Johnny Cardoso
já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Porto Seguro e Arraial D'Ajuda - Lugar pra morar e aproveitar cada instante
Arraial D'Ajuda Esteve lá com a família em Agosto/2016 e achou Excelente!

Nossa viagem a Porto Seguro-BA, foi programada em Maio de 2016.
Partida em 01 de Agosto (segunda-feira) com retorno em 6 de Agosto (sábado), tendo em vista os custos de passagem aérea.
Após pesquisar por roteiros na região, montamos nosso roteiro, o qual não deu pra seguir a risca, tendo em vista a mudança no clima. Optamos por locar um veículo pela Jamcos, com o Nilton (whattsapp-73 8832-3203) que foi muito atencioso e com o menor preço de diária.

Dois adultos e uma criança de 4 anos.
Principais gastos na nossa viagem:

1050,00 hotel
1282,70 passagens aéreas
330,00 aluguel de carro
17,90 balsa - De Porto Seguro para Arraial, paga o veículo e cada pessoa. No retorno só paga o veículo.
85,00 combustível - Rodamos cerca de 350km no período
94,00 almoço praia dos espelhos
87,20 jantar Rua Mucugê
75,00 placa carro, perdida.
90,00 almoço Coroa Vermelha
31,90 lanche Passarela Álcool
82,00 almoço Praia Mucugê
79,09 jantar Rua Mucugê
20,00 cerveja/ caipirinha
77,00 almoço Praia Mucugê
130,00 entradas Ilha dos Aquários. Crianças até 10 anos não paga.
10,00 estacionamento
34,00 lanche Ilha dos Aquários

Tivemos um gasto total de R$4.152,00 para os cinco dias de viagem, incluindo lembrancinhas, uma rede, tapetes, sorvetes e outras quinquilharias. Não esbanjamos, mas não ficamos nos privando de aproveitar. Daria pra economizar mais, do hotel aos restaurantes.

Dia 01 de Agosto-Partindo de Navegantes-SC, às 12:05hs, com sol, fizemos conexão em Viracopos-Campinas e desembarcamos em Porto Seguro-BA as 18:05hs, debaixo do maior toró. O Nilton nos aguardava com uma placa da locadora. Uma rápida inspeção no GolG6, assinatura do contrato de locação e pagamento e, atravessando a balsa, fomos para Arraial D'Ajuda, na Pousada Maria Pitanga - http://www.pousadamariapitanga.com.br. Todo o staff da Pousada é simpático, atencioso e educado. Feito o Check-In, debaixo de guarda chuvas, fomos jantar na Rua do Mucugê.

Dia 02 de Agosto-Café delicioso e farto na Pousada, ao som da chuva que persistiu por toda a noite anterior. Decidimos ir para o Quadrado, no centrinho de Trancoso. Lá chegando, fomos abordados por um garoto uniformizado com jaleco de setor de Informações, que disse que o as lojinhas do Quadrados somente abririam após as 15 horas, sugerindo que ficássemos num bar da praia até esse horário. Obviamente, optamos por rodas até as praias dos Espelhos, antecipando nosso roteiro. São 26km de estrada de terra, com muitos buracos e depressões inundadas pela água das chuvas torrenciais. Perdemos a placa dianteira do carro e até desbalanceou a ventoinha com a lama abundante. Mas chegamos e, apesar do mau tempo inicial, o sol, ainda que timidamente, apareceu. É uma bela região, mas com o tempo ruim, só havia dois restaurantes abertos. Optamos pelo Restaurante Oribá e pedimos um petisco de isca de peixe, onde o peixe estava saboroso mas o empanado dele (farinha) estava com gosto horrível, de óleo velho.
Retornamos ao Quadrado, lá pelas 16hs, com tempo fechado, chuviscando eventualmente. Casas e lojinhas fechadas, em sua maioria. A igreja também estava fechada. O lugar é lindo. Voltamos para Arraial D'Ajuda e fomos jantar na rua do Mucugê, sempre imperdível e romântica.

Dia 03 de Agosto-Café sempre espetacular na Pousada Maria Pitanga, incluindo uma deliciosa tapioca (dia sim, dia não). Fomos para Santa Cruz de Cabrália, no monumento do descobrimento, passando pela feirinha de artesanato indígena, paralela à praia, onde nos instalamos na Cabana do Alemão Catarinense, em Coroa Vermelha, muito simpático e receptivo, bem como a garçonete Aline, uma simpática ímpar, que brincava e dava toda atenção ao nosso filho, inclusive. Bons preços em tudo com um bom papo, que recomendamos. Passamos o dia e, ao final da tarde, fomos ao centro de Porto Seguro, na passarela do Álcool. Fizemos um lanche ali pela praça central. Certamente eles não conhecem os lanches de Santa Catarina, pra acharem que seus lanches são bem servidos, mas não é tão ruim assim.

Dia 04 de Agosto-Café reforçado e, tínhamos decidido ir a praia de Santo André, mas após conversar com outra hóspede, optamos por ir conhecer a praia do Mucugê, pela tranquilidade para nosso filho. Praia espetacular. Ficamos na barraca Lumiar, onde podíamos apreciar a vista maravilhosa proporcionada pela maré vazante da parte da manhã, formando piscinas naturais espetaculares, recuando o mar em cerca de 150 metros. É possível seguir pela areia até a praia de Pitinga e do Parracho, igualmente linda e atrativas. Um petisco muito saboroso e meu filho tirou aquela soneca, à tarde, na cama disposta na areia, com cobertura de piaçava. fim de tarde, voltamos para a Pousada, onde aproveitamos um pouco da piscina e tomamos um chá da tarde, com bolo, oferecido por eles, muito gostoso. A noite, fomos para a Rua do Mucugê e passeamos pela praça, onde ouve-se boa música e com boas opções de jantar ou lanches. As lojas em toda a rua, proporcionam produtos de excelente qualidade com preços variáveis.

Dia 05 de Agosto-Ahhhh, o café da Pousada...dá um UP para aguentar o pique até o almoço. E lá fomos nós, de volta a praia do Mucugê. Não que não haja outras opções mas optamos por essa, privilegiando a união familiar. Tem passeios de chalana, do Recife de fora, e outros, mas toma muito tempo de traslado e preferimos algo mais tranquilo, até por conta do tempo, que hora estava nublado, hora abria o sol.
Nosso objetivo era a mesma barraca, a Lumiar, mas fomos pescados pelo Jan da Bahia, da barraca ao lado, muito simpático e cativante, com um proposta irrecusável de uma caipira de brinde e acabei cedendo. Passados uns 10 minutos, a barraca Lumiar, ao lado ainda era mais atrativa e optei por pagar a caipira e mudar o destino. Fim do dia, voltamos à pousada para apreciar o chá da tarde, descansar um pouco para a noite. Fomos para a Ilha dos Aquários. Comprei ingresso, em cash somente, na agência TripTur, na Rua do Mucugê, próximo da agência da Caixa Econômica Federal. Deixamos o carro num estacionamento próximo da balsa (lado de Arraial) e pegamos um barco para a Ilha. É interessante pois dispõem de aquários com peixes (tubarão lixa, arraias, morea, etc.) Um show com um biólogo num dos aquários com os tubarões, não impressiona tanto, mas estava valendo. Adoramos o show teatral com encenação dos piratas, entretendo a criançada e seus pais. Há algumas opções de lanches e petiscos nos bares e na arena central, um palco com shows que varam a madrugada, lotada pelos locais e turistas. Lá pelas 23horas retornamos a pousada, descansando para o retorno a vida normal.

69 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil