Destinos do Brasil

Descubra mais de 550 destinos pelo Brasil

16 de Novembro de 2017

Praias do Sol - livro retrata o Nordeste

Livro de fotografias é fruto de expedição pelo litoral do nordeste brasileiro

Curral de peixes é comum na região Curral de peixes é comum na região (foto: José Inácio Parente)
Falta pouco mais de um mês para o Natal... É hora de começar a pensar nos presentes para a famíia e amigos. Tem alguém que adora viagens e fotografia? Se a resposta é sim, a dica é o livro “Praias do Sol”, resultado de uma expedição que documentou paisagens de parte do litoral do nordeste brasileiro, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, incluindo o Ceará e o Piauí. 

De autoria do fotógrafo, cineaste, psicanalista e cearense José Inácio Parente, o livro de capa dura reúne cerca de 400 imagens distribuídas em 256 páginas. Nas imagens, muito mais que as maravilhosas praias da região. As fotos reproduzem a beleza humana do nordeste, com seus pescadores e famílias, além do interior das casas, o artesanato, os frutos típicos. 

Para registrar a região, Jose Inácio percorreu quatro mil quilômetros de helicóptero e 1.900 quilômetros por terra, utilizando jipes, bugues e canoas para travessias de rios. Durante a expedição, realizada entre julho e agosto de 2014, foram feitas mais de 12 mil fotografias.

Cenários de cinema
Entre as praias retratadas, estão as das seguintes cidades e vilas: Natal e Galinhos (RN), FortalezaCanoa Quebrada eJericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA). 

Nas capitais, as imagens combinam as praias com cartões-postais, como o Morro do Careca e o Forte dos Reis Magos, em Natal; e as orlas de Iracema e Futuro, além do Beach Park, em Fortaleza. Já nas vilas, as dunas, falésias, redes, famílias e “frutos da terra e das mãos”, ilustram boa parte das páginas.

“Praias do Sol” pode ser comprado online, através do site da Livraria da Travessa

Fotos
José Inácio Parente
Fábio Parente (perfil)