Cidade referência na Zona da Mata mineira, Juiz de Fora atrai moradores dos municípios vizinhos por conta da qualidade das instituições de ensino - entre elas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -, da variedade de serviços e também do comércio. Além dos shoppings, a cidade abriga centenas de lojas no Centro, distribuídas por ruas e muitas galerias que desembocam no Calçadão da Rua Halfeld, um dos principais pontos de encontro dos juizforanos.

Cidade: Cntro e do Morro do Cristo na mesma paisagem<br>
Cidade: Cntro e do Morro do Cristo na mesma paisagem
Foto: Rafael

Museu de Arte Moderna abriga acervo do poeta Murilo Mendes, com obras de Guignard, Portinari, Picasso e Miró

No quesito história e cultura, o município se orgulha de abrigar importantes construções, como o Museu Mariano Procópio, o mais antigo de Minas. A atração é dividida em três partes: o casarão de 1861; o de 1922 e os jardins. O prédio renascentista foi obra do engenheiro Mariano Procópio - responsável pela ferrovia União-Indústria -, e guarda mobiliário do século 19.

Já o casarão vizinho, erguido em 1922 por Alfredo Ferreira Lage, filho de Procópio, abriga telas de pintores brasileiros e europeus do século 19. Contornando os palacetes, o jardim idealizado pelo francês Auguste Glaziou, que também projetou os jardins do Palácio Imperial de Petrópolis, repleto de espécies nativas brasileiras.

Palco de concorridos espetáculos, o Cine-Theatro Central é um dos mais belos do país, apesar da fachada discreta, em estilo art déco, com linhas sóbrias e retas. Inaugurado em 1929, exibe suntuosa ornamentação interna assinada pelo pintor italiano Ângelo Bigi. Nos desenhos do teto e das paredes, a inspiração na antiguidade clássica traz cenas de ninfas em jardins românticos. Também merecem destaque os medalhões com as efígies de grandes mestres da música - Wagner, Verdi, Beethoven e Carlos Gomes. Os 2.300 lugares dividem-se em platéia, galeria, balcão nobre e camarotes.

Uma das mais recentes atrações da cidade é o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, inaugurado em 2005. O antigo e modernista prédio da reitoria da UFJF reúne o acervo que pertenceu ao poeta e crítico de arte Murilo Mendes, nascido na cidade em 1901. Há exposições temporárias do acervo, que conta com obras feitas entre 1940 e 1960 por artistas como Guignard, Portinari, Picasso e Miró. Estique o passeio até o Espaço Mascarenhas, um centro cultural que funciona em uma antiga fábrica de tecidos.

Nos arredores, o destaque é o Morro do Imperador, cartão-postal da cidade, com vista panorâmica. Também vale visitar a Usina de Marmelos Zero - a primeira usina hidrelétrica da América do Sul. O empreendimento realizado por Bernardo Mascarenhas, importante industrial da cidade, foi inaugurada em 1889. Localizada na antiga rodovia União e Indústria, foi transformada em espaço cultural, com instalações e estilo arquitetônico preservados.

Juiz de Fora é famosa também pela movimentada vida noturna. Os muitos estudantes lotam os bares do bairro Alto dos Passos e as casas noturnas, como Privilege, uma das maiores boates do país; e o Cultural Bar, com intensa programação de shows. Entre os eventos, os mais concorridos são o Miss Brasil Gay, em agosto - além do concurso, há Parada Gay e palestras -, e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que reúne músicos de diversos países no mês de julho.

Os restaurantes de cozinha internacional e mineira também são belas atrações, como o Berttu´s e a Churarsqueira, ambos com mais de uma casa na cidade. Um boteco, porém, é unanimamidade! O  Bar do Bigode, na ativa desde os anos 70, serve o "melhor torresmo do Brasil" - assim dizem os proprietários, o que é confirmado pelos clientes. Por lá, a iguaria é servida de três formas: torresminho (perfeito para acompanhar a cerveja gelada), o de "tira" (mais suculento) e o de "ponta", com menos gordura e  mais carne.

Mais informações sobre Juiz de Fora

DDD 32

Informações turísticas
Tel: 3690-7122

Distâncias
Belo Horizonte: 276 km - acesso pela BR-040
Rio de Janeiro: 188 km - acesso pela BR-040
Ibitipoca: 104 km - acesso pelo BR-267

Endereços
Museu Mariano Procópio
R. D. Pedro II, 350 - Mariano Procópio
Tel: 3690-2200

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
R. Benjamin Constant, 790
Tel: 3229-9070
http://www.mam.ufjf.br

Cine-Theatro Central
Praça João Pessoa - Calçadão da Rua Halfeld
Tel: 3215-1400

Espaço Mascarenhas
Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro

Usina de Marmelos Zero
Estrada União-Indústria, Km 182 - Retiro.
Tel: 3229-3307 - ramal 217

http://www.pjf.mg.gov.br