A concentração de multinacionais, institutos de pesquisa e universidades faz de Campinas um dos principais pólos de negócios do país. Para o público que viaja para a cidade à trabalho, há hotéis modernos e restaurantes sofisticados.

Maria-Fumaça: Passeios acontecem nos finais de semana e são acompanhados por guias -
Maria-Fumaça: Passeios acontecem nos finais de semana e são acompanhados por guias - Foto: Divulgação
Os executivos, porém, não são os únicos visitantes que ficam satisfeitos com a cidade. Para os turistas de lazer, há bons e bucólicos programas de fim de semana, a começar pelos preferidos dos moradores: passear nos parques. No Bosque dos Jequitibás, as caminhadas são feitas em meio a árvores que formam verdadeiros túneis. 

O espaço oferece ainda playground, lanchonetes, museu de répteis, aquário e um pequeno zoológico. Já o Parque Portugal é procurado pela turma da corrida, que encontra uma excelente pista às margens da Lagoa do Taquaral. Quadras poliesportivas e rinque de patinação completam as opções de atividades físicas.

Parque Portugal é frequentado pelas turmas da corrida e dos patins


Quem viaja com a criançada deve incluir no roteiro o parque de diversões T-Rex Park, onde os pequenos podem admirar não somente o temível dinossauro que dá nome ao lugar, mas também os de outras espécies, como o velociraptor e o braquiossauro, reproduzidos em diversos tamanhos. 

Em meio a esculturas, são mais de 20 atrações, incluindo brinquedos, como a montanha-russa Super Dino, e uma torre panorâmica que chega a 12 metros de altura. A roda gigante do local dá de encontro com a réplica do tiranossauro. Há também a apresentação de um show infantil, o “T-Rex Show”, que acontece diariamente no local e no qual as crianças podem interagir com dinossauros. O parque tem cerca de seis mil metros quadrados de área total e há também opções de restaurantes e quiosques. 

E nada de perder a hora do passeio de Maria-Fumaça que acontece aos sábados e domingos. O trem parte da estação Anhumas e leva à Jaguariúna. São três horas de viagem - ida e volta - com direito a monitores que contam a história das locomotivas e da ferrovia, além de detalhes do caminho e das fazendas da região.

Por falar no mundo rural, agende uma visita à Fazenda Tozan, uma preservada propriedade histórica. O tour dura duas horas e começa com degustação de frutas produzidos na fazenda. Em seguida, o guia conduz ao Museu do Café, onde estão máquinas de época, registros da história da fazenda e da chegada dos imigrantes italianos e dos escravos. 

Dali, o passeio continua em direção ao cafezal, ao mirante e à senzala, terminando com um cafezinho. Outra boa opção para o final de semana é curtir os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, com restaurantes rústicos e locais para pesca e caminhada.

Mais informações sobre Campinas

DDD 19

Distâncias
São Paulo: 100 km
Ribeirão Preto: 229 km
Acesso pela Rodovia Anhanguera (SP-330)

Endereços
Bosque dos Jequitibás
Av. Aquidabã
Tel: 3231-8795

Parque Portugal
Av. Heitor Penteado, 1671 - Parque Taquaral
Tel: 3256-9959

T-Rex Park
Av. Guilherme Campos 500 - Santa Genebra
http://www.t-rexpark.com.br

Passeio de Maria-Fumaça
Tel: 3207-3637
http://www.mariafumacacampinas.com.br

Fazenda Tozan
Acesso pela SP-340 e Rodovia Adhemar de Barros
Tel: 3257-1236

Rodoviária
R. Barão de Parnaíba, 690
Tel: 3232-1355

Aeroporto de Viracopos
Rodovia Santos Dumont, Km 2,8 - Vila Aeroporto
Tel: 3725-5000

http://www.campinas.sp.gov.br