Viagem e Viagem
tem 49 anos, mora em NITEROI, já enviou 20 dicas, já enviou 1 foto

Minhas Fotos (1)

Praia do Forte (1)
  • Complexo Costa do Sauípe
    Praia do Forte

Minhas Dicas (20)

Rio de Janeiro (19), Costa do Sauípe (1)
Fundaçăo Eva Klabin - Mais de Duas Mil Peças
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Junho/2015 e achou Muito bom

É um museu que abriga a coleção reunida por Eva Klabin (1903-1991), uma das maiores coleções de arte clássica do Brasil, como esculturas, pinturas, tapeçarias, cheio de obras e peças que Eva Klabin comprou em suas viagens pelo mundo. Contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao 

7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Praia Vermelha - Pequena Praia
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Maio/2015 e achou Muito bom

é uma pequena praia (200 metros) e seu mar é profundo. Entre o morro da Urca e o morro da Babilônia. Do seu lado esquerdo está o início da pista Claudio Coutinho, e do lado direito está o complexo do Círculo Militar da Praia Vermelha. Tem uma linda vista do Pão de Açúcar.

O nome de Praia Vermelha deve-se ao tom avermelhado que pode ser observar no final do dia, devido ao reflexo do sol nos cristais rosas da areia grossa.

Ao seu redor, estão inúmeros pontos turísticos, como a estátua de Chopin, o Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, o Monumento aos mortos na Intentona Comunista. A praia está em área militar sendo ali localizados o IME, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Guerra Naval (EGN).

http://viagemeviagem.com.br/praia-vermelha-rio-de-janeiro/

15 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Quinta da Boa Vista - Palácio Imperial
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Abril/2015 e achou Muito bom

Possui mais de 150.000 m2 e tem muita área verde, palmeiras enormes e lindas, tem vários lagos que podem andar de pedalinho. Têm áreas gramadas, bom para um piquenique.Tem um coreto com vista para o lago.

Fica no Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão (também chamado cronologicamente de Paço de São Cristóvão (1803-1809), Palácio Real (1810-1821), Palácio Imperial (1822-1889) e atualmente também como Palácio de São Cristóvão). Já foi residência de Dom João VI.Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro)4Há uma pista para caminhadas e corridas que cobre todo o parque e é boa para andar de bicicleta. Opção de andar de barco a remo.
http://viagemeviagem.com.br/quinta-da-boa-vista-rio-de-janeiro/

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro - Belos azulejos portugueses
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Excelente!

Também chamada de Igreja da Glória, fica no alto do morro da Glória ou Outeiro. Foi construída entre 1714 e concluída em 1739. Igreja que a família Real gostava de ir. É toda decorada com azulejos portugueses em tons de azul e branco. Os azulejos vieram diretamente de Portugal e é atribuída ao lendário Mestre! Valentim de Almeida.
http://viagemeviagem.com.br/igreja-de-nossa-senhora-da-gloria-do-outeiro-rio-de-janeiro/

6 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Museu de Arte Moderna - Com cerca de 11 mil obras de artistas consagrados
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

Foi inaugurado em 1948, obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy. É um prédio modernista, com 130 m de comprimento e 25 m de largura. Fica no parque do aterro do Flamengo, entre o aeroporto Santos Dumont e o monumento aos Pracinhas, possui 2 andares e tem exposições permanentes de sua coleção própria, com artistas nacionais de renome. Com cerca de 11 mil obras de artistas consagrados, dispõe de esculturas e pinturas de artistas de renome internacional,
http://viagemeviagem.com.br/museu-de-arte-moderna-rio-de-janeiro/

4 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Centro de Tradiçőes Nordestinas (Feira de Săo Cristóvăo) - O Nordeste no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Bom

Feira de São Cristovão, também chamada de Feira de Tradições Nordestinas ou Feira dos Paraíbas ou Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, fica perto a rodoviária e ocupa um espaço de 34000 m² em formato de arena e é um local com decoração nordestina, quase 700 barracas e lojas, onde tem vários restaurantes especializado em cozinha nordestina e norte, feiras e 2 palcos onde são apresentadas bandas de forro, maxixe, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu, boleros, reggae, funk, pagode,brega, tecno e outras do gênero, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)8duelo de repentistas que brincam com os visitantes, leitura de cordéis, shows de marionetes e de gaiteiros vestidos de cangaceiros.Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)13Têm estúdios para tirar fotografias com roupa de cangaceiro (média de R$10,00 a foto). Em certas épocas têm apresentações de quadrilhas juninas, bloco de carnaval e outras.

Nos restaurante e bares, alguns com ar condicionado, karaokê e espaço para dançar, os pratos são bem servidos e baratos. Tem lanches típicos, tapiocas salgadas e doces, suco da região, sorvetes e picolés de frutas regionais (cupuaçu, seriguela, açaí e paçoca), carne de sol com macaxeira, Feira de São Cristovão (Rio de Janeiro)18aipim cozido regado com manteiga de garrafa, baião de dois, farofas, paçoca, coxão de moça, azeite de dendê,buchada de bode, rapadura, escondidinho de carne, galinha caipira, queijo de coalho, queijo coalho no espeto, salsichão, sarapatel, galinhada, mocotó, moqueca, caldos (sururu), vaca atolada, feijão tropeiro, cará, molho a campanha, canjica, quebra-queixo, pastel de camarão, guaraná jesus. Tem barracas de caipifrutas com caipirinha de caju e licor de banana. Destacam-se a Barraca da Chiquita, Barraca Neyde e Cristina, restaurante Estação Baião de Dois, Maria de Tranças, restaurante Maria e Getúlio.

Tem um miniparque de diversões com brinquedos para as crianças como: carrossel, pula pula, caixa de bolinhas, fliperama, etc.

Tem várias barraquinhas que vendem artesanatos em geral, bonecos de barro tipo Vitalino, chaveiros, lembrancinhas e também produtos típicos do nordeste como: especiarias nordestinas, feijão de corda, manteiga de garrafa, carnes secas de todos os tipos, peixe seco, requeijão da Bahia, carne de sol da Paraíba, cocadas, doces de coco, doce de buriti, doce de leite, geleia de cupuaçu, mel, biscoitos tipo bolachão de Sergipe, castanha de caju, cajuína, ingredientes para vatapá, goma para fazer biju, pimenta, farinha da Paraíba e do Pará, farinha de tapioca, bolo de rolo, literatura de cordel, cachaças, etc. Lojas de roupas como camisetas do Rio de Janeiro, cangas estampadas com fitas do Senhor do Bonfim, roupas bordadas em algodão cru, renda do Ceará, sapatos típicos, chapéus de couro, tipo cangaceiro, xilogravuras com motivos nordestinos , carrancas, brinquedos, bolsas, lojas de tapetes, cortinas, redes, mantas, berimbaus, toalhas de renda , toalhas de renda Filé de Alagoas, lojas de CD/DVDs com raridades. Tem loja de tatuagem, livraria, salão de beleza.

As ruas internas receberam nomes dos noves estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Foram batizados com nomes de artistas, personalidades e cidades da região os palcos João do Vale, Jackson do Pandeiro e Pinto Monteiro e as praças Padre Cícero, Frei Damião, Mestre Vitalino, Câmara Cascudo e Catolé do Rocha.

Há também estátuas de dois ícones nordestinos: Luiz Gonzaga e Padre Cícero.

O local é muito abafado por não ter ar condicionado e é fechado por lona. É também um pouco sujo, mal cuidado. Os banheiros fedem a urina e bebida.

Museu Canto da Religiosidade

É um pequeno museu com alguns paramentos, cartas do Padre Cicero, e relatos e estátua do Luiz Gonzaga, Rei do Baião devoto do Padim Ciço.

Veja mais:http://viagemeviagem.com.br/feira-de-sao-cristovao-rio-de-janeiro/

43 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Sala Cecília Meireles - Excelente Acústica, Ambiente Amplo e Cadeiras Confortáveis
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

Sala Cecília Meireles foi inaugurado em 1965 e tem três andares, excelente acústica, ambiente amplo e cadeiras confortáveis. Ambiente se dedica à apresentação de concertos, aos amante da boa música e leitura de poesias.

Existem duas galerias (superior e inferior) com cadeiras numeradas e acolchoadas. Entre as galerias, um mezanino amplo e moderno, com uma cafeteria.

Sala Cecília Meireles tem capacidade de 835 lugares, sendo 481 dispostos na plateia e 354 na plateia superior. Anexo à Sala Cecília Meireles, o Auditório Guiomar Novaes comporta 154 lugares e é utilizado, principalmente, para pequenos recitais e palestras.

O fundo da sala e lustre no foyer são muito bonitos.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/sala-cecilia-meireles-rio-de-janeiro/

O que vocę achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Praia do Joá - Praia na encosta do morro
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Bom

Praia do Joá ou Joatinga tem faixa de areia pequena, de menos de 300 m, e some com a alta da maré. Pode-se percorrer de uma ponta à outra em menos de dez minutos. Localizada entre as praias de São Conrado e Barra da Tijuca, na encosta de um morro. Tem areia fina e branca com águas claras e mar agitado, bom para surfar. No canto da praia tem sombra de pedras. O local é reservado. Tem uma barraca só na pedra no meio do caminho que vende bebidas e lanches. Na areia não tem barracas.

A vista e o por-do-sol na praia são muito bonitos.

Como Chegar

Ir pela estrada do Joá, por volta do número 2574, quando avistar um condomínio de grades verdes e uma guarita com segurança, próximo ao clube Costa Brava. O acesso é feito por esse condomínio, mas que tem as portas abertas e entrada livre. É o mesmo portão que leva ao clube. Tem difícil acesso, com uma pirambeira bem íngreme, que só possui escada no início e depois uma trilha sobre as pedras. Caminhada de 15 minutos. Trilha de grande dificuldade para pessoas idosas e crianças pequenas.

De ônibus: linhas 556 e 557 - Copacabana) - passa em frente ao condomínio.


Facilidades

não tem banheiro.
as vezes tem cadeiras e guarda-sol para alugar.
não há salva-vidas.
cachorros e bichos são permitidos na praia.Praia do Joá (Rio de Janeiro)9
não tem sinal do celular, as vezes pega muito mal.


Dicas

Chegue cedo para estacionar, pois há poucas vagas. Estacione depois da sexta ou sétima curva. Tem a opção de estacionar no Clube Costa Brava.
Atenção ao horário da maré pois quando ela sobe, cobre partes das pedras, o que torna a caminhada de acesso mais difícil.
não recomendado para crianças pequenas.
leve bebidas e lanche, pois há pouca oferta para comprar no local.
use o waze se não souber o caminho.

veja mais: http://viagemeviagem.com.br/praia-do-joa-rio-de-janeiro/

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Complexo Costa do Sauípe - Simplesmente maravilhoso
Costa do Sauípe Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

Piscinas

O Complexo Costa de Sauípe tem uma área de 176 hectares e conta com um rede de hotéis e atrações tudo em uma só propriedade e funciona com sistema tudo incluso (All Inclusive). A área tem um imenso coqueiral, lagoas e reservas preservadas da mata atlântica.

São as seguintes hotéis: Sauípe Club, Sauípe Premium, Sauípe Park, Sauípe Fun, Sauípe Class, Sauípe Pousadas.

São as seguintes atrações: Sauípe Country, Sauípe Náutica, Sauípe Golf, Sauípe Tennis, Sauípe SPA, Hidromassagem e Sauna (Sauípe Club), Vila Nova da Praia, Sauípe Sports, Sauípe Tennis, Sauípe Kids.

Distâncias

Ao sul: Salvador - 75 km. Praia do Forte - 20 km.

Ao norte: Massarandupió - 33 km. Mangue Seco: 130 km. Aracaju: 240 km.

Como Chegar

Pode-se contratar um transfer que sai do Aeroporto custa em torno de R$ 190,00 (transfersalvador). O hotel oferece transfer do aeroporto por preço que deve ser verificado com o hotel. Tem taxistas que também oferecem o transfer (valdeciofranco ou Guedes - 71 92412722). Pode-se alugar um carro até o complexo que fica quase a mesma coisa que o transfer, mais te dá mais mobilidade para conhecer os arredores e se locomover dentro do hotel. Eu aluguei pela empresa Foco que ficou R$ 396,00 (locação de um carro tipo corsa classic com ar condicionado e direção hidráulica mais gasolina - R$ 311,00 + R$ 85,00). Fique atento se tiver reservando a estadia pelo Booking, pois eles fazem a propaganda da locadora, mas te leva para um site internacional e que faz você pagar em dólar. Acesse o seguinte site para fazer sua reserva nessa empresa: aluguefoco.

São aproximadamente 75 Km (1h15 de duração) pela Estrada do Coco ou Linha Verde ou BA 099, Essa rodovia tem pedágio e uma estrada muito boa com pista dupla até a praia do forte, depois segue por mais 17 km em pista única.

A Portaria

Fica no km 76 do BA 099 e conta com cancelas e que quando você chega deverá apresentar seu voucher para liberar sua entrada. Depois são 4 km em estrada asfaltada, em bom estado de conservação, para chegar aos hotéis.

Check in

O Check in é feito a partir das 15h. Quando fiz o Check in foi um pouco demorado, foi entorno das 17h. Depois de preencher a ficha de entrada, a atendente explica o sistema do hotel, te dá alguns encartes como a programação e regras do hotel. Depois te colocam uma pulseira no seu braço e te entregam as chaves do quarto que são um cartão magnético que também serve de comanda para alguma compra opcional como massagens e fotografias.

Eles fornecem um cartão toalha para que possa ser usado da piscina ou na Praia e quando a toalha é devolvida eles devolvem o cartão. Não perca esse cartão, pois o prejuízo é de R$ 60,00.

O mensageiro coloca suas malas no carrinho de malas. Não dispense esse serviço, se tiver com muitas malas, pois os corredores do hotel são bem longos.Complexo Costa do Sauípe (Mata de São João)22

Sistema All Inclusive

O sistema All inclusive inclui todas as refeições, inclusive as bebidas, com refrigerantes de maquininha (pepsi, sukita laranja, soda limonada, guaraná), água de coco (industrializada, não é do próprio coco), drinks com vodka Orlof (tangerina, abacaxi, limão, maracujá), batidas de saquê, rum, tequila, cachaça, whisky Balantines, Kyr Royale, Pina Colada, espumantes, Almadém tinto, Brut Miolo, Moscatel Miolo, cervejas (Budwaiser, Brahma e Skol), licor Stock de todos os sabores, Campari, Montila. Petiscos variados na piscina do hotel (salgadinhos fritos: bolinha de bacalhau, kibe, coxinha, bolinho de carne seca, croquete de presunto; batata frita; costelinha suína; linguiça) e ao meio dia servem um almoço simples. Há também um lanche servido a partir das 16h como pão, hambúrguer, salsicha hot dog, iogurte e sobremesa. No bar da piscina tem poucas opções light. Aos sábados, na área da piscina fica uma baiana que oferece acarajé e abará.

O quarto

O quarto é bem espaçoso e tem uma cama queen size, mais na realidade são duas camas unidas. O colchão é confortável. Lençóis e toalhas sempre limpos e trocados diariamente, mas as toalhas estavam desgastadas. Tem cortinas com blackout.IMG_2929Armário com dois espelhos de corpo inteiro e cofre. O ar condicionado é central e funcionou muito bem. Contudo achei o quarto mal iluminado. O banheiro tem dois tipos de chuveiros, uma chuveiro fixo no teto e outro em forma de ducha móvel que facilita a higiene pessoal, principalmente das mulheres. Somente achei que o chuveiro não atingia a temperatura ideal, ou seja, fico somente morna (fiquei o quarto 1124 do Sauípe Park). Tem shampoo/condicionador e sabonete. Nesse quarto tem que andar um longo corredor para chegar ao restaurante.

A televisão é de LCD de 32 com TV a cabo (TNT, Telecine Premium,Universal, etc). O quarto possui uma varanda com cadeiras, mesa e rede.

O Sauípe Class e o Sauípe Fun possuem banheiras nos quartos.

As piscinas

As piscinas são boas e o Sauípe Park é o que tem uma melhor estrutura. Não tem toboáguas e escorregadores. Todas as piscinas têm salva-vidas. Entorno da piscina tem espreguiçadeiras e guarda-sol e não há dificuldade de conseguir um lugar nesses equipamentos porque há uma quantidade suficiente para todos. No Sauípe Premium, as espreguiçadeiras tem uma almofada para se deitar o que dá mais conforto.

Os restaurantes tem diversos tipos de comida no almoço e jantar como: peixes e frutos do mar (lagostim, camarão, mariscos), carnes, massas, pizzas e macarrão na chapa feitos na hora, queijos, etc. Sobremesas como: bolos, pudins, cocadas, ambrosia, frutas, sorvetes, rocamboles, etc. No café tem tapiocas, panquecas e omeletes feito na hora, assim como bolos, pães, frutas, iogurtes e sucos. O cardápio é muito repetitivo. Também tem uma ceia, mais as opções são poucas.

Andado pelo complexo vai encontrar muito verde e alguns bichos como: pássaros e iguanas.

Transporte Interno

Para a locomoção entre as atrações e hotéis tem um micro-ônibus que fica circulando no complexo de 20 em 20 minutos. Como os ônibus dão muitas voltas e algumas atrações serem perto, considere em ir a pé, pois muitas vezes é mais rápido.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/complexo-costa-do-sauipe-mata-de-sao-joao/

387 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Casa Daros - Arte Contemporânea Latino-Americana
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Excelente!

Casa Daros é casarão neoclássico do século XIX.. Fica bem próxima do Shopping Rio Sul, na saída do túnel do Pasmado. Projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912) e inaugurada em março de 2013. O edifício tem pé direito alto, local agradável, corredores largos, salas grandes, arejadas e claras, terreno de mais de 12 mil metros quadrados em dois andares.Casa Daros (Rio de Janeiro)8

A Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça. Daros Latinamerica conta com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas, e segue em expansão. Entre eles, alguns bastante conhecidos, mas de estilos e trajetórias bastante diferentes, como Antonio Dias, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Mario Cravo Neto, Nelson Leirner. Entre os estrangeiros constam a escultora colombiana Doris Salcedo e o pintor uruguaio Joaquín Torres Garcia.

O espaço apresenta exposições da Coleção Daros Latinamerica e tem forte foco em arte e educação ? com diversas atividades para o público. Oferece, ainda, uma agenda de seminários e encontros com artistas no auditório, além da biblioteca especializada em arte latino-americana contemporânea, o Espaço de Documentação, o Espaço de Leitura com catálogos de exposições da coleção, restaurante/café e loja.

Além de exposições, ela irá oferecer atividades integradas de arte-educação, como oficinas, seminários, cursos. E também terá o esquema de ?artistas visitantes?, em que convidados passarão pequenas temporadas associados à Casa, trabalhando e difundindo sua arte, possibilitando o funcionamento de um espaço de convivência com práticas artísticas.

4 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Forte Duque de Caxias - Ótima Vista
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

Forte Duque de Caxias (1935) também chamado de Forte do Leme, fica localizado no final do bairro do Leme, no morro do Leme (124 m). Foi chamado de Forte da Vigia (1776) e Forte da Espia. É construído em forma de bunker, com grossas paredes e tetos.

Pode visitar o centro de controle, paiol de munição, estação de força, algumas balas e um elevador (para as balas) da época e enormes canhões Krupp de 280 mm que eram capazes de atingir áreas adjacentes e navios a longa distância para proteger a costa da capital contra invasões em tempos passados. Estão em dois poços cavados na rocha, protegidos por casamatas de concreto.

Tem uma vista de toda a orla da Praia de Copacabana, Leme, Cristo Redentor, uma parte de Niterói (Icaraí e São Francisco), Pão de Açúcar e do Chapéu Mangueira.

É necessário uma caminhada em subida (um pouco íngreme), mais ou menos 30 min (800 metros). Estrada de paralelepípedo com alguns micos-estrelas, grilos, lagartos e pássaros. A estrada é sombreada. É um pouco cansativa para quem não tem preparo e em dias quentes.

5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Recreio dos Bandeirantes - Ótima Estrutura
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

Começa na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e estende-se até o Pontal de Sernambetiba. Com aproximadamente 3 Km de extensão. Tem água e verde e mar um pouco agitado. Tem uma ampla faixa de areia branca e fofa. No canto da direita, há uma linda montanha que faz divisa com a praia do Pontal.

Com ótima estrutura de restaurantes, lanches. Há prática de esportes como: vôlei, surf, frescobol, futvolei e futebol.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/praia-do-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro/

12 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Museu de Arte do Rio - MAR - Veja a história do Rio
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

É formado pelo conjunto arquitetônico de dois edifícios, um histórico antigo palacete e um prédio moderno, ambos com uma cobertura única no formato de ondas. Tem 4 andares de arte, quadros, exposições. Tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição (somam cerca de 2.400 metros quadrados), duas para cada mostra, área educativa, auditório, biblioteca, restaurante-mirante, café, loja, áreas administrativas, reserva técnica e o próprio acervo do museu. A visitação é feita de cima para baixo.

4 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Igreja de Nossa Senhora da Candelária - Cúpula maravilhosa
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Muito bom

É em estilo neoclássico com planta em cruz latina com nave central sendo a parte inferior da haste, fachada vertical influência gótica e traços neoclássicos, suas torres tem relógios, com bonitas esculturas de bronze, no teto há seis painéis com belas pinturas coloridas e tem sua cúpula em Pedra de Lioz de Lisboa - Portugal.

6 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Museu Nacional de Belas Artes - Uma viagem por dentro da arte
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Março/2015 e achou Excelente!

Fica ao lado do Theatro Municipal e teve origem na coleção de quadros trazidos ao Brasil por Joachin Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que aqui chegou em 1816. A essas obras foram acrescentadas outras, pertencentes à coleção de Dom João VI, a fim de formar a Pinacoteca da Academia Imperial de Belas Artes e foi enriquecido ao longo dos séculos até ser oficialmente fundado em 1937.

O edifício neoclássico teve sua construção terminada em 1908, ano em que o acervo foi aberto ao público. Curiosamente, o MNBA só foi criado oficialmente em janeiro/1938 e inaugurado em agosto/1938. O edifício tem suas linhas arquitetônicas inspiradas em diferentes referências. Sua frente segue a Renascença francesa. Sua laterais, mais simples, tem como inspiração a Renascença italiana e sua fachada posterior é inspirada no Neoclassicismo.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/museu-nacional-de-belas-artes-rio-de-janeiro/

1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Sítio Roberto Burle Marx - Jardim maravilhoso
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Fevereiro/2015 e achou Muito bom

Roberto Burle Marx comprou o sítio em 1949, junto com seu irmão Guilherme Siegfried Marx. Viveu neste local durante 21 anos (de 1973 até 1994) e usava o espaço para cultivar espécies de plantas que trazia de vários lugares do mundo.

Tem Prédio da Administração, Museu-Casa de Burle Marx, Ateliê.

Tem 3.500 espécies com ênfase em plantas tropicais autóctones do Brasil. Tem plantas exóticas combinadas com plantas da mata atlântica e árvores, muitas flores, pássaros, borboletas. Burle Max cultivou ali espécies raras e trazidas de várias partes do mundo. Figueira, pau-ferro, palmeira, babosa, samambaia gigante, e mais de 200 tipos de bromélias introduzidas no paisagismo pelo arquiteto.

veja mais: http://viagemeviagem.com.br/sitio-roberto-burle-marx-rio-de-janeiro/

11 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Biblioteca Nacional - A maior biblioteca da América Latina
Rio de Janeiro Esteve lá com amigos em Março/2015 e achou Excelente!

Teve início com a chegada da família real ao Brasil, trazendo um acervo de 60 mil peças. D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público. Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo. 


Após a Independência, em 1822, passou a ser propriedade do Império do Brasil, pois sua compra consta da Convenção Adicional ao Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. Pelos bens deixados no Brasil a Família Real foi indenizada em dois milhões de libras esterlinas, desse valor, oitocentos contos de réis destinavam-se ao pagamento da Real Biblioteca, que passou a se chamar, então, Biblioteca Imperial e Pública da Corte.
Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/biblioteca-nacional-rio-de-janeiro/

14 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Catedral Metropolitana - Grandes Vitrais
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Fevereiro/2015 e achou Muito bom

Foi inaugurada em 1976 em substituição a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Tem arquitetura moderna, seu formato é cônico, em linhas retas e sóbrias, construída em concreto e aço, com capacidade para 5.000 pessoas sentadas e 20,000 pessoas em pé. Foi criada baseada nas pirâmides dos Maias. 

6 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Centro Cultural Parque das Ruínas - Visual maravilhoso
Rio de Janeiro Esteve lá a dois em Fevereiro/2015 e achou Muito bom

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas tem um antigo casarão de quatro andares em ruínas. Pertencia à Laurinda Santos Lobo, e serviu como um dos mais efervescente salão da Belle Epoque carioca e saraus do século passado. Palacete onde se reuniam intelectuais e artistas como Villa Lobos, Tarsila do Amaral e Isadora Duncan.

Tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro que criam caminhos e escadas, por onde pode-se caminhar no interior do casarão, subindo até chegar ao terraço e mirante de onde tem-se uma vista magnífica da cidade.


No local, pode-se assistir muitos shows e espetáculos, ao ar livre e gratuitos como o chorinho, jazz e MPB no domingo de manhã, mas muitos outros espetáculos, cover dos Beatles, teatros da terceira idade, brincadeiras, etc.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)8Existe uma pequena sala de exposição, com mostras variadas de permanência média de 15 a 30 dias, um cine teatro fechado, uma espaço de arena aberto (com regulares apresentações de circo e demais performances de acrobatas).


Existe uma ligação com o Museu Chácara do Céu.

Possui sanitários limpos e bebedouros.

Mirantes

Tem dois mirantes, um na área de alimentação e um no topo da casa que tem uma vista muita bonita, dar para ver o: Aeroporto Santos Dumont, Catedral, Arcos da Lapa, Pão de Açúcar, Corcovado, museu Oscar Niemeyer, Centro do Rio, Arcos da Lapa, Baia de Guanabara, Maracanã, ponte Rio-Niterói, Marina da Glória.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)10

Café das Ruínas

Além de um quiosque que oferece serviço de café da manhã ou da tarde (cafés, refrescos e bolos) com mesas ao ar livre.Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro)13

História

Durante o Império foi construído um chalé para o Ministro Joaquim Murtinho Nobre. Sobrinha herdeira do ministro, Laurinda Santos Lobo reformou a casa nos anos 30, dando-lhe um aspecto neocolonial. Após a sua morte, em 1946 a casa foi abandonada e acabou em ruínas e foi tomado pelo mato até que foi reconstruído em 1997 e se tornou um importante Centro Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Durante as obras, fragmentos da mansão foram recolhidos e colocados em redomas, criando, assim, o acervo arqueológico permanente do parque. O projeto do local, realizado por Ernâni Freire e Sônia Lopes, foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB.

20 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Museu da República - Um banho de história da República
Rio de Janeiro Esteve lá com a família em Fevereiro/2015 e achou Muito bom

Museu da República também chamado de Palácio do Catete, foi construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo. Foi concebido em estilo eclético pelo trabalho do arquiteto Gustav Waehneldt e os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldi.

Em 18 de abril de 1896, o Palácio foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República, anteriormente instalada no Palácio do Itamaraty. Foi residência da Marquesa de Santos e a residência oficial da presidência da república e conta a passagem de vários presidentes de 24 de fevereiro de 1897 até 1960, por ocasião da transferência da capital para Brasília. Por lá passaram 16 presidentes da República.

Veja mais: http://viagemeviagem.com.br/museu-da-republica-rio-de-janeiro/

5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil