O que ver e fazer

Centro Cultural São Francisco (6 dicas, 15 fotos)

Já esteve lá? Envie suas dicas
Centro Cultural São Francisco - Espaço é repleto de relíquias histórias
Cacio MuriloENVIE SUAS FOTOS
Centro Cultural São Francisco - Espaço é repleto de relíquias histórias
  1. Centro Cultural São Francisco - Espaço é repleto de relíquias histórias
  2. Igreja de São de Francisco
  3. Igreja de São Francisco
  4. Vista da Igreja de S. Francisco
  5. Interior da Igreja de São Francisco
  6. Igreja São Francisco - Linda arquitetura por dentro e por fora!
  7. Excelente Acervo de Peças Sacras
  8. Belíssima Arquitetura
  9. Casinhas Coloridas
  10. Igreja de São Francisco por Therlyanne Martinho
  11. Ádrio e Igreja de São Francisco em João Pessoa
  12. Cruzeiro do Conjunto de São Francisco
  13. Interior do conjunto.
  14. Detalhe em pedra sabão da escada.
  15. A igreja mais bonita da cidade

Centro Cultural São Francisco

Por Editoria Férias Brasil

Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições. Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.


  • Endereço:

    Praça São Francisco
  • Tel:

    (83) 3218-4505

Outras atrações em:

Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas sobre Centro Cultural São Francisco (6)Enviadas por quem já esteve lá

O Centro Histórico de João Pessoa - PB

Roberto Andrade
Dica enviada por Roberto Andrade
Esteve lá com a família em Fevereiro/2018 e achou Excelente!
Oi, eu sou o Roberto de BH e vim aqui pra contar pra vocês um pouco sobre minha ida à João Pessoa com minha família agora no mês de carnaval. Inicialmente nossa ideia era fugir um pouco da folia, já que João Pessoa tem a fama de ser muito calma. Na verdade a cidade é um pouco mais agitada do nós pensávamos, mas deu pra descansar bastante. 

Existem muitos atrativos como as belíssimas praias, rios, passeios náuticos e piscinas naturais. Mas o que mais me chamou atenção foi a riqueza do centro histórico da cidade. JP é uma das cidades mais antigas do Brasil. Nós visitamos várias igrejas, como a de São Francisco que é de 1586. Dentro dela há uma sala chamada capela dourada, que é uma obra de arte! 

Há também casarios antigos, casas de artesãos, Inúmeras outras igrejas e pequenos museus. Éuma visita bastante interessante e que é pouco divulgada. Praticamente não vi relatos sobre esse passeio, mas vale muito a pena. As empresas costumam chamá-lo de city tour e o valor varia bastante. Contratamos um guia chamado Márcio, eu recomendo os seus serviços. 

Enfim, não deixem de conhecer o centro histórico de João Pessoa, é um passeio pela história do Estado e do Brasil. Abraços!!!
35 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

A igreja mais bonita da cidade

Usuário sem foto
Dica enviada por gbix
Esteve lá em Setembro/2007 e achou Excelente!
A igreja mais bonita da cidade

A igreja mais bonita da cidade

Um dos mais importantes projetos barrocos do Brasil é o conjunto arquitetônico de São Francisco, situado na parte alta da cidade de João Pessoa, que é visitado por turistas do Brasil e, também, de outros países. Esse projeto, iniciado em 1586 é formado por varias construções e, entre elas, está a Igreja de São Francisco. Essa igreja foi concluída no ano de 1779, depois de ter sido iniciada pelos frades franciscanos, ter suas obras interrompidas pela invasão holandesa e de vê-las reiniciadas algumas vezes.  A grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais causou um impacto na época. Os painéis frontais são formados por delicados azulejos portugueses brancos e azuis que retratam a Paixão de Cristo. Seus altares são revestidos de ouro e o teto conta com 40 metros com pinturas sobre a vida de São Francisco. O conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, sendo aberto a oficinas e exposições.
196 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Perfeito

Usuário sem foto
Dica enviada por rodolfo
Esteve lá em Janeiro/2003 e achou Excelente!
Dizem que exposição a beleza acostuma. Enganados estão. Passei 4 anos estudando no Colégio (centenário também) ao lado do Complexo Franciscano e, ainda hoje, este lugar me comove e impressiona. A arquitetura, o tamanho, o cruzeiro, as imagens,  as peças em ouro. Tudo é muito bonito. Não perde em nada para as belezas de Olinda.
70 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Muito legal!

Usuário sem foto
Dica enviada por Yago
Esteve lá em Abril/2009 e achou Excelente!
Uma aula de história pra ninguém botar defeito, um dos ícones do barroco no Brasil, o conunto de São Francisco apresenta toda uma entalhadura medieval, do altar ao púlpito, policromia de ouro e a incrível pintura no teto da capela principal. Além de todas as outras dependências de um típico mosteiro franciscano.
60 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Diversão e Cultura!

Usuário sem foto
Dica enviada por Marcia
Esteve lá com a família em Março/2008 e achou Excelente!
A visita foi fantástica! O guia era (surpresa!) muito culto, tanto quanto à história quanto as artes em geral. Conseguiu prender a atenção de adultos de diversas áres de atuação e de crianças também. A arquitetura do local é lindíssima, bem conservada dentro do possível. Além disto, uma exposição de arte de todo o Brasil encerra o passeio.
67 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Arte Barroca

Usuário sem foto
Dica enviada por Sérgio
Esteve lá a dois em Junho/2008 e achou Muito bom
Apesar da idolatria e de tudo que envolve a adoração a imagens, a arte do barroco brasileiro é muito bonita, muito rica em detalhes. Vale a pena conferir.
40 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

> Veja dicas de viajantes sobre outros locais em João Pessoa

Descubra mais atrações e informações de João Pessoa

Planeje sua ida