A vila de pescadores, de ruas de areia e repleta de atrativos naturais ao redor, costuma ser explorada em passeios de um dia para quem vai conhecer os Lençóis Maranhenses. Mas levando em conta o astral do povoado, as lagoas de fácil acesso, os bens ventos para kitesurf, os passeios... logo se descobre que vale a pena ficar uns dias por lá!
Canto do Atins: Do alto, areia branquinha e mar de muitos tons  -
Canto do Atins: Do alto, areia branquinha e mar de muitos tons - Foto: Maria Luiza

Entre as principais atrações da vila está a Lagoa Tropical, acessível a pé e pouco explorada

Atins fica às margens do rio Preguiças e muita gente vem de barco, partindo de Barreirinhas e aproveitando o bonito passeio (há voadeiras de linha que fazem o percurso em uma hora). 

Outra opção é ir de Toyota (também de linha), que faz o percurso em duas horas. A viagem sacolejante cruza o rio com a balsa, segue por trilhas, passa por dunas e poças... emoção garantida!

Entre as principais atrações da vila estão a Lagoa Verde e a Lagoa Tropical. A primeira é recomendada ir com guia e transporte, por conta da distância. Já a segunda, pouco explorada, é acessível a pé, passando por várias lagoinhas pelo caminho de 1h30, sem contar que o movimento de pessoas é bem menor que em outras lagoas da região. 

Imperdível também é o passeio de barco para apreciar a revoada de guarás ao entardecer: a embarcação segue até uma área próxima à foz do Preguiças e, em seguida, os pássaros vermelhíssimos aparecem, voltando para dormir em uma ilha fluvial. Para completar, ainda tem o pôr do sol como moldura!

Também famosos são os rústicos restaurantes da região, especializados em camarões – caso do Camarão da Luzia e do Restaurante do Antônio, em Canto de Atins, que preparam a iguaria na brasa!

Descobrindo Praia de Atins Guia completo por Editoria Férias Brasil

Em destaque > O que ver e fazer

E mais

Planeje sua ida