e bem tranquila. Ficam uns barquinhos de pescadores.
Mucugê: a mais frequentada, por ter barracas e serviços de praia, mas é tranquila, mar calmo. Parracho: tranquila e point da galera jovem.
Pitinga: a mais badalada. Tem barracas e serviços de praia. As falésias dão o charme. Tranquila.
Taípe: a mais selvagem, mar aberto com ondas e falésias. Faz divisa com Trancoso.
Nota: As praias de Apaga Fogo até Pitinga, formam piscinas naturais na maré baixa devido à barreira de coral natural existente na costa.
Tem muitas opções de passeios pela região. Os hotéis disponibilizam as informações.
Para conhecer tudo com mais tranquilidade, vale a pena alugar um carro, em média R$ 80,00 a diária, mas também dá para passear de ônibus ou vans.
No mais é continuar descobrindo os encantos dessa terra abençoada!

65 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil