Bruno
tem 64 anos, mora em Rio, já enviou 1 dica, já publicou 3 fotos

Minhas Fotos (3)

Ilha de Marajó (3)
  • Perto da Pousada
    Ilha de Marajó
  • Fazenda de Búfalos
    Ilha de Marajó
  • Salvaterra
    Ilha de Marajó

Minhas Dicas (1)

Vale a pena!
Ilha de Marajó Esteve lá a dois em Abril/2009 e achou Muito bom

Indo a Belém, não deixe de visitar a Ilha de Marajó. Na verdade trata-se de um imenso arquipélago, e a parte que o turista visita é restrita, apenas um pedacinho da costa voltada para Belém. Mas vale a pena ! Não há uma estrutura de turismo consolidada, e por isso o lugar ainda é relativamente virgem. As praias não são lindas como as do nordeste, a água é barrenta, o que causa um certo desconforto, mas o banho é delicioso, de água doce. E a caminhada pela praia revela encantos inesperados para os acostumados com as praias oceânicas do Rio.

Recomendo a pousada dos Guarás, com acomodações em chalés charmosos onde se dorme escutando o marulhar do rio. Está na internet, é só digitar o nome. Os melhores são os apartamentos 202 e 203, pode acreditar. A praia na frente é aprazível, gostosa, boa de caminhar. Não deixe de levar protetor solar, repelente e, se não gosta de ar condicionado, como nós, tenha alguma coisa para afastar os pernilongos durante a noite. E água, muita água. Os passeios que a pousada oferece no pacote valem a pena. O passeio de barco no igarapé e a fazenda de búfalos são imperdíveis. Pode-se ir por conta própria, a partir de Belém, basta pegar a balsa até Camará e lá tomar uma van até a pousada, são cerca de 30km.

Mas recomendo que tudo seja arranjado antes com a pousada, num pacote, eles levam e trazem os hóspedes do hotel em Belém e da pousada até os respectivos portos. Vale a pena ficar uns dias lá. Nós íamos passar três dias, acabamos ficando um a mais, só pra não fazer nada, na rede, ouvindo o rio marolar na praia. Vale uma caminhada até a vila de Salvaterra, cerca de 1km da pousada, localidade onde o tempo deve passar devagar, ao ritmo da chuva que vem e que vai.

O único ponto triste é o lixo que a maré do rio traz atá a praia, muita garrafa pet, embalagem de margarina e frasco plástico de óleo. Dá para imaginar os pescadores atirando tudo no rio, em vez de levar sacos de lixo nos barcos. Aparentemente não há consciência em relação à importância da preservação do meio ambiente. Esse é um trabalho enorme a ser feito por lá. Apesar disso, é um excelente passeio!

364 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil