Por que ir

A apenas 14 quilômetros da capital, Jaboatão dos Guararapes se proclama o "berço da pátria", por ter sediado as principais batalhas contra os invasores holandeses na então Capitania de Pernambuco. Hoje, porém, a fama é por conta das belas praias que se espalham por oito quilômetros de orla, entre Recife e Cabo de Santo Agostinho.

Igreja de N.Sra dos Prazeres: Localização privilegiada no Monte Guararapes -
Igreja de N.Sra dos Prazeres: Localização privilegiada no Monte Guararapes - Foto: Marcelo Ferreira / PMJG

Da praia de Barra de Jangada, cercada de bares e restaurantes, saem os passeios de barco

Um dos cenários mais badalados é o da praia de Piedade, praticamente uma continuação da praia de Boa Viagem, ao norte, em Recife. Os coqueirais - fincados nas areias finas e brancas e nos jardins das casas e prédios à beira-mar - são as características principais da área, que abriga ainda a singela igreja de Nossa Senhora de Piedade, além de bares, restaurantes e hotéis.

Paisagem semelhante tem a praia de Candeias, boa para banhos e com alguns trechos protegidos por recifes. Já a praia de Barra de Jangada fica na foz do Rio Jaboatão e, além de bares, restaurantes e marina, oferece passeios de barco.

Além de curtir as praias, visite também os Montes Guararapes, local das batalhas históricas. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, com fachada revestida em azulejo. O local também é espaço para festejos - em abril acontece a concorrida Festa da Pitomba (fruta regional), reunindo grupos de maracatu, cordelistas e cirandeiros.

Mais informações sobre Jaboatão dos Guararapes

DDD 55

Distância de Recife: 14 km - acesso pela BR-232

http://www.jaboatao.pe.gov.br/