O que ver e fazer

Comprar cerâmica (6 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Artista Kimiko Suenaga capricha nas pinturas!
Divulgação ENVIE SUAS FOTOS
Artista Kimiko Suenaga capricha nas pinturas!
  1. Artista Kimiko Suenaga capricha nas pinturas!
  2. Peças de rara beleza
  3. Demonstração de torno.
  4. Torneando o vaso
  5. Cerâmica artística e utilitária.
  6. Queima de alta temperatura.

Comprar cerâmica

Por Editoria Férias Brasil

O belo artesanato é produzido nos vários ateliês de cerâmica espalhados pela cidade. Alguns utilizam a técnica oriental dos fornos noborigama, construídos com tijolos refratários e capazes de produzir um calor de até 1.400 graus. Os efeitos coloridos e manchados nos vasos, pratos, luminárias e esculturas são produzidos por chamas que não são controladas pelos artesãos, o que torna o resultado do trabalho uma incógnita até mesmo para os artistas. 

A surpresa virou uma das atrações de Cunha - nas datas marcadas pelos ateliês para abrirem seus fornos – normalmente nos feriados -, o movimento de turistas é intenso. Já na técnica que utiliza o forno raku, as peças ainda incandescentes recebem acabamento. 

Também é possível apreciar os trabalhos de alguns artistas na Casa do Artesão, na sede da secretaria de Turismo. No bairro de Vila Rica, as joias são as estrelas – no ateliê Lápis-lazúli, os artesãos usam apenas a pressão de um martelo para incrustar pedras brasileiras em peças de prata, dispensando o uso de cola ou solda. Obra de arte!

Outras atrações em:

Mais atrações e informações de Cunha