Esdras Paiva
já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Morro de São Paulo - Dicas sobre como chegar e sair de Morro e passeios
Morro de São Paulo Esteve lá sozinho em Maio/2018 e achou Muito bom

Fui para Morro durante a crise dos combustíveis em 2018 (28/5 a 01/6). Ao chegar no aeroporto, descobri que apenas a Cassi Turismo realizava o transporte para lá. Como não queria ficar me preocupando com transporte, acabei fechando com eles, que me disseram que estavam realizando apenas o semiterrestre, pois o catamarã direto para Morro estava suspenso por conta dos ventos (mar agitado). 


Eles nos levaram para a agência da Cassi perto do terminal marítimo e ficamos esperando lá por umas 3 horas até pegar a balsa que ia para Itacaré (mais uma espera). De lá, pegamos o ônibus que nos levou até Valença para pegarmos a lancha e, na estrada, pegamos uma manifestação pequena (durou uns 20 minutos). A viagem toda até Morro durou umas 10 horas (!). 

Na volta, fui de Catamarã direto de Morro para Salvador, a viagem durou 2 horas e 15 minutos, suuuuper tranquila, rápida. E se você não comeu muito ou algo pesado, é super sensível num barco, e dá o azar de pegar o mar superagitado (traduzindo: vá por este transporte) é o melhor meio de transporte entre Salvador e Morro. 

Recomendo não fazer o semiterrestre, a menos que você goste de ficar horas se locomovendo, tendo dor de cabeça com a enrolação que as transportadoras realizam com você (ela faz esperar em diversos trechos do percurso até eles completarem as vagas para realizar o transporte, pois assim ganham mais).

Resumindo: vá do aeroporto para o terminal marítimo de Uber pool ou rache com pessoas que tb vão para lá, paguei 15 reais o percurso com 2 pessoas. Lá, pague e pegue um barco direto para Morro (além dos oficiais, parece que tem uns barcos paralelos. Você gasta 96 reais e chega em 2 horas) e pronto. 

Nos passeios, recomendo você fazer primeiro a volta à ilha (de lancha - 130 reais), pois este passeio te dá uma visão geral de morro de são Paulo. Depois, você escolhe os melhores lugares para ficar mais tempo. 

Recomendo também, caso esteja na estação chuvosa, que você faça o passeio para Garapuava de jipe (uns 40 minutos), é bem legal, aventura e você atravessa rios, manguezais e áreas alagadas (custa uns 60 reais).

Sobre a época, fui na chuvosa (começa em abril e vai até início de setembro), não recomendo, a água do mar fica muito turva e venta muito. Se puder, vá em outubro, pois ainda não tem muuuitas pessoas, os preços não estão absurdamente altos, as chuvas já pararam (termina em agosto/começo de setembro) e a temperatura não está excessivamente quente.

Não viaje na alta temporada (meio de dezembro a março), tem excesso de gente, preços muuuuito altos, as atrações naturais estão lotadas, etc, pelo menos foi isso que os moradores/trabalhadores de lá me passaram de recomendação.

105 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil