Rosana
tem 36 anos, mora em Brasília, já enviou 1 dica

Minhas Dicas (1)

Minha experiência em Pirenópolis
Pirenópolis Esteve lá a dois em Novembro/2010 e achou Muito bom

Fui a pirenopolis em novembro/2010, sem agência de viagens e tendo apenas uma breve idéia do que me aguardava para aquelas bandas. Partindo de Brasília via BR-060, à época a pista estava excelente. não tivemos suspresas.

A cidade é pequena e aconchegante, por termos ido em baixa temporada (em novembro, no meio da semana) eramos uns dos pouquissimos turistas na cidade, o que nos deu a oportunidade de conhecer aspectos que não podem ser percebidos no meio da muvuca dos dias de cheia turistas.

Você pode dar a volta na cidade inteira em menos de 10 minutos, suas ruas são de baixa velocidade e todas interligadas entre sí, o transito praticamente inexiste em baixa temporada.

Hospedagem:
Dentro da cidade existem muitas pousadas, pois é o turismo a vocação desta cidade. Existem hotéis-fazenda que ficam bem longe do centro, que só valem a pena se você tiver interesse em ficar por lá mesmo durante a maior parte da sua estada. Se você quer passear muito, pode sofrer com essa distância; Se estiver indo em alta emporada e quer distância da bagunça, talvez seja o ideal. Fiquei hospedada no Rancho do Ralf, que é bem no miolo da cidade. Possui chalés separados, bem estruturados, um café da manhã bastante satisfatório e nos forneceram prontamente dicas de passeio.

Existe também o SESC, que não fica no centro da cidade mas isso não faz muita diferença, dado que a distância não é tão grande assim. Visitei o local e é um ambiente bom, com muitas piscinas, gramado e arborizado, muito bem cuidado. Pretendo me hospedar lá em uma próxima visita.

Apoio ao turista:
Existem agências de turismo na área central da cidade e são fáceis de encontrar. Fornecem passeios que custam de 40 a 200 reais por pessoas, mas dá para negociar. A cidade é bem provida de placas explicativas, inclusive em inglês. Pirenopolis possui um guia da cidade em inglês e português com mapas, atrações turisticas, explicações e telefones uteis. Com esse guia, você faz e acontece. Tem praticamente TUDO o que um turista precisa. Você consegue ele em qualquer canto.

Passeios:
Existem muitas opções de passeio a cachoeiras, ecoturismo e turismo de aventura. a Reserva Vagafogo é a opção mais próxima da cidade. As agências pedem 40 reais neste passeio, mas se você estiver de carro e não for tão medroso, saiba que é muito tranquilo chegar lá por conta própia. No caminho talvez você consiga observar um pouco da fauna local - como siriemas. O passeio na trilha custa apenas 10 reais, e vale muito a pena. É lindo, a trilha é segura e por ser bem arborizado e fresquinho, não te deixa exaurido apesar de ser bem longo. Lá também é oferecido tirolesa, rapel e arvorismo. Infelizmente não pude fazer porque não havia o numero mínimo de pessoas, de umas 8 pessoas - concluí então que é interessante viajar fora de temporada, mas levando um grupo.

Para passeios mais distantes, como aqueles que ficam a 30km, 50km, é mais interessante comprar o passeio na agencia turística, pois eles te levam na van deles. Ir por conta própria é muito incômodo, pois as pistas que levam a estes passeios são extremamente irregulares, cheias de pedras que podem danificar seu carro e acabar com sua viagem. Vá por conta própria no máximo até engenho velho ? ir além por conta própria é contraproducente, você se estressa mais do que curte.
É possível conseguir passeios a cavalo ? eu consegui um passeio com Orimar (9297-4231), que nos levou a um passeio com 2 guias e cavalos muito mansos.
O boiacross é outro passeio maravilhoso, descendo o rio das almas em cima de uma bóia, com guia. Basta perguntar em qualquer agência de turismo. Super recomendo.

Pontos turísticos:
São todos muito acessíveis, com destaque para a igreja. Com o guia, você consegue visitar todos. Nos fins de semana, existe a feira que acontece na praça central. Não deixe de comprar um dos belos souvenires feitos com as pedras locais. São lindos.

Comida:
Existem muitos bons restaurantes por lá, mas o ponto alto é a rua central depois das 6 da tarde: A rua inteira é fechada para veículos e vira uma grande praça de alimentação, com mesinhas do lado de fora dos restaurantes, que são a coisa mais lindinha do mundo.

305 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil