Relatos de Viagem

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias


Centro Histórico - Cidade Perfeita.
Usuário sem foto
por Marco
Esteve lá em 2019 e achou Excelente!
Adorei
Adorei
Enviada por Maria Irene De Freitas
Que cidade maravilhosa! A arquitetura barroca, as belezas naturais e a comida tradicional.
Um excelente carnaval, a maravilhosa vesperata. Aqui vale a pena vir e curtir.
1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Passeios
Usuário sem foto
por ADRIANA MARIANO
Esteve lá em 2018 e achou Excelente!
Vesperata
Vesperata
Enviada por ADRIANA MARIANO
Pessoal, fomos para Diamantina num grupo de 6 pessoas. Encontramos lá o Salomão, taxista, que tem um carro para 6 passageiros (o que foi ótimo). Ele nos levou para passear em Biribiri e depois nos levou para a Vesperata. Conhecemos cachoeiras MARAVILHOSAS e a Vila de Biribiri que é extremamente charmosa. Salomão é um cara muito bacana, que tem um preço justo e um carro grande para até 6 pessoas. Recomendamos demais.
5 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Uma viagem que vale a pena
Usuário sem foto
por Ronney
Esteve lá a dois em 2010 e achou Excelente!
Estive, pela primeira vez, em Diamantina, agora em abril de 2010. A cidade é muito agradável e o passeio vale muito a pena.

Fiquei na Pousada Pouso da Chica. A pousada é simplesmente fantástica. Olhando da rua não é possível acreditar no que te espera em seu interior. O terreno nos fundos do casarão antigo, totalmente restaurado, abriga chalés muito confortáveis e agradáveis, que lhe conferirão total privacidade.

Para mim, este diferencial, por si só, faria a estadia valer muito a pena. Mas não é só isso. Além do delicioso café da manhã e do caldo servido à noite, a simpatia e educação de todos que trabalham na pousada merecem destaque. Não deixe de bater bons papos com o seu Lara. Eu recomendo a pousada e pretendo me hospedar lá outras vezes.

Quanto aos restaurantes, eu gostei muito do Trattoria la Dolce Vita. Os pratos são saborosos e o atendimento é de primeira. Em termos de self-service, eu recomendo o Apocalipse, na praça do mercado velho. Existem outros muito bons pela cidade, mas eu gostei muito da comida do Apocalipse.

Bem, para passear as atrações principais (históricas) ficam no centro, sendo possível conhecê-las no mesmo dia e fazendo o percurso a pé. Há que ressaltar que das seis igrejas abertas a visitação, três funcionam pela manhã e três pela tarde. Ao visitar a Igreja São Francisco de Assis, não deixe de bater um bom papo com o Artur (se não me engano é este o seu nome). Eu recomendo começar pela Casa da Glória (Passadiço), Igreja São Francisco de Assis e Casarão do Fórum, Casa de Juscelino, Museu do Diamante, Prefeitura, Igreja Matriz, Casa da Xica da Silva, Casa Muxurabiê e depois as outras igrejas. O mercado velho deixe para conhecer na sexta à noite, pois tem uma feirinha muito legal com música ao vivo e comida típica. No sábado pela manhã tem a feira, que vale a pena dar uma conferida.

Mas imperdível mesmo é o passeio pelo garimpo de verdade que é feito com Sr. Belmiro. Vale a pena conhecer como é o cotidiano do garimpeiro e até mesmo tentar a sorte na peneirada. Ao chegar na sua pousada peça um cartão do Sr. Belmiro (Garimpo Real). Tem que ligar antes e agendar.

Também indico a visita ao Biribiri e à gruta do salitre. São paisagens maravilhosas. As famosas cachoeiras eu não cheguei a conhecer por receio, pois foram muitos os avisos na cidade de que estão ocorrendo muitos assaltos. Também me disseram que vale a pena percorrer a estrada real no trecho entre diamantina e milho verde. Não tive oportunidade porque me faltou tempo, mas o farei em breve.

Por fim, a Vesperata. É simplesmente maravilhoso. Vale muito a pena, embora não seja fácil de conseguir mesa. Algumas pousadas cartelizam a comercialização das mesas, infelizmente. Fica a sugestão de que as mesas possam ser vendidas diretamente aos turistas por meio da Secretaria Municipal de Turismo, sem a intervenção de qualquer pousada ou restaurante. Seria um engrandecimento ao turismo na região.

Enfim, não deixe de visitar Diamantina. A cidade é simplesmente fantástica. É um destino que, com certeza, conjuga aventura, romance e muita cultura. Andar por suas ruas seculares é, nada mais, que respirar história.
102 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Vale a pena conhecer
Usuário sem foto
por Adriene
Esteve lá a dois em 2012 e achou Muito bom
Estive em Diamantina em abril de 2012 e deixo algumas dicas, pois sempre que viajo recorro a este site para informações, as quais têm sido muito úteis.
Fiquei na Pousada Pouso da Chica. Excelente lugar, quartos limpos e agradáveis, bom colchão e travesseiros, banheiro com ducha a gás, ambiente sossegado e bem decorado, bom café da manhã e caldo servido a noite, ótima recepção, funcionários atenciosos e educados. Recomento!

Para quem deseja conhecer a região, vale a pena ligar antes e ver a programação de passeios (Milho Verde, Salitre, etc).
Restaurantes: O melhor, sem dúvida, foi o da Livraria e Café Espaço B ? boa música, excelentes pratos e preços justos. Não se compara a nenhum outro da cidade, e olha que vendo de fora não parece que ia ser tão bom. Funciona o dia todo, mas recomendo ir à noite (fazer reserva).
Recanto do Antônio ? música é boa, mas não agradamos muito do cardápio. Preços mais elevados que o da Livraria Espaço B. Os pratos da Livraria Espaço B são bastante superiores e mais em conta.
Apocalipse restaurante ? só abre para almoço; pratos sofisticados, variados e bem feitos; vale a pena.
Restaurante Fino Trato ? também bom para almoço. Preço mais em conta que o Apocalipse, mas não tem tantos pratos sofisticados quanto o outro. Vista legal da praça.

Crítica: Mercado velho só funcionou no sábado pela manhã. Nos demais dias, com a cidade lotada por causa do feriado de 1º de maio, ficou fechado. Uma pena, deveria funcionar para que artistas locais fizessem exposições ou circuito gastronômico.
Vesperata: Legal, mas o preço das mesas é absurdo. Ficamos curtindo da rua mesmo. Vê todo o espetáculo sem custo. Organizadores aproveitam que o evento está famoso e estão cobrando muito pela mesa.
111 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Aconchegante!
Enviada por Luciana Leite
Clima histórico, ar da serra, tudo de bom! Não percam os passeios até Biribiri (que é simplesmente um sonho) e o famoso caminho dos escravos (é de se emocionar com a vibração desse lugar) não recomendo as cachoeiras tão faladas (está havendo muito assalto aos carros estacionados enquanto estamos na água). Gracinha de seresta pelas ruas, apresentações de crianças nas praças vestidas à caráter (chorei até) e comida nota 1.000. Recomendo a pousada que fiquei: Caminho dos Escravos novinha, simples e perto do centro (tem muito morro, preparem-se). Voltarei sempre que der!
56 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Diamantina , bela cidade
Enviada por Mariana
Fui à diamantina e estou encantada com sua beleza. Aos sábados durante toda a manhã o mercado central estará funcionando, vale a pena passar por lá, experimentar das cachacinhas de minas. Aos domingos pela manhã tem o café no beco, para você experimentar as delícias das tiazinhas de Diamantina. Fora isso e uma região belíssima cheia de cachoeiras e cidadezinhas belas em seu entorno. Dica, vá a Milho Verde, e preserve a natureza.
30 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

A cidade que é a máquina do tempo
Usuário sem foto
por fabinho
Esteve lá com amigos em 2005 e achou Excelente!
Diamantina realmente faz você reviver a história vivida no período do ouro, diamante, efim. É uma cidade mágica, as suas ruas, as suas casas, igrejas e a grande e magnífica. Passadiço da Glória conhecida como Casa da Glória. As cachoerias. Um lugar mágico e misterioso que é Biribiri. Uma coisa que também dá um encanto a cidade é a Vesperata. Isso é um grande espetáculo ao luar.
Isso é Diamantina, olha tem muito mais, só visitando pra descosbrir e sentir o seus encantos, a sua magia e viajar no tempo. Quem não conhece Diamantina tem que conhecer e tenho certeza que ira sentir vontade de voltar outras e outras vezes.
21 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Uma delícia de lugar!
Enviada por Mariana
Diamantina é uma cidade linda no interior de Minas. Vale a pena conhecê-la. Suas ruazinhas históricas e cachoeiras têm muita coisa para contar. A boa é ir de tênis porque é ladeira para tudo quanto é lado. O carnaval de lá é sensacional! 24 hrs sem parar! Para quem quer agitação vale a pena conferir.
11 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Lindo demais
Parísina
por Parísina
Esteve lá a dois em 2007 e achou Excelente!
As cachoeiras de Diamantina săo imperdíveis, além do Parque do Bitribiri, as pinturas rupestres, caminho dos escravos, Jequitinhonha e toda a cidade!
9 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

As vesperatas, cachoeiras e muita história.
Usuário sem foto
por Geraldo Jr.
Esteve lá com a família em 2008 e achou
Diamantina cidade rota do ouro e diamante no Brasil. Emblemática e mágica, linda!
2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opiniăo? Pouco útil Útil Muito útil

Descubra mais atraçőes e informaçőes de Diamantina