Todas as dicas de Mairiporã (3)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Eventos
Usuário sem foto
por Humberto Müller
Esteve lá em 2010 e achou Excelente!
Eventos de Mairiporã ao longo do ano:

Os principais eventos incluem o aniversário da cidade (27 de março), carnaval de rua, festa da primavera, romaria das águas, cavalgada, Eco Fest Adventure, tapete de Corpus Christi, festa de Nossa Senhora do Desterro, festa de Bom Jesus da Pedra Fria no distrito de Terra Preta, feira de produtos orgânicos, procissão de veículos no dia de São Cristovão, encontro nacional de motociclistas e outros pequenos eventos organizados ao longo do ano relacionados ou não com as paróquias e associações municipais, alguns eventos incluem também etapas de competições como as do Navega São Paulo e de campeonatos como Campeonato Paulista de Triathlon.
16 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Principais pontos turisticos e eventos de Mairiporã
Usuário sem foto
por Humberto Müller
Esteve lá sozinho em 2010 e achou Excelente!
Mairiporã é uma cidade localizada na serra da Cantareira, ao norte da cidade de são paulo, e isso lhe proporciona uma posição privilegiada, sendo roteiro de turistas que procuram lugares ligados diretamente com a natureza e tranqüilidade. Os principais pontos turísticos de mairiporã incluem:

Pico do Olho d'água:

Muito procurado para contemplação por suas extensas paisagens, voo livre, pic nics e trilhas de downhill, tem esse nome pelos veios de água que brotam da serra, também é chamado de Morro do Juqueri e é tombado pelo condephaat. Atualmente existe um projeto que pretende ligar o pico à rotatória de entrada da cidade através de um teleférico que passaria sobre a rodovia Fernão Dias.

Cruzeiro:

Localizado na estrada para o pico é um símbolo da religiosidade do povo, possui bela vista panorâmica do centro da cidade.

Represa Paulo de Paiva Castro:

tem seu início no centro de Mairiporã, estendendo-se por 10 km até ultrapassar o limite municipal com franco da rocha. represa integrante do sistema cantareira de abastecimento, é responsável por proporcionar água para mais da metade da população da grande são paulo. Possui muitas paisagens cênicas e é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva e amadora.

Pedreira Dib:

Parte de um complexo que inclui também um restaurante, a pedreira foi desativada pois durante a mineração houve o estouro de um veio de água que obrigou o abandono do local. Usada para diversão nos finais de semana e gravação de comerciais, a paisagem formada pelas rochas continua atraindo visitantes, muitos interessados em praticar o rapel em seus paredões.

Rio Juqueri e Sete Quedas:

O caminho do Rio Juqueri entre Nazaré Paulista e a represa paiva castro também tem interesse turístico, o rio corta a região conhecida como rio acima e possui corredeiras ideais para o bóia-cross, suas margens formam belos circuitos para se fazer a pé ou de bicicleta. durante o caminho do rio forma-se uma pequena represa que desagua na cachoeira artificial das sete quedas, local administrado pela sabesp voltado para a contemplação da queda d'água. Os acessos são de terra, o entorno mostra áreas gramadas e pouco arborizadas. Banhistas o freqüentam nos fins de semana e feriados de sol e calor. Local inadequado para banho público, em face das águas revoltas e falta de segurança e infra-estrutura receptiva.
69 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Comidas típicas
Usuário sem foto
por Humberto Müller
Esteve lá sozinho em 2010 e achou Excelente!
Em Mairiporã o forte nos restaurantes é sem dúvida a comida mineira, especialmente influenciada pela proximidade com o Sul de Minas Gerais.

Mas em Mairiporã ao longo do ano podemos encontrar algumas curiosidades, como o Içá (Tanajura) frito com farofa, arroz ou salada, que é tradicional nos meses de outubro e novembro. Já rendeu até matérias na televisão sobre esse costume na cidade.

Outra comida típica é o Buraco Quente, pão de forma comum, que não pode ser cortado, apenas furado de um dos lados. Retira-se o miolo na maioria das vezes e a receita mais tradicional é feira com carne, legumes e o coração da banana(considerado o principal ingrediente). O buraco quente de Mairiporã só é encontrado para vender em festas da cidade, porem sua receita é fácil e conhecida dos moradores.
22 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil