Márcio
tem 45 anos, mora em Belo Horizonte, já enviou 7 dicas

Minhas Dicas (7)

Dicas para visitar Arraial e Trancoso para quem se hospedou em Porto Seguro
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Excelente!

Quem está hospedado em Porto Seguro e for conhecer Arraial e Trancoso, vá de carro pela manhã e fique em uma das praias. Na ida, o melhor horário para a Balsa é ir bem cedo, senão você encontrará uma longa fila para o embarque. Se você deparar com esta fila enorme, a alternativa é seguir pela BR 367 (Porto Seguro - Eunápolis) por +/- 15 km e pegar a BA-001 à esquerda para Arraial d'ajuda/Trancoso.

É uma pequena viagem (cerca de 50 minutos entre Porto e Arraial) mas sem dúvida é melhor do que ter que ficar parado na fila e aguentar um sem-número de ambulantes batendo no seu vidro. O combustível que se gasta não é mais do que você iria gastar para ter que deixar o carro parado na fila e com o Ar Condicionado ligado. Em Arraial, recomendo visitar o centro histórico e a praia do Parracho, que é maravilhosa e fomos muito bem atendidos nas barracas.

Em Trancoso, vá de carro até o estacionamento próximo à praia dos coqueiros. Para visitar o Quadrado, é preciso ter um pouco de paciência para conseguir estacionar. Mas a beleza do local compensa qualquer esforço.
A vida noturna nos dois distritos tem bastante opções de restaurantes e lojas, porém o preço é salgado! Em Arraial D'ajuda eu recomendo o Restaurante Boi nos Aires, um ambiente pra lá de aconchegante.

Para jantar peça um Bife de Chorizo Argentino Boi nos Aires e para acompanhar, um vinho Chileno. Ele fica na charmosa Rua do Mucugê, bastante movimentada à noite e com inúmeras opções de lojas e restaurantes. Aconselha-se chegar até as 19hrs para conseguir um bom locar para estacionar. Para retornar para Porto Seguro, as opções são as seguintes: Pela balsa até as 16-17 hrs ou a partir das 21 hrs, é possível voltar de balsa sem pegar fila.

Entre estes horários recomenda-se voltar pela estrada, porém se deve-se ter atenção à sinalização da rodovia durante à noite, que deixa muito a desejar.

213 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Reserva Indígena da Jaqueira - Vale a pena conhecer a cultura indígena
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Excelente!

Diferentemente da Coroa Vermelha, onde tive uma imagem bastante negativa dos indígenas, a Reserva Indígena da Jaqueira foi um dos locais mais interessantes que conheci em Porto Seguro. Reserve metade do dia para conhecer um pouco da cultura e das tradições dos Pataxós. A Reserva Indígena fica localizada a 2 quilômetros da Rodovia Porto Seguro - Cabrália, logo após o Barramares. Embora o acesso seja bem sinalizado, a estrada que dá acesso à Reserva está muito mal conservada. Existem dois tipos de passeios, que variam entre R$ 25 e R$ 35 por pessoa (valores de jan/09). Lá dentro também tem artesanato. Não esqueça o repelente!

100 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Năo se limite a ficar apenas nas barracas mais badaladas!
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Muito bom

Não tem como negar que as barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares são as mais agitadas de Porto Seguro. Mas se curte o agito mas não abre mão do conforto, procure utilizar os serviços das outras barracas que ficam bem próximas a essas. Têm umas ótimas com excelentes preços, qualidade no atendimento e conforto para estacionar seu veículo. Depois caminhe até o agito e curta bastante!

14 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Tia Nenzinha - Adorei o Bobó de Camarăo
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Excelente!

Recomendo o Bobó de Camarão do Restaurante Tia Nenzinha. É delicioso e dá para até 3 pessoas! Sugestão: vá lá no final da tarde antes do grande movimento da Passarela do Álcool. Você certamente conseguirá um bom lugar e será muito bem atendido.

80 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Passarela do Álcool - Năo é tudo aquilo que dizem
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Ruim

Quem é de Belo Horizonte e conhece a feira de Artesanato da Av. Afonso Pena, por exemplo, não vai achar muita graça na Passarela do Álcool no que diz respeito às suas barraquinhas. Achei que ficou devendo na variedade dos seus artesanatos, na impertinência dos garçons e de alguns vendedores e na organização: no dia que estive lá quase ocorreu um incêndio na altura da Sorveteria Donald's devido a um curto-circuito nas instalações elétricas das barracas, além disso, não há lixeiras no local. Apenas visite por curiosidade e, como está mencionado em um outro comentário desse site, exercite o lado negociante quando for comprar alguma coisa.

209 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Centro Histórico - Vá por sua conta e contemple a paisagem
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Muito bom

Não contrete serviços de Operadoras ou agências de turismo para conhecer o Centro Histórico, faça esse passeio por sua conta pois você irá aproveitar muito mais. Primeiramente busque em livros ou na internet informações históricas de Porto Seguro. Confesso que esperava mais do acervo histórico que eles dispõem, mas a paisagem e a tranquilidade do lugar superou tudo isso. É um lugar encantador. Existem muitas lojinhas de artesanato (mas compare os preços com os das lojas da Passarela do Álcool antes de comprar). Aproveite e experimente um Acarajé ou as cocadas que são vendidas lá. Saboreie tudo isso sob as árvores e avistando aquele mar azul. É inesquecível e descansa nossa cabeça.

20 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Dicas para quem vai pela primeira vez
Porto Seguro Esteve lá a dois em Janeiro/2009 e achou Excelente!

Para quem vai pela primeira vez a Porto Seguro, o ideal é contratar os serviços da CVC apenas para a reserva de hotéis e transporte aéreo, pois consegue-se bons preços. Procure hospedar-se em algum hotel à beira mar (praias de Taperapuã, Mundaí ou Mutá, por exemplo), pois é só atravessar a avenida, ao contrário de um hotel no centro que definitivamente precisa de transporte para ir à praia). Chegando lá, alugue um carro (com ar condicionado), é muito mais cômodo do que ficar pagando taxi, van ou contratar passeios caros para ir nos lugares. Além do mais, com o carro, você poderá conhecer vários lugares (e tem muitos mesmo!) e ficar livre para ir onde quiser e quanto tempo quiser. Não demorou muito para deparar com turistas da CVC frustados com os passeios oferecidos por eles.

60 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil