Ronney
tem 42 anos, mora em Belo Horizonte, já enviou 3 dicas

Minhas Dicas (3)

Aparecida (1), Diamantina (1), Natal (1)
A capital da fé
Aparecida Esteve lá com a família em Novembro/2009 e achou Muito bom

Já fui à Aparecida duas vezes e gostei muito. É um lugar incrível que contagia pela fé. A basílica em si é um lugar maravilhoso. Vale a pena conhecer cada cantinho. Fazer a via sacra no morro do cruzeiro também é imperdível, culminando com uma linda vista lá do alto. Ir a Guaratinguetá é fácil e vale a visita à Casa de Frei Galvão.

Quanto à hospedagem, fico sempre no Hotel Panorâmico que, apesar de simples, é muito aconchegante e possui uma ótima comida.

41 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Uma viagem que vale a pena
Diamantina Esteve lá a dois em Abril/2010 e achou Excelente!

Estive, pela primeira vez, em Diamantina, agora em abril de 2010. A cidade é muito agradável e o passeio vale muito a pena.

Fiquei na Pousada Pouso da Chica. A pousada é simplesmente fantástica. Olhando da rua não é possível acreditar no que te espera em seu interior. O terreno nos fundos do casarão antigo, totalmente restaurado, abriga chalés muito confortáveis e agradáveis, que lhe conferirão total privacidade.

Para mim, este diferencial, por si só, faria a estadia valer muito a pena. Mas não é só isso. Além do delicioso café da manhã e do caldo servido à noite, a simpatia e educação de todos que trabalham na pousada merecem destaque. Não deixe de bater bons papos com o seu Lara. Eu recomendo a pousada e pretendo me hospedar lá outras vezes.

Quanto aos restaurantes, eu gostei muito do Trattoria la Dolce Vita. Os pratos são saborosos e o atendimento é de primeira. Em termos de self-service, eu recomendo o Apocalipse, na praça do mercado velho. Existem outros muito bons pela cidade, mas eu gostei muito da comida do Apocalipse.

Bem, para passear as atrações principais (históricas) ficam no centro, sendo possível conhecê-las no mesmo dia e fazendo o percurso a pé. Há que ressaltar que das seis igrejas abertas a visitação, três funcionam pela manhã e três pela tarde. Ao visitar a Igreja São Francisco de Assis, não deixe de bater um bom papo com o Artur (se não me engano é este o seu nome). Eu recomendo começar pela Casa da Glória (Passadiço), Igreja São Francisco de Assis e Casarão do Fórum, Casa de Juscelino, Museu do Diamante, Prefeitura, Igreja Matriz, Casa da Xica da Silva, Casa Muxurabiê e depois as outras igrejas. O mercado velho deixe para conhecer na sexta à noite, pois tem uma feirinha muito legal com música ao vivo e comida típica. No sábado pela manhã tem a feira, que vale a pena dar uma conferida.

Mas imperdível mesmo é o passeio pelo garimpo de verdade que é feito com Sr. Belmiro. Vale a pena conhecer como é o cotidiano do garimpeiro e até mesmo tentar a sorte na peneirada. Ao chegar na sua pousada peça um cartão do Sr. Belmiro (Garimpo Real). Tem que ligar antes e agendar.

Também indico a visita ao Biribiri e à gruta do salitre. São paisagens maravilhosas. As famosas cachoeiras eu não cheguei a conhecer por receio, pois foram muitos os avisos na cidade de que estão ocorrendo muitos assaltos. Também me disseram que vale a pena percorrer a estrada real no trecho entre diamantina e milho verde. Não tive oportunidade porque me faltou tempo, mas o farei em breve.

Por fim, a Vesperata. É simplesmente maravilhoso. Vale muito a pena, embora não seja fácil de conseguir mesa. Algumas pousadas cartelizam a comercialização das mesas, infelizmente. Fica a sugestão de que as mesas possam ser vendidas diretamente aos turistas por meio da Secretaria Municipal de Turismo, sem a intervenção de qualquer pousada ou restaurante. Seria um engrandecimento ao turismo na região.

Enfim, não deixe de visitar Diamantina. A cidade é simplesmente fantástica. É um destino que, com certeza, conjuga aventura, romance e muita cultura. Andar por suas ruas seculares é, nada mais, que respirar história.

102 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Restaurante Chalemar - Em Baía Formosa
Natal Esteve lá a dois em Novembro/2009 e achou Bom

Natal é simplesmente fantástica e todos os passeios são lindos. Valem muito a pena. Só tenho um fato desagradável a relatar que, inclusive, foi objeto de reclamação para a operadora de turismo e para a gerente do restaurante.

Em Baía Formosa, de onde parte-se para o passeio de buggy para a lagoa da coca-cola, tem um restaurante chamado Chalemar. É muito agradável e a comida é boa. No entanto, eles deixam um sujeito se apresentar cantando forró (o cara mais fala que canta) enquanto os filhos vendem cocada pelo restaurante e, posteriormente, o sujeito passa nas mesas pedindo contribuições. Se fosse só isso, tudo bem.

Acontece que o sujeito quer ser engraçado e fica fazendo várias piadas com as pessoas que lá se encontram. As piadas, quase todas, são ofensivas e desrespeitosas às pessoas. Ele zoou todos os gordos que lá se encontravam e zoou um dos turistas que tinha os dentes tortos. Todos eram turistas e estavam almoçando no restaurante. Inclusive, fui um dos zoados e me senti bastante constrangido. Tanto eu quanto os outros reclamamos na hora com os guias e a gerente do restaurante, que disse que estava havendo muitas reclamações neste sentido e iriam tomar providências. Espero que tenham efetivamente tomado providências, pois o fato poderia ensejar, até mesmo e em tese, medidas judiciais ... afinal, quando você viaja quer se divertir e não servir de diversão para os outros (que depois ainda vão te pedir dinheiro por ter zoado a sua cara). Para mim, não há dúvidas de que isso é desrespeitoso e ofensivo... Fica o meu registro quanto ao fato lamentável. Mas não deixe de visitar o local, pois é muito lindo e vale a pena.

1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil