Todas as dicas de Diamantina (38)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Passeios
Usuário sem foto
por ADRIANA MARIANO
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Vesperata
Vesperata
Enviada por ADRIANA MARIANO
Pessoal, fomos para Diamantina num grupo de 6 pessoas. Encontramos lá o Salomão, taxista, que tem um carro para 6 passageiros (o que foi ótimo). Ele nos levou para passear em Biribiri e depois nos levou para a Vesperata. Conhecemos cachoeiras MARAVILHOSAS e a Vila de Biribiri que é extremamente charmosa. Salomão é um cara muito bacana, que tem um preço justo e um carro grande para até 6 pessoas. Recomendamos demais.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Outras dicas sobre Diamantina...
Vale a pena conhecer
Usuário sem foto
por Adriene
Esteve lá a dois em 2012 e achou Muito bom
Estive em Diamantina em abril de 2012 e deixo algumas dicas, pois sempre que viajo recorro a este site para informações, as quais têm sido muito úteis.
Fiquei na Pousada Pouso da Chica. Excelente lugar, quartos limpos e agradáveis, bom colchão e travesseiros, banheiro com ducha a gás, ambiente sossegado e bem decorado, bom café da manhã e caldo servido a noite, ótima recepção, funcionários atenciosos e educados. Recomento!

Para quem deseja conhecer a região, vale a pena ligar antes e ver a programação de passeios (Milho Verde, Salitre, etc).
Restaurantes: O melhor, sem dúvida, foi o da Livraria e Café Espaço B ? boa música, excelentes pratos e preços justos. Não se compara a nenhum outro da cidade, e olha que vendo de fora não parece que ia ser tão bom. Funciona o dia todo, mas recomendo ir à noite (fazer reserva).
Recanto do Antônio ? música é boa, mas não agradamos muito do cardápio. Preços mais elevados que o da Livraria Espaço B. Os pratos da Livraria Espaço B são bastante superiores e mais em conta.
Apocalipse restaurante ? só abre para almoço; pratos sofisticados, variados e bem feitos; vale a pena.
Restaurante Fino Trato ? também bom para almoço. Preço mais em conta que o Apocalipse, mas não tem tantos pratos sofisticados quanto o outro. Vista legal da praça.

Crítica: Mercado velho só funcionou no sábado pela manhã. Nos demais dias, com a cidade lotada por causa do feriado de 1º de maio, ficou fechado. Uma pena, deveria funcionar para que artistas locais fizessem exposições ou circuito gastronômico.
Vesperata: Legal, mas o preço das mesas é absurdo. Ficamos curtindo da rua mesmo. Vê todo o espetáculo sem custo. Organizadores aproveitam que o evento está famoso e estão cobrando muito pela mesa.
107 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Uma viagem que vale a pena
Usuário sem foto
por Ronney
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Estive, pela primeira vez, em Diamantina, agora em abril de 2010. A cidade é muito agradável e o passeio vale muito a pena.

Fiquei na Pousada Pouso da Chica. A pousada é simplesmente fantástica. Olhando da rua não é possível acreditar no que te espera em seu interior. O terreno nos fundos do casarão antigo, totalmente restaurado, abriga chalés muito confortáveis e agradáveis, que lhe conferirão total privacidade.

Para mim, este diferencial, por si só, faria a estadia valer muito a pena. Mas não é só isso. Além do delicioso café da manhã e do caldo servido à noite, a simpatia e educação de todos que trabalham na pousada merecem destaque. Não deixe de bater bons papos com o seu Lara. Eu recomendo a pousada e pretendo me hospedar lá outras vezes.

Quanto aos restaurantes, eu gostei muito do Trattoria la Dolce Vita. Os pratos são saborosos e o atendimento é de primeira. Em termos de self-service, eu recomendo o Apocalipse, na praça do mercado velho. Existem outros muito bons pela cidade, mas eu gostei muito da comida do Apocalipse.

Bem, para passear as atrações principais (históricas) ficam no centro, sendo possível conhecê-las no mesmo dia e fazendo o percurso a pé. Há que ressaltar que das seis igrejas abertas a visitação, três funcionam pela manhã e três pela tarde. Ao visitar a Igreja São Francisco de Assis, não deixe de bater um bom papo com o Artur (se não me engano é este o seu nome). Eu recomendo começar pela Casa da Glória (Passadiço), Igreja São Francisco de Assis e Casarão do Fórum, Casa de Juscelino, Museu do Diamante, Prefeitura, Igreja Matriz, Casa da Xica da Silva, Casa Muxurabiê e depois as outras igrejas. O mercado velho deixe para conhecer na sexta à noite, pois tem uma feirinha muito legal com música ao vivo e comida típica. No sábado pela manhã tem a feira, que vale a pena dar uma conferida.

Mas imperdível mesmo é o passeio pelo garimpo de verdade que é feito com Sr. Belmiro. Vale a pena conhecer como é o cotidiano do garimpeiro e até mesmo tentar a sorte na peneirada. Ao chegar na sua pousada peça um cartão do Sr. Belmiro (Garimpo Real). Tem que ligar antes e agendar.

Também indico a visita ao Biribiri e à gruta do salitre. São paisagens maravilhosas. As famosas cachoeiras eu não cheguei a conhecer por receio, pois foram muitos os avisos na cidade de que estão ocorrendo muitos assaltos. Também me disseram que vale a pena percorrer a estrada real no trecho entre diamantina e milho verde. Não tive oportunidade porque me faltou tempo, mas o farei em breve.

Por fim, a Vesperata. É simplesmente maravilhoso. Vale muito a pena, embora não seja fácil de conseguir mesa. Algumas pousadas cartelizam a comercialização das mesas, infelizmente. Fica a sugestão de que as mesas possam ser vendidas diretamente aos turistas por meio da Secretaria Municipal de Turismo, sem a intervenção de qualquer pousada ou restaurante. Seria um engrandecimento ao turismo na região.

Enfim, não deixe de visitar Diamantina. A cidade é simplesmente fantástica. É um destino que, com certeza, conjuga aventura, romance e muita cultura. Andar por suas ruas seculares é, nada mais, que respirar história.
97 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Atrativo da Regiăo de Diamantina/MG: Cachoeira Sentinela.
Usuário sem foto
por Giselle Oliveira
Esteve lá com a família em 2014 e achou Excelente!
Passeio a Cachoeira Sentinela - Próximo Dimantina/MG!
Passeio a Cachoeira Sentinela - Próximo Dimantina/MG! Enviada por Giselle Oliveira
Essa cachoeira incrível fica a aproximadamente 12Km de Diamantina/MG e o caminho até ela (de estrada de terra) é repleto de belezas naturais. É tudo de bom!
45 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Biribiri - Passeio imperdível a uma vila fantasma...
Débora
por Débora
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Igreja local. Uma bela construçăo.
Igreja local. Uma bela construçăo. Enviada por Jcarlos
Vila de Biribiri (que em tupi-guarani significa buraco). Uma estradinha de terra leva até a bucólica vila de ruas de terra, a 13 quilômetros de Diamantina. Erguido em fins do século 19, mostra um pedaço da história onde o tempo parece ter parado. Uma antiga fábrica de tecidos, surgida como alternativa de trabalho no século XIX. Naquela época sofria-se com o declínio das jazidas diamantíferas. A vila possui uma igrejinha, 32 casas, uma usina hidrelétrica, que funciona ainda e galpões. No auge a vila chegou a abrigar 600 funcionários.

Com a desativação do ramal ferroviário de Diamantina, quase cem anos depois de sua fundação, a fábrica fechou (por volta de 1972). Hoje a maioria das casinhas está vazia e apenas os vigilantes fazem a manutenção do lugar e lá residem, portanto, praticamente uma vila fantasma, mesmo assim gera motivos para uma visita ao local. Imperdível!
74 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Casa de Chica da Silva - A rainha negra mais importante da história de Diamantina
Débora
por Débora
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Rainha negra viveu no belo solário
Rainha negra viveu no belo solário
Foto: Viva Diamantina
Fomos conhecer a casa de Chica da Silva, uma mansão enorme construída pelo contratador João Fernandes de Oliveira. Lá eles viveram de 1755 a 1770. Figura entre as mais interessantes construções residenciais coloniais mineiras. A casa não exibe móvel ou objetos, mas painéis sobre o tórrido romance vivido por eles, uma exposição de quadros em que Chica personifica os pecados capitais e poemas inspirados nela.
47 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Grupiara - Comer bem
Silvana Maria da Silva Moraes Taborda
por Silvana Maria da Silva Moraes Taborda
Esteve lá a dois em 2012 e achou Excelente!
Fomos à Diamantina em viagem de Lua de Mel, iniciando o roteiro das cidades históricas mineiras. A cidade é encantadora, as pessoas agradáveis e acolhedoras. O Restaurante Grupiara é, sem dúvida, a melhor refeição da cidade. A comida é boa e as porções são muito bem servidas; o atendimento das meninas é atencioso,o lugar é aconchegante e agradável. Recomendo!
44 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Caminho dos Escravos - A sofrida construçăo que virou história...
Débora
por Débora
Esteve lá a dois em 2013 e achou Excelente!
Construído a duras penas pelos negros, para dar acesso às lavras do distrito de Medanha. Pesados blocos de pedra, cuja argamassa dá a ideia do suor e sangue de quem o construiu, retratando uma das facetas mais cruéis da história do Brasil. Os escravos não podiam passar por onde os brancos transitavam e resignados usavam esse caminho, que na verdade retrata com muita beleza a sofrida história escrita pelos negros em tempos remotos.
45 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Vesperata - Música excelente!
Usuário sem foto
por Joycemara
Esteve lá com amigos em 2015 e achou Excelente!
Casarăo
Casarăo
Enviada por Adriane e Leonel Soares
A Vesperata é imperdível para quem gosta de uma música boa, e agrada todo mundo, pois os músicos, tocam todos os estilos musicais. Você não paga para assistir a Vesperata, somente se quiser ficar sentado nas mesas e consumir. Se quer economizar, dá pra ficar em pé e até dançar para aquecer no frio que faz lá de noite.
55 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Visita ao Mercado Municipal nas noites em que há serestas...
Débora
por Débora
Esteve lá a dois em 2013 e achou Muito bom
Mercado de Diamantina
Mercado de Diamantina
Enviada por Jaciara
Antigo rancho de tropeiros, erguido em 1835. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal. Inativo durante a semana, lota nas noites de sexta-feira, quando há música ao vivo, além da feira de alimentos e artesanato, que acontece nos finais de semana.
35 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Centro Histórico - Um bom passeio com conteúdo histórico importante.
Usuário sem foto
por Jcarlos
Esteve lá com a família em 2009 e achou Excelente!
Ladeiras e sobrados por todos os lados
Ladeiras e sobrados por todos os lados Foto: Sérgio Mourăo - Acervo Setur MG
Diamantina é uma cidade muito bonita. O centro histórico é fantástico. Fiquei impressionado com a conservação dos prédios. É muito dificil manter aquela estrutura com todo aquele aspecto do passado. Vale a pena ir lá para conhecer além dos atrativos como vesperatas, serestas, café no beco etc.
63 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Aconchegante!
Enviada por Luciana Leite
Clima histórico, ar da serra, tudo de bom! Não percam os passeios até Biribiri (que é simplesmente um sonho) e o famoso caminho dos escravos (é de se emocionar com a vibração desse lugar) não recomendo as cachoeiras tão faladas (está havendo muito assalto aos carros estacionados enquanto estamos na água). Gracinha de seresta pelas ruas, apresentações de crianças nas praças vestidas à caráter (chorei até) e comida nota 1.000. Recomendo a pousada que fiquei: Caminho dos Escravos novinha, simples e perto do centro (tem muito morro, preparem-se). Voltarei sempre que der!
56 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Biribiri - Lugar Lindo Cidade Carregada de Historias
Usuário sem foto
por Dayane Freire
Esteve lá com amigos em 2012 e achou Excelente!
Casinhas lindas
Casinhas lindas
Enviada por Dricka Net
sem duvida um cidade fantasma e realmente da medo de dormir la ...mais nao se preocupe eu ja dormi la por diversas vezes e nunca aconteceu nada (rsrsrsrs) pois trabalhei no restaurante do Raimundo sem braco, lugar tem cheio de historia!!!e parece q parou no tempo... e isso deixa la mais interessante, sem contar o pomar o rio e as cachoeiras proximas ...vale a pena ir e alugar uma casinha p passar a noite.
23 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Biribiri - Historia
Usuário sem foto
por Julio Souza
Esteve lá sozinho em 2016 e achou Muito bom
João Felício dos Santos grande escritor brasileiro, como Chica da Silva, se encontra sepultado na capela de Biribiri.
8 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Distrito de Curralinho - Visita a um povoado.
Débora
por Débora
Esteve lá a dois em 2013 e achou Muito bom
Bucólico povoado que serviu de locação para as filmagens da novela Irmãos Coragem. Fica há 9 kms de Diamantina. Destacam-se a igreja N. Senhora do Rosário e uma capelinha de N. S. Passos, ambas fechadas quando lá estivemos. Destaca-se também uma bela vista da Serra do Espinhaço. O caminho até Curralinho é cercado de casinhas bem humildes, vimos uma casinha sem teto e outra coberta com plástico, além de belas rochas. Vimos à represa de Curralinho do outro lado do povoado, por entre o mato. Vimos à cadeia em ruínas, pela praça do cavalo morto e também uma minúscula Prefeitura. Vale o passeio.
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Diamantina , bela cidade
Enviada por Mariana
Fui à diamantina e estou encantada com sua beleza. Aos sábados durante toda a manhã o mercado central estará funcionando, vale a pena passar por lá, experimentar das cachacinhas de minas. Aos domingos pela manhã tem o café no beco, para você experimentar as delícias das tiazinhas de Diamantina. Fora isso e uma região belíssima cheia de cachoeiras e cidadezinhas belas em seu entorno. Dica, vá a Milho Verde, e preserve a natureza.
30 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 >
Mostrando 1 a 15 de 38 dicas sobre Diamantina

Mais dicas de Diamantina

Planeje sua ida