Vivian Cristina Zatta
tem 45 anos, mora em Campinas, já enviou 3 dicas

Minhas Dicas (3)

Salvador (2), Mangue Seco (1)
Barravento - Excelente local
Salvador Esteve lá a dois em Fevereiro/2022 e achou Excelente!

Peguei a dica do restaurante em um site de avaliações, fui logo no primeiro dia e não me decepcionei. Muito bem localizado (praia do Farol da Barra), com vista para o farol, local climatizado, bonito, limpo, funcionários gentis, e a comida deliciosa e com preço praticado inclusive nos quiosques da rua. 


No final da tarde inicia-se o movimente para ver o pôr do sol, é um lugar perfeito para isso, se as nuvens deixarem. Mas se não conseguir, o que foi o meu caso, só a vista para o farol é incrível. Caipirinhas deliciosas.

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pelourinho - Nada de muito bom e nem muito ruim
Salvador Esteve lá a dois em Fevereiro/2022 e achou Bom

Li mais de 600 dicas sobre Salvador e confesso que sobre o Pelourinho fiquei preocupada. Não é o que grande parte diz, de fato tem muita gente oferecendo as pulseirinhas, e olhe, eles são muito criativos nas abordagens, existem os pintores que já chegam com o pincel no braço. Mas um não, obrigado, acompanhado do já compramos e de um bom trabalho e um sorriso já faz com que se afastem. 


 O que acontece é que muitas pessoas não sabem dizer não com firmeza e principalmente educação, e se for pra retribuir grosseria eles sabem tão bem quanto retribuir gentileza. Pergunte o preço de tudo antes, e não apenas no pelourinho, pra sentar pergunte o custo, pois ao contrário do que estamos acostumados em outros estados, em Salvador o comércio não têm o hábito de respeitar o direito do consumidor. Porém tudo é negociável. 

Quanto ao Pelourinho, não tem nada demais, exceto meia dúzia de casas pintadas para foto. Pesquise os preços das lembranças, porque são mais caras do que no mercado modelo ou lojinhas locais. Todas as igrejas cobram 5 reais pra entrar e sinceramente, entrando em uma todas as outras não acrescenta muita coisa. A basílica, que fica logo na entrada, e a da frente (não lembro o nome) são as mais interessantes. Sinceramente acho lamentável cobrar pra entrar na igreja vendo a miséria em volta - e sabemos que não é para conservação. 

No mais, não tem muito mais coisa interessante, passando a parte principal, onde o Michael Jackson gravou, andando uma quadra a mais você vai conhecer o Pelourinho de verdade, casas rústicas e velhas. Dizem que é perigoso circular mas não é não, só é triste mesmo. E tem boa parte de história mais pra frente, não a que se repete para turista.

10 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Mangue seco - Lugar Lindo Mas É Preciso Ficar Atento
Mangue Seco Esteve lá a dois em Fevereiro/2022 e achou Excelente!

O lugar é sem dúvida alguma espetacular, dunas maravilhosas, água limpa e quente. Porém é preciso ficar atento, as agências oferecem o valor do passeio e nem sempre são transparentes quanto aos valores gastos no passeio. Ao se chegar na ilha a única opção para ir às praias paradisíacas é através de bugueiros que cobram entre 200 e 300 reais, passeio curto e longo, a diferença é que no longo param mais para fotos. 


Não vale a pena nenhum dos dois em termos de passeio, mas não tem outra opção de locomoção, exceto ficar na vila, na praia de chegada, que não tem estrutura, ou caminhar quilômetros, sem tempo hábil para chegar na praia. Raramente uma agência dá essa informação, geralmente eles informam no meio do caminho para o turista sacar dinheiro antes de chegar lá. Abusivo, mas a maioria acha normal o turista ser ludibriado.

No mais, deixando de lado que você vai gastar mais na ilha do que o valor do passeio (que não é baixo), o lugar vale a pena, inclusive para ficar mais de um dia. No passeio não é possível ver tudo e nem aproveitar tudo, são quase 8 horas de viagem, parando em hotéis e dependendo da pontualidade do turista, para ficar pouco mais de 4 horas no local, o almoço demora um pouco para ser feito. 

Ficar dois dias na ilha é o ideal. Mas mesmo com tempo curto vale muito a pena. Dica: todo bugueiro leva a uma barraca específica para consumo, obviamente porque possuem vantagem para isso. Pesquise o preço das outras, eu comi na barraca da Inês, preço justo e comida boa.

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil