A cidadezinha fica no topo da Serra da Mantiqueira, no ponto culminante da região batizada de Terras Altas, no Sul de Minas. Cercada por montanhas, picos e cachoeiras, Alagoa é destino perfeito para os fãs do frio e do ecoturismo. No inverno, as geadas cobrem as belas paisagens que estão no entorno do Parque Nacional de Itatiaia e fazem parte da Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra Papagaio.

Araucárias e névoa: Componentes perfeitos para curtir o frio<br>
Araucárias e névoa: Componentes perfeitos para curtir o frio
Foto: Osvaldo Filho
Apesar das baixas temperaturas, fazer um tour pelas cachoeiras é passeio obrigatório. Para esquentar, vale apostar nos trekkings - os preguiçosos, porém, podem chegar às atrações de carro, através de estradas de terra.

Corredeiras da Itaoca são procuradas para a prática do bóia-cross


Entre as quedas mais concorridas estão a do Zé Pena, com escorrega natural; a do Ouro Fala, boa para banhos; e a do Facão e a da Baía, contornadas por piscinas naturais. Já a cachoeira da Itaoca, repleta de corredeiras, é procurada para a prática do bóia-cross; e a do Zé Rufino, com 50 metros, para o rapel.

No quesito picos merecem destaques o de Santo Agostinho, com 2.377 metros; no Bairro do Garrafão; a Mitra do Bispo, a 2.195 metros; e a Pedra do Segredo, com 1.730m. Ponto de encontro dos adeptos do voo livre, a Serra do Condado é um mirante perfeito.

Alagoa é famosa também pela produção de queijo parmesão. Além dos laticínios, o comércio capricha na oferta de outras delícias típicas da região, como licor, mel e doces caseiros.

Mais informações sobre Alagoa

DDD 35

Distâncias
Belo Horizonte: 415 km - acesso pela Fernão Dias
São Paulo: 350 km - acesso pela Via Dutra

http://www.alagoamg.com.br