Compras

Caminho das Artes

Já esteve lá? Envie suas dicas

Por Editoria Férias Brasil

Para quem gosta de artesanato de qualidade, o “Caminho das Artes” é imperdível. O roteiro foi elaborado pelos próprios artistas que aqui montaram seus ateliês. É possível comprar ou encomendar peças exclusivas em cerâmica, joias, móveis, arte em madeira e tecido, além de velas, produtos de banho, chás e temperos.

Do roteiro fazem parte os artistas Leonardo Bueno, que transforma madeira descartada como resíduo em peças de arte e design; Morito Ebine, mestre na confecção de móveis de encaixe com técnicas da tradicional marcenaria japonesa; e André Marx, que também utiliza a madeira como matéria prima e faz móveis com madeiras amazônicas, provenientes de manejo sustentável ou demolição. Outro ateliê que não pode deixar de ser visitado é do premiado artista Eduardo Miguel, que utiliza madeira descartada como lixo e a transforma em verdadeiras obras de arte. Gravetos, sementes, bambu, restos da construção civil ganham formas belíssimas nas mãos de Eduardo.

O roteiro inclui também os trabalhos em cerâmica, presentes no Jardins de Barro Cerâmica, um misto de chácara e ateliê. Já na Cerâmica Dejulis, a milenar técnica japonesa, conhecida como Raku, garante às peças uma esmaltação bem diferenciada. Outros tipos de arte também podem ser apreciados: na Prata d`lua tem peças produzidas em prata, cobre e latão com pedras semipreciosas. Todas com design exclusivo. Quem curte velas vai encontrar várias na Oficina das Artes, além de luminárias artesanais produzidas com madeira, bambu e flores secas.

No Caminho estão ainda a Phamarcia de Quintal com produtos elaborados artesanalmente com ervas e flores; a Casa da Mata que, literalmente, fica no meio da mata e vende shiitake e outros produtos artesanais como chutneys, geleias e antepastos; a História em Retalhos com trabalhos em patchwork; a Arte Madeira & Memória, onde peças e móveis antigos são restaurados e transformados; a Fazenda Renópolis que, além de vender produtos artesanais feitos com material da fazenda, como palha de milho e sementes, tem uma casa de chá onde o turista pode escolher entre mais de 40 tipos para acompanhar os bolos e tortas vendidos por lá. 

Há mapas com localização dos ateliês disponíveis no Centro de Informação Turística, que fica na entrada de Santo Antônio do Pinhal; e na Associação Comercial, na Praça do Artesão. Tel: (12) 3666-1444/2595/2105

Outras atrações em:

Descubra mais atrações e informações de Santo Antonio do Pinhal