Roger
tem 78 anos, mora em Rio de Janeiro, já enviou 6 dicas

Minhas Dicas (6)

São João Del Rei (3), Tiradentes (3)
Patrimônio descuidado
Tiradentes Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Muito bom

Com certeza Tiradentes é uma cidade charmosa, pitoresca e voltada ao turismo, com seus restaurantes, pousadas, bares, sorveterias, lojas de artesanato e bugingangas (algumas importadas da Ásia), lojas de roupa, lojas de antiguidades, lojas de móveis, bancos, charretas e ferrovia antiga. Infelizmente, porém, parece que os banheiros públicos e nos restaurantes que visitamos também foram tombados.

Lamentamos o descuido que encontramos nos monumentos artísticos e históricos que são o coração e alma do lugar, e a razão de ser da cidade. Entre os que visitamos, a Matriz de Santo Antonio foi o melhor, com sua reforma em 2002, mas o estado lastimável do teto pintado pelo Manoel Vitor de Jesus na Igreja NS das Mercês dos Pretos Crioulos é uma vergonha. Esta igreja é uma joia rococó para tirar o fôlego, e não para despertar lágrimas!

A Capela do Rosário dos Pretos sofre da mesma descuido. No Museu do Padre Toledo tinha buracos nos tetos pintados. Este lugar lembra aqueles museus antigos, escuro, peças arrumadas aleatoriamente e com pouca explicação. Tem excelentes museólogos brasileiros que poderiam tornar este museu num lugar vital, interessante e instrutivo - cadê eles?

Antes da viagem, compramos o excelente livro Tiradentes - Retrato de uma Cidade por Lélia Coelho Frota, publicado primeiro em 1993. Honestamente, para quem quiser saber da história da cidade e do patrimônio cultural dela, é melhor ficar em casa e ler esse livro. Para quem goste de comer bem e gozar de algumas horas de lazer e diversão num lugar charmoso, Tiradentes é tão bom quanto muitos outros lugares do gênero.

7 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Taberna Padre Toledo - Histórico e sóbrio
Tiradentes Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Bom

Comida mineira bem servida num lugar que remete toda a historiedade da cidade e a sobriedade portuguesa. No dia da nossa visita, infelizmente, faltou água no lavabo masculino.

11 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pau de Angu - Vale a pena voltar
Tiradentes Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Excelente!

Mesmo diante de tantas opções gastronômicos na região, gostamos tanto da nossa primeira visita, que aliás foi no dia 24 de dezembro quando muitos restaurantes não abriram, que resolvemos voltar ao Pau de Angu um segunda vez. Não fomos decepcionados. O lugar é bucólico, a comida bem variada - que bom ter tantas alternativas de acompanhamentos!- e o serviço prestativo, se não um pouco bucólico também.

10 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Cantina do Ítalo - Lugar espaçoso
São João Del Rei Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Péssimo

Apesar das críticas anteriores, e frustrados por falta de opções, resolvemos experimentar a Cantina do Ítalo. Os bares na rua afora estavam borbulhado de gente, mas o restaurante estava quase deserto. O ambiente estava quente, sem ar condicionado e com um dos ventiladores quebrado. Demorou para o garçom trazer o cardápio e mais ainda para se interessar mais na gente. Nós nos levantamos e fomos embora sem outras palavras.

22 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Villeiros - Chegar cedo para comer bem
São João Del Rei Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Bom

Tinhamos acabado de chegar em São João del Rei, morrendo de fome depois de uma viagem de 4 horas. Um pouco antes de 14.00 o Villeiros, restaurante tipo self-service, estava para fechar e tinha pouca comida. Com muito gentileza a proprietária teve pena da gente e preparou algo para satisfazer nossa fome.
Dica: chegue mais cedo para curtir melhor.

49 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Quinto do Ouro - Restaurante muito bom
São João Del Rei Esteve lá a dois em Dezembro/2009 e achou Muito bom

Comida mineira bem servida em ambiente agradável, perto dos pontos históricos. Valeu várias visitas.  Pena que não abre a noite.

20 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil