Dicas de Bento Gonçalves

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas


Todas as categorias


Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha em 7 dias
Lorena Bortoloti
por Lorena Bortoloti
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Sem duvida alguma é o melhor roteiro para os amantes de vinho, o Brasil tem ótimos vinhos e a maioria deles não é possível conhecer sem que façamos uma viagem para o Sul. 

Confesso que ao programar este roteiro não tinha ideia do que encontraria, em São Paulo onde moro conhecemos alguns vinhos do Sul principalmente das maiores vinícolas porém não fazia ideia da quantidade de vinhos bons de vinícolas menores que há em Bento Gonçalves. 

Há diversas vinícolas pequenas, geralmente familiar com vinhos maravilhosos que valem apena conhecermos, porém não chegam aos demais estados? O bom é que possuem vendas on line ou por telefone e enviam para qualquer parte do Brasil, então é importante ao provar um vinho que pretenda comprar posteriormente, anotar seus dados ou tirar uma foto para não esquecer depois pois a variedade é muito grande. 

Saímos de Curitiba rumo a Caxias do Sul no dia 13/07 as 3:00 h para conseguimos aproveitar bem o dia, foram 589 km em aproximadamente 10 h contando a parada para o café da manhã na estrada. Viagem longa de carro, um pouco cansativa mas o destino valeu o esforço.

Aproximadamente as 7 h quando paramos para o café da manhã o termômetro registrava 0 grau em Santa Catarina? As quatro cidades são bem próximas então nos hospedamos em Bento Gonçalves não seria fácil trocar o hotel todos os dias, fomos de Curitiba direto pra Caxias do Sul com toda bagagem no carro e a noite fomos para Bento Gonçalves.

Escolhemos um dia para ir para Garibaldi e deixamos Farroupilha para o ultimo dia, saímos de Bento Gonçalves já com a bagagem no carro pois a noite partimos para Canela. Dentre tantas vinícolas boas, foi difícil escolher as que visitaríamos, afinal eram apenas 7 dias. Como viajamos com nosso filho, para mim foi importante incluir atrações para ele então selecionei várias vinícolas com algum diferencial para crianças e que produzem sucos de uva.

Foram dias bem corridos para conhecermos o máximo de coisas possíveis, foi preciso ligar o cronometro para seguirmos a risca o roteiro. Se eu tivesse a chance de escolher os locais a serem visitados novamente, escolheria exatamente os mesmo, amamos todos eles. 

Separei os pontos a serem visitados na grande maioria por proximidade, porém tivemos que deixar algumas vinícolas ainda que tivéssemos próximos a elas para o dia seguinte por falta de tempo para visita-las no mesmo dia. 

O legal de visitarmos varias vinícolas é conhecer a história de cada uma delas, seu processo e maquinário. Todas fabricam vinhos e em parte o processo é o mesmo porém cada uma com seu jeito, seu diferencial. Ao ouvirmos todas as explicações entendemos o que faz cada marca ou variedade de vinho ser diferente um do outro. 

A cada prova a vontade de levar mais um para casa? Difícil mesmo foi colocar tanto vinho dentro de um único Sandero levando em consideração que passaríamos mais uns 20 dias viajando pelo Sul e grande parte do trajeto em estrada de terra? No final da viagem tínhamos mais de 50 garrafas espremidas entre a bagagem.

Dicas e informações sobre os pontos turísticos estão no meu blog:
https://euamoviajar.politics.blog/2018/12/06/caxias-do-sul-garibaldi-bento-goncalves-e-farroupilhas-em-7-dias/
3 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Descubra mais atrações e informações de Bento Gonçalves